Menu

Sete pecados da falta de autoconfiança

Stonner 2 Comentários 28.01.15 3923 Vizualizações Imprimir Enviar

Falta de autoconfiança: claro que todas pessoas, e principalmente os gestores, precisam ter autoconfiança, e sobre este assunto escrevemos recentemente o artigo “Sete pecados do excesso de autoconfiança”. Porém, não se pode ser conservador em excesso, e vamos ver aqui estes aspectos da questão. Excesso de prudência não faz nenhum projeto ou organização avançar! Em tempo: ao usar a palavra “conservador”, pensei em usar o termo muito em voga, “conservativo”. Porém, esta palavra é um neologismo e um anglicismo: em Inglês, a tradução de conservador é conservative, e aí abrasileiraram a palavra, como tantas outras!! Deletar, ao invés de apagar… printar, ao invés de imprimir… Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Falta de autoconfiança – pecado 1

Focar apenas naquilo que você pode controlar! Você deve ter uma equipe que lhe permita delegar e tomar riscos e decisões, sempre baseados em critérios estabelecidos e discutidos, mas não você não pode ser onipresente. Se tentar sê-lo, certamente deixará inúmeras oportunidades escaparem!

Falta de autoconfiança – pecado 2

Vou esperar para ver no que vai dar!! Em uma sociedade mutante, em constante desenvolvimento, esperar para ver o que vai dar, é a condenação ao fracasso. Pelo contrário, o mote (leia Steve Jobs) é antecipar-se, é criar o objeto do desejo.

Falta de autoconfiança – pecado 3

Apostando nas suas vantagens atuais! Ter uma posição de destaque, ser líder do seu segmento de negócio, é ótimo! Mas esta posição é de alta volatilidade. Senão, vejamos: Motorola e Nokia já foram, cada uma a seu tempo, líderes do mercado de telefonia móvel, e hoje correm atrás do prejuízo. Kodak já foi sinônimo de fotografia, e hoje é apenas uma lembrança. Veja mais exemplos no artigo “Sete pecados do excesso de autoconfiança”, pois há riscos similares para aqueles que tem excesso de autoconfiança.

Falta de autoconfiança – pecado 4

01 - Sicro SinapiNão gerenciar os riscos! É interessante notar que este “pecado” é também mencionado para aqueles que tem excesso de autoconfiança. Para estes, não gerenciar os riscos significa que poderão ser “atropelados” por algum risco não identificado, ou para o qual não se prepararam. Para aqueles que sofrem de falta de autoconfiança, a mensagem é que riscos sempre existem, mas podem ser gerenciados (analisados qualitativamente, quantitativamente, e podem ser criados Planos de Respostas aos Riscos).

Falta de autoconfiança – pecado 5

Não investir em inovação, ficar na zona de conforto! Sair da zona de conforto dá trabalho (caso contrário não seria chamada de “zona de conforto”). Só que a zona de conforto muda rapidamente…veja a evolução dos celulares, fitas VHS, notebooks, câmeras fotográficas, comércio na Internet…

Então, todo empreendedor TEM que investir em INOVAÇÃO. Não é apenas uma questão de crescimento, é uma questão de sobrevivência!

Falta de autoconfiança – pecado 6

Receio da exposição! No último item, mencionamos a questão da Inovação. Ao inovar, pode dar certo ou errado, e a imensa maioria das pessoas ODEIA ficar em evidência quando erram. É natural, mas isto não deve ser empecilho para a criatividade e a manifestação de novas ideias. Isto ocorre no empreendedorismo, ou mesmo na posição formal de trabalho…muitas vezes deixamos de expressar nossas ideias por medo do ridículo, e depois vemos que esta ideia acaba surgindo, e tornando-se um sucesso… do qual não teremos participado pelo medo da exposição.

Falta de autoconfiança – pecado 7

O desconhecido é incerto, e o incerto é desconhecido! Isto tem muito a ver com a questão de gerenciar os riscos. Lembre-se que o primeiro passo no Gerenciamento de Riscos é a Identificação dos Riscos. Uma equipe de alto nível, coesa, com visão empreendedora saberá identificar os riscos, mesmo aqueles “invisíveis”, ou de difícil identificação, e avaliar probabilidade e impacto para estes riscos, permitindo a criação de respostas adequadas.

Continuaremos a abordar em detalhes questões pertinentes à atividade gerencial nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • falta de auto confiança

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Angela Sampaio

    É certamento um duelo! Como manter este em um nível equilibrado? Acredito que só com o passar do tempo, com a experiência e maturidade no aprendizado.
    Mais uma vez, um excelente artigo Stonner.

  • Charles

    De todos os pecados o “esperar para ver o que vai dar”, é realmente a condenação ao fracasso.

Publicidade

Liderança e Gestão

Brainstorming reverso – revirando os problemas

Comente Stonner 07.01.19
Liderança e Gestão

Quatro princípios da mudança – John Kotter

Comente Stonner 17.12.18
Gerenciamento de Projetos

Aversão à perda – como impacta a gestão?

Comente Stonner 10.12.18
Gerenciamento de Projetos

Inteligência Cultural – fundamental no ambiente globalizado

Comente Stonner 03.12.18
Gerenciamento de Projetos

Análise forense de cronogramas

Comente Stonner 26.11.18

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

85 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

63 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

45 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2019 Blogtek.