Sistemas em série e em paralelo
Sistemas em série e em paralelo – conceito fundamental para o estudo da Confiabilidade de Sistemas. Veremos aqui algumas definições e exemplos. É importante conhecer os Conceitos de Confiabilidade e Disponibilidade, em artigo recente aqui no Blogtek. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Sistemas em série e em paralelo – conceitos
Sistemas em série são esquematizados conforme a figura a seguir, onde vemos claramente que a falha de um dos componentes do sistema compromete totalmente a operação do sistema:
Um sistema motor elétrico – bomba é um claro exemplo de sistema em série. Se o motor elétrico falha, por problemas do motor ou de suprimento de energia, o sistema para de bombear. Se a bomba falhar, por exemplo o rotor fica travado, o sistema também para de bombear (e nesse caso, se não houver algum mecanismo de alarme, irá deteriorar o motor).
Sistemas paralelos são representados a seguir, na figura. Observe que a falha de um dos componentes NÃO afeta a operação ou o resultado do sistema:
Um exemplo dos mais triviais é uma sala iluminada por diversas lâmpadas. Se uma falha, a intensidade de iluminação pode diminuir, mas a sala continua iluminada. Claro que se houver falta de energia, ficaremos às escuras. A implantação de uma iluminação de emergência seria a solução, e isto é o que denominamos Redundância, que será objeto de futuro artigo aqui em Blogtek.
Sistemas em série e em paralelo – exemplos
O gráfico a seguir mostra claramente que com o aumento do número de componentes em série, a Confiabilidade do sistema decai.
O gráfico a seguir mostra claramente que com o aumento do número de componentes em paralelo, a Confiabilidade do sistema aumenta.

Sistemas em série e em paralelo – em paralelo, a confiabilidade aumenta com o aumento de componentes
- Sistemas em série e em paralelo – sistema misto
Sistemas em série e em paralelo – outros enfoques
A pegadinha aqui no último exemplo, que leva ao erro de cálculo, é que usualmente quando se fala em operar as bombas A e B, por exemplo, deve-se considerar a bomba C fora de operação, e há uma probabilidade de falha para que isto ocorra, a qual deve ser levada em conta.
Incoming search terms:
- sistema paralelo
- sistema em paralelo
- sistemas em série e paralelo
- sistema em serie
- por que calcular a confiabilidade do sistema eletrico
- fórmula da confiabilidade do sistema
- calcular confiabilidade sistema s
- sistema de linha simples paralelo da lincoln
- confiabilidade de ssitemas
- sistema em série e paralelo
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.