Gerenciamento de Projetos

13 Comentários 06.08.14 5392 Vizualizações Imprimir Enviar
A visão “Uso da Tarefa” no Project

Uso da tarefa: como aproveitar este recurso? No Project, uma das telas disponíveis para a visualização do projeto é denominada Uso da tarefa (há também a tela Uso do Recurso). A maioria dos planejadores não conhece bem esta visão do projeto, e qual poderia ser o seu uso. Veremos aqui o potencial de utilização desta visão. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Uso da Tarefa – visão geral

Em um projeto, inserimos, por exemplo, a atividade Elaboração do Projeto Básico (Basic Design), com duração de três meses, à qual alocamos 4 engenheiros químicos, 4 engenheiros mecânicos, e 6 CADistas, como ilustra a figura abaixo:

Uso da Tarefa: alocação usual de recursos

Uso da Tarefa: alocação usual de recursos

Porém, ao analisarmos a atividade com mais detalhe, percebemos que na realidade os engenheiros químicos são mais demandados no primeiro mês; no restante do prazo, bastaria um engenheiro químico para suportar as atividades dos Cadistas. Da mesma forma, os engenheiros mecânicos serão demandados durante o segundo mês, quando os parâmetros de processo tiverem sido definidos, e o dimensionamento dos equipamentos e tubulações já puder ser feito. Depois disto, seria suficiente dois engenheiros mecânicos para acompanhar o trabalho dos CADistas. E os CADistas a rigor só são requeridos no terceiro mês.

Podemos contemplar estas variações subdividindo esta atividade em sub-atividades, porém, em um cronograma com muitas tarefas, isto pode aumentar a dificuldade de interpretar, acompanhar e controlar o cronograma. Porém, podemos modificar estas atribuições sem subdividir a atividade, usando o recurso Uso da Tarefa.

Da forma com que atribuímos os recursos, ao clicarmos em Uso da tarefa, como se vê abaixo:

Uso da Tarefa: como acessar esta visão

Uso da Tarefa: como acessar esta visão

Teremos uma visualização da distribuição da carga horária de cada recurso. Esta tela tem a escala de tempo, por padrão, em semanas/dias, mas neste caso alteramos (basta dar um duplo clique na escala de tempo, para habilitar a edição da escala) para meses/semanas. Como o nosso calendário tem 5 dias úteis por semana com 8 horas por dia (lembre-se que isto pode ser configurado: leia em Cuidado com o Calendário do Project), e temos 4 engenheiros químicos, cada semana contém 4 eng. Químicos x 5 dias x 8 horas = 160 Hh por semana. O mesmo ocorre com os 4 engenheiros mecânicos, e com os 6 CADistas (6 CADistas x 5 dias x 8 horas =240 Hh):

Uso da Tarefa: distribuição uniforme dos recursos

Uso da Tarefa: distribuição uniforme dos recursos

Uso da Tarefa – aplicação

Como esta não é a distribuição de recursos que temos em mente, podemos:

  • 4 engenheiros químicos no primeiro mês (vamos considerar as 4 semanas iniciais), 160 Hh por semana; a partir da quinta semana, apenas um engenheiro químico (40 Hh)
  • 4 engenheiros mecânicos no segundo mês (vamos considerar da quinta à oitava semana), 160 Hh por semana; a partir da nona semana, dois engenheiros mecânicos (80 Hh)
  • 6 CADistas a partir da nona semana, até o fim do projeto básico (240 Hh)

Estes ajustes são feitos MANUALMENTE. Porém, você pode lançar o valor em uma célula da tabela, e arrastá-la, copiando o conteúdo para as demais. Assim, teremos a seguinte distribuição:

Uso da Tarefa: distribuição customizada dos recursos

Uso da Tarefa: distribuição customizada dos recursos

Portanto, conseguimos adequar a distribuição dos recursos ao perfil desejado, usando a visão Uso da Tarefa.

Breve, publicaremos mais artigos aspectos de utilização do MS-Project. Veremos que a visão Uso da Tarefa pode ser utilizada para criar distribuições padrão para os recursos, conforme as características da utilização do recurso na tarefa. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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