Síndrome do estudante – procrastinação
Síndrome do estudante – procrastinação: há algum tempo publicamos aqui no Blogtek um artigo sobre o conceito de Corrente Crítica, desenvolvido por Elijah Goldratt, e, mais recentemente, um artigo sobre a Lei de Parkinson. Dentre os conceitos que alicerçam a Corrente Crítica, além da Lei de Parkinson, está também a Síndrome do estudante, sobre a qual iremos discorrer neste post. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Síndrome do estudante – procrastinação: conceito
Ainda que o fato de os estudantes deixarem para a última hora sua preparação para exames ou suas tarefas de casa seja bastante conhecidos por todos nós (quem nunca?), a expressão Síndrome do estudante foi pela primeira vez empregada no contexto de um projeto por Elijah Goldratt, em seu livro “Corrente crítica”.

Síndrome do estudante
Goldratt utilizou o conceito de Síndrome do estudante como um dos alicerces da Corrente crítica. Corajosamente, afirmou que, já que existe a Síndrome do estudante, o ideal seria programar as atividades em seu modo mais tarde (ALAP – As late as possible). Com esta audaciosa técnica, Goldratt pretende evitar a Síndrome do estudante, bem como a Lei de Parkinson, a qual afirma que o trabalho se expande até ocupar todo o prazo disponível.
Assim como a Lei de Parkinson, a Síndrome do estudante é mais perceptível em soft tasks, ou seja atividades administrativas e/ou intelectuais, cuja estimativa de prazo é inerentemente mais difícil do que nas hard tasks. Hard tasks são aquelas mais ligadas à execução física, para as quais há indicadores mais precisos de rendimento (metros lineares de solda, metros quadrados de pintura, metros cúbicos de terraplenagem).
Síndrome do estudante – procrastinação: o que a provoca
- Gerenciamento inadequado do projeto: manter o controle do projeto (não significa ser rude ou draconiano), avaliando o status de cada atividade é fundamental. Pode haver atividades que estejam se atrasando devido à complexidade e mal dimensionamento dos recursos, e aí cabe ao gerente do projeto atuar para prover meios de alcançar o prazo. Porém, se o problema é a Síndrome do estudante, o simples fato de o gerente do projeto estar monitorando o status de cada atividade evita a Síndrome do estudante.
- Sobrecarga de trabalho: de forma similar ao mal dimensionamento de recursos, muitas vezes os membros da equipe são alocados em múltiplas tarefas, o que inviabiliza o cumprimento de prazos, e leva à postergação de atividades. Avaliar e distribuir adequadamente as tarefas é uma atividade do gerente do projeto que contribui para evitar a ocorrência da Síndrome do estudante.
- Natureza humana: a Síndrome do estudante é uma característica humana, a qual deve ser evitada com postura e atitude. O gerente do projeto deve abordar este fato em suas reuniões, mas haverá sempre aquele percentual de pessoas que não se enquadrarão, e faz parte do processo substitui-las gradativamente.
Síndrome do estudante – procrastinação: efeitos no projeto
- Aumento do prazo: procrastinar tarefas fará com que os prazos fiquem mais exíguos, e aí muitas tarefas não conseguirão ser cumpridas no prazo, atrasando o projeto.
- Diminuição da qualidade dos entregáveis: atividades cumpridas sob pressão de prazo tendem a conter mais erros, e não haverá prazo para revisar e corrigi-los.
- Stress na equipe: ainda que muitas vezes as tarefas em atraso seja de apenas algumas pessoas, a pressão dos prazos, além do fato de que eventuais atrasos impactarão outras atividades, afetará o moral da equipe como um todo.
Síndrome do estudante – procrastinação: como evitar
- Comunicação constante com a equipe e adequada monitoração do cumprimento dos prazos
- Visibilidade da liderança: quão mais visível estiver o líder, menor será a tendência à procrastinação.
- Adequado dimensionamento da tarefa: muitas vezes faz-se necessário quebrar a atividade em atividades menores, mais facilmente controláveis e gerenciáveis. É difícil monitorar um “barrão” enorme em um cronograma.
Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- lei de parkson sindrome de estudante
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.