Liderança e Gestão

Comente 18.07.16 1931 Vizualizações Imprimir Enviar
Team Management Wheel – Margerison McCann

Team Management Wheel – Margerison McCann: sabemos que as pessoas tem diferentes aptidões, gostos, habilidades, formas de interação, e evidentemente isto impacta a formação de equipes. Há ferramentas disponíveis para conhecer e entender os perfis dos componentes da equipe, adequar e otimizar a formação destas equipes. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Team Management Wheel – Margerison McCann: conceitos iniciais

 Algumas das ferramentas para avaliação de perfis comportamentais e formação de equipes já foram abordadas aqui no Blogtek: Foco em seus pontos fortes, Conciliar talentos e habilidades – a difícil arte de liderar (aborda os chamados Belbin’s roles), Tipologia de Holland – Personalidades Vocacionais e Estilos Interpessoais.

Hoje veremos uma ferramenta que se assemelha aos Belbin’s roles, porém com algumas características diferenciadas.

Team Management Wheel é uma marca registrada de um processo psicométrico para medir aptidões e conhecer personalidades, desenvolvido pelo Dr. Charles Margerison e Dr. Dick McCann, respectivamente psicólogo e engenheiro australianos.

Com frequência maior do que a desejada, as equipes são formadas mais baseadas na disponibilidade de pessoal, do que na escolha de perfis adequados, que se complementem e produzam de forma mais efetiva.

Team Management Wheel – Margerison McCann: aplicação

A ferramenta consiste de um questionário de 60 questões, o qual pode ser disponibilizado de forma comercial através do site Team Management Systems (http://www.tmsworldwide.com/), questões que avaliam como as pessoas avaliadas:

  • Se relacionam
  • Obtém e usam informações
  • Tomam decisões
  • Se organizam

A partir do leque de opções pessoais, Margerison e McCann elaboraram uma roda de estilos pessoais, externamente divididos em macro-categorias Exploradores, Organizadores, Controladores e Conselheiros, e internamente divididos em oito perfis:

Team Management Wheel – Margerison McCann

Team Management Wheel – Margerison McCann

  • Relator/Conselheiro: gosta de obter e compartilhar informações
  • Criador/Inovador: aprecia trazer novas ideias e novos enfoques para as tarefas
  • Explorador/Promotor: seu forte é explorar novidades, novas possibilidades e oportunidades
  • Assessor/Desenvolvedor: prefere analisar novas oportunidades e colocá-las em prática
  • Fiador/Organizador: gosta de conduzir à frente e obter resultados
  • Concluidor/Produtor: prefere trabalhar de forma sistemática, de maneira a obter entregáveis
  • Controlador/Inspetor: aprecia os detalhes e controlar os diversos passos da atividade
  • Defensor/Mantenedor: seu forte é defender e manter padrões e valores, e zelar pela excelência da equipe

O papel do “Linker” (elo de ligação) é preponderantemente do líder da equipe, que deve atuar como elemento de coesão entre os membros da equipe.

Como os perfis são diferentes, porém não há perfis “melhores” do que outros, o Líder pode fazer um trabalho de Team Building discutindo com o grupo as características de cada um, e de que maneira estabelecer a melhor sinergia entre os integrantes.

Estamos sempre publicando artigos sobre Liderança e Gestão, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Incoming search terms:

  • ameaças de venda empresarial
  • ferramenta tmp Margerison e McCann

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.