Atualidades

26 Comentários 04.02.15 5513 Vizualizações Imprimir Enviar
Sete pedras no caminho da Criatividade

Sete pedras no caminho da criatividade – a criatividade não é necessariamente um dom, uma qualidade inata. Podemos desenvolvê-la, e quando falamos de criatividade, não nos referimos apenas a objetos, mas também a estratégias, planos e gestão. Mas para desenvolver a criatividade, há que evitar os bloqueios, as pedras no caminho.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Sete pedras no caminho da criatividade – Medo da exposição

Certa ocasião, em uma reunião em que seria definida a estratégia de contratação de uma parada, um colega me confidenciou que tinha uma ideia bastante ousada. Incentivei-o a apresentá-la na reunião. O tempo foi passando, o colega não se manifestou, e outro colega colocou mais ou menos a mesma proposta… tinha tido ideia semelhante. A ideia foi aprovada, e todos os méritos ficaram, evidentemente, para aquele que propôs aquela estratégia ousada. Ao perguntar ao colega porque não a tinha apresentado, disse-me: “Fiquei com medo de ser ridicularizado…”, e assim deixou de colher os frutos de sua ideia.

Sete pedras no caminho da criatividade – As regras

As regras!!!! Isto não pode!!! A norma, os procedimentos não permitem!!! Há aquele velho chavão “Normas são uma trilha, e não um trilho”, mas prefiro evocar uma frase que ouvi de um gerente meu, que apreciava muito subverter as regras: “Se fosse para seguir as normas, não precisava de gerente, a faxineira podia conduzir, é só seguir o que está escrito!”

Então, normas podem ser importantes, mas não podem constituir um dogma…elas podem, sim, serem quebradas!

Sete pedras no caminho da criatividade – Não voltar às origens

É muito comum, ao nos depararmos com um problema ser solucionado, buscarmos a solução a partir do “status quo”, da situação atual. Muitas vezes temos que retroceder até a verdadeira origem, e a partir daí, buscar um novo caminho. Um exemplo interessante, oriundo da ficção, está em um dos filmes da série “De volta para o futuro”. Em uma destas idas e vindas entre presente, passado e futuro, o herói Martin McFly, representado por Michael Fox, se depara em um futuro, em uma situação muito ruim, e planeja continuar rumo ao futuro, para buscar contornar a situação a que fora levado. Mas o seu amigo Emmet Brown, o “Doutor”, lhe mostra, se você for ao futuro agora, será o futuro DESTA situação…para sairmos desta enrascada temos que voltar ao passado, para daí voltarmos ao futuro, em outra direção!!! Se não ficou muito claro, alugue o filme, e veja com seus filhos…talvez eles ainda não o tenham visto, mas vale curtir o filme com umas pipocas…

Sete pedras no caminho da criatividade – O julgamento prévio

Tendemos a antecipadamente julgar nossas ideias… e isto certamente cerceia o desenvolvimento das ideias…deixe o pensamento fluir, suspenda seu senso crítico, e vaja onde vai dar…afinal, por enquanto você está só pensando, raciocinando, imaginando…deixe-se levar. Só ao final se permita um julgamento, mas sem ser rigoroso demais.

Sete pedras no caminho da criatividade – Não pensar ao contrário

Criatividade é desafiar como as coisas estão. Então, ao raciocinar, pense pelo lado oposto. Subverta o conceito. Em Matemática se faz muito isto, é um processo reconhecido de demonstração, denominado “Redução ao absurdo”. Um exemplo é a demonstração de que a raiz quadrada de 2  é um número irracional. Supõe-se que ele seja racional, portanto, uma fração de inteiros, e chega-se a uma contradição. Logo, se a raiz quadrada de 2 não pode ser racional, só pode ser…irracional. Então, se um processo sempre foi feito de uma maneira, imagine o que ocorreria se fosse feito de maneira totalmente oposta!

Sete pedras no caminho da criatividade – O líder arrogante

Esta pedra no caminho da criatividade tem os mesmos efeitos do medo da exposição, porém naquele caso, a pedra a ser removida está na pessoa, enquanto aqui a pedra é o líder. Líderes que proclamam: “Isto não vai funcionar”, “Aqui as coisas são diferentes”, “Já tentamos isto”, certamente estão tolhendo a criatividade. Para remover esta pedra, tenha em mente que estes líderes se aferram ao “status quo” por medo, então, seja firme, coloque suas ideias, ainda que seu líder o considere um desafiante…até porque você estará sendo um!!!

Sete pedras no caminho da criatividade – Pensar que há uma única solução

Mesmo que se esteja convergindo para determinada solução, lembre-se que o mundo não é tão determinístico assim. Mesmo na Matemática, a resposta muitas vezes pode ser obtida de diversas maneiras. Então, continue com seu raciocínio, desenvolva sua ideia, ainda que aparentemente se tenha chegado à solução.

Continuaremos a abordar nos próximos artigos do Blogtek aspectos de Liderança e Gestão. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • pedra da criatividade
  • pedras da criatividade
  • status pedra no caminho
  • 7 pedras no caminho da pessoa
  • As sete pedra comum
  • status pedra
  • sete Pedrinhas
  • 20 caminho para criatividade
  • as sete pedras do trabalho em equipe
  • escrever texto sobre as sete pedras

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.