Team Building
Team Building: recentemente faleceu o grande autor Ariano Suassuna. Em uma de suas mais conhecidas obras, o “Auto da Compadecida”, o personagem João Grilo, vivido no cinema por Matheus Nachtergale, afirma: “É tanta qualidade que exigem para dar emprego, que não conheço nenhum patrão com condições de ser empregado”. Se a frase já faz sentido nas profissões usuais, imagine na área de Gerenciamento de Projetos! Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Team Building – introdução
Por que a frase acima é tão expressiva em um ambiente corporativo de Gestão de Projetos?
Porque a característica de projetos é serem eventos únicos, não repetitivos… tornando muito mais difícil o conceito de curva de aprendizagem. Claro que os processos contidos no Gerenciamento de Projeto são similares, e há sempre lições aprendidas, porém a curva de aprendizagem é muito longa, o que demanda do gerente de projeto um intenso esforço de construção de equipe – atividade que ainda é mais conhecida pela expressão em Inglês – Team Building.
Team Building – Forming (Formação)

Team Building – Formação
No Gerenciamento de Projetos, a mobilização e posterior desmobilização de equipes é constante. No início de um novo projeto, a nova equipe, mobilizada para o projeto, se encontra, cada um com suas expectativas, e nesta fase buscam identificar o que é o Projeto, suas características, e as atribuições e responsabilidades de cada membro. Nesta fase, em que o nível de decisão é baixo, os conflitos são mínimos.
Team Building – Storming (Conflito)

Team Building – Conflito
À medida em que o projeto se desenvolve, surgem as necessidades de decisões, o que potencialmente gera conflitos. Conflitos, como já visto anteriormente aqui no Blogtek, não são necessariamente prejudiciais ao projeto. O conflito de ideias e sua discussão pode gerar novas soluções, porém o Gerente do Projeto deve ter habilidade em não permitir que os conflitos descambem para o antagonismo pessoal, que pode levar à sabotagem (consciente ou inconsciente) de decisões aceitas pela equipe.
Team Building – Norming (Acordo)

Team Building – Acordo
Dependendo da habilidade do Gerente de Projeto em conduzir os conflitos surgidos na etapa anterior, a equipe tende a agir em acordo. É fundamental transmitir o conceito de que o debate e a discussão são livres, baseados em ideias, apoiados por fatos e dados. Após ter sido tomada a decisão, seja ela unânime, consensual, ou definida pelo Gerente de Projeto, esta ideia deve ser defendida por toda a equipe. Os membros da equipe devem confiar uns nos outros.
Team Building – Performing (Desempenho)

Team Building – Desempenho
Quando a equipe, após os debates da fase de conflito, chegam ao acordo, e passam a agir como uma verdadeira equipe, atinge-se a fase de alto desempenho. É preciso que todos se reconheçam como parte da equipe, tenham a perfeita noção de que NINGUÉM pode ser responsável por todas as atividades e resultados, e desta forma cada um contribuir para a excelência de desempenho não apenas SUA, mas do OUTRO, ou seja, da EQUIPE.
Team Building – Adjourning (Dispersão)

Team Building – Dispersão
Talvez as equipes sejam formadas dentro de uma mesma empresa, atuando em diferentes projetos, em uma estrutura projetizada (leia mais em Estruturas Organizacionais de Projeto), então a desmobilização de uma equipe de um projeto não é traumática. Em projetos de longa duração, de grande complexidade, as ligações interpessoais tornam-se fortes, e a dissolução da equipe pode abalar alguns membros da equipe. Cabe nesta fase também o apoio do Gerente de Projeto para apoiar, recomendar, reconhecer o mérito dos membros da equipe, tornando esta desmobilização menos dolorosa.
Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- ariano suassuna frase patrao
- ariano suassuna frase sobre patrao
- é tanta exigencia para dar um emprego
- joao grilo exigencia patrao empregado
- joao grilo qualidades
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.