Gerenciamento de Projetos

10 Comentários 02.02.15 5274 Vizualizações Imprimir Enviar
Sete passos para um projeto de Construção e Montagem de sucesso

Sete passos para um projeto de construção e montagem de sucesso – já publicamos aqui no Blogtek 10 razões para o fracasso de megaprojetos. Então, não seria apenas evitar estes passos e ter sucesso? Esta é uma parte, mas para garantir o sucesso de um projeto de construção e montagem há alguns outros ingredientes. E por que abordar um projeto de Construção e Montagem? Porque há literatura abundante e diversificada a respeito de projetos de TI (Tecnologia da informação), mas na área de Construção e Montagem há menos literatura disponível, e há alguns pontos com abordagem bem distinta. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

1 – Projeto de Construção e Montagem de sucesso – Identificar e envolver as partes interessadas

Talvez mais do que em qualquer outra área do Gerenciamento de Projetos, pelos potenciais impactos sociais e ambientais, em um raio significativo, é fundamental identificar as partes interessadas, prospectar seus desejos e intenções, e manter acompanhamento de todas as partes interessadas. Leia sobre o assunto em Análise das Partes Interessadas.

2 – Projeto de Construção e Montagem de sucesso – Comunicação

É usual, ao pensarmos no tópico Comunicação, pensarmos em Relatórios, Palestras, e-mails, apresentações PowerPoint… porém, em grandes projetos de construção e montagem, a palavra Comunicação transcende em muito este universo. Quando nos referimos à Comunicação, além dos aspectos mencionados, temos que garantir, por exemplo, que todas as revisões de projeto sejam de conhecimento de todos, que todos envolvidos na Obra utilizem os mesmos documentos, que o fluxo de informações seja otimizado para não haver perda de tempo no processo decisório! Um erro de comunicação, uma falha no fluxo de informações que leve a uma montagem equivocada, pode custar milhões de reais! Certifique-se de que está utilizando um adequado sistema de gerenciamento de documentos, e que TODOS o acessem e consultem.

3 – Projeto de Construção e Montagem de sucesso – Matriz de Atribuições e Responsabilidades

São tantas as atividades, e tantas pessoas envolvidas, que os limites de definição ficam muitas vezes difusos e imprecisos, e aí reside o risco de algo importante NÃO esteja sendo contemplado, ou que algo importante esteja sendo feito por mais de uma pessoa. Neste caso, se estas pessoas estiverem trabalhando em um mesmo sentido, menos mal, será apenas desperdício de recursos. Caso contrário, haverá conflitos e provável retrabalho, cada um vai achar que a sua maneira é a correta. Leia mais sobre o assunto em Matriz de Atribuições e Responsabilidades.

4 – Projeto de Construção e Montagem de sucesso – Team Building

As realizações em uma obra de Construção e Montagem são muito visíveis, para o público interno e mesmo o público externo. Isto desperta vaidades, afinal os gerentes são seres humanos, certo? Aí começam a inveja, o desrespeito, a falta de consenso, a sabotagem (deliberada ou não-intencional)… para manter a equipe coesa, unidos em torno do mesmo objetivo, gerando sinergia entre si, nada como o Team Building! Atenção, não se trata de simplesmente criar eventos de confraternização. Vale a pena contratar uma empresa especializada. Leia mais em Team Building.

5 – Projeto de Construção e Montagem de sucesso – Planejamento Integrado

Planejar não significa ter planejadores montando o cronograma em um software (leia mais em Planejar não é pilotar o Project). O Planejamento tem que ser integrado, envolver a equipe de engenharia, suprimento, construção e montagem, todas as áreas de conhecimento devem PARTICIPAR, CONHECER e SEGUIR o Planejamento. E este planejamento NÃO pode ser estático, imutável…planejamento é dinâmico, e deve compreender o processo de atualização com as informações do campo (Cronograma: via de mão dupla).

 

6 – Projeto de Construção e Montagem de sucesso – Análise de Risco

Excesso de autoconfiança - ignorar riscos

Excesso de autoconfiança – ignorar riscos

A Análise de Risco é importante em qualquer projeto, mas um projeto de construção e montagem que não utilize de forma plena esta ferramenta jamais terá sucesso. Os riscos existem (positivos ou negativos), devem ser identificados, avaliados qualitativamente (probabilidade x impacto), quantitativamente (custo, prazo, qualidade, escopo), e deve ser construído um Plano de Resposta aos Riscos.

 

 

 

 

7 – Projeto de Construção e Montagem de sucesso – Monitoramento do Prazo, Custo e Escopo

Estabeleça marcos, entregáveis por fase, construa a Curva de Avanço Físico, use todas as ferramentas a seu alcance para monitorar estas variáveis, as quais estão fortemente inter-relacionadas, e não devem ser alteradas, em princípio. Claro que algumas alterações de prazo, de custo, de escopo poderão existir, mas garanta que todas elas estejam no seu radar!!!

Estamos sempre publicando artigos sobre Gerenciamento de Projetos. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Incoming search terms:

  • as partes de montagem de um projeto
  • jka construçãoe montagem
  • montagem de eqipe para projeto
  • montagem de projeto
  • montagem de projetos
  • passos para um projeto
  • proheto de montage
  • projeto de montagem
  • projetos e montagem
  • projetosdemontagem

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.