Menu

Saúde da Manutenção – como avaliar? Questionário

Stonner Comente 23.04.18 998 Vizualizações Imprimir Enviar

Saúde da Manutenção – em inúmeros artigos aqui no Blogtek temos evidenciado a importância da manutenção em uma organização industrial: TPM – Total Productive Maintenance, Gestão de ativos, Análise RAM… Claramente, o orçamento da Manutenção não é um custo, é um investimento. Neste sentido, é importante conhecer como está a saúde da manutenção em sua empresa. Neste artigo, abordamos quais são os aspectos mais relevantes a serem investigados no diagnóstico da Manutenção, e apresentamos um link para você acessar um questionário (https://pt.surveymonkey.com/r/Saude_da_Manutencao) e obter um retrato da saúde da manutenção em sua organização. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Saúde da Manutenção – formulação da pesquisa

Saúde da Manutenção

Saúde da Manutenção

Em muitos questionários, a formulação das respostas favorece a escolha das respostas “desejadas”, as quais irão propiciar um resultado conforme sua expectativa.

Neste questionário, buscamos eliminar este viés de subjetividade, e para tanto, em cada pergunta é descrita uma situação, para a qual você deverá escolher a opção que você percebe como a mais próxima da realidade de sua empresa (TODAS questões devem ser respondidas).

É fundamental entender que não há respostas “certas” ou “erradas”. Cada opção escolhida, por cada participante, servirá para compor um Painel de Bordo, onde a função Manutenção em sua empresa será avaliada sob os aspectos:

Taxa de retrabalho
Retrabalhos são obviamente perda de tempo e dinheiro. É importante saber se o nível de retrabalhos em sua empresa está dentro dos limites aceitáveis.
Qualificação de pessoal
A imagem do mantenedor como uma pessoa de macacão coberta de graxa e sujeira já é passado há muito tempo. Cada vez mais, novas técnicas são incorporadas, tornando o trabalho da Manutenção cada vez mais exato e científico. Como está a qualificação do seu pessoal em relação a isto?
Problemas crônicos
Já aconteceu de, ao surgir um problema de manutenção, todos pensarem: “De novo?!”. Isto é sinal de que existem problemas crônicos em sua empresa, drenando a produtividade e gerando perdas.
Estoque de sobressalentes
Obviamente, devemos ter sobressalentes para os problemas de manutenção que surgem. No entanto, a compra de sobressalentes é um capital imobilizado, além do custo de armazenamento e preservação. Portanto, é necessário ter a política de sobressalentes bem equacionada.
Serviços não previstos
Serviços não previstos geram perdas em tempo e dinheiro, insatisfação nos empregados, e perda de produtividade. Os níveis de serviços não previstos e sua organização é aceitável?
Produtividade
Você tem métricas de manutenção, e estabelece indicadores baseados nestas métricas? Como estão estes indicadores comparados a benchmarks mundiais?
Histórico de Manutenção
Para uma efetiva intervenção e correção da causa básica dos problemas de manutenção, é necessário ter sempre atualizado o histórico de manutenção dos equipamentos. Para isto, a escolha e correta utilização de um software gerenciador da manutenção é fundamental.
Planejamento
A produtividade aumenta e as perdas diminuem quando os serviços são adequadamente planejados.
Ferramentas e equipamentos
Seu órgão de manutenção dispõe de equipamentos e ferramentas adequados para as intervenções, ou são necessárias improvisações que diminuem a produtividade, a qualidade dos resultados e aumentam o risco de acidentes?
Horas extras
Sua equipe está adequadamente dimensionada para atender os serviços, ou há horas extras em excesso? Você utiliza o conceito de backlog para verificar a adequação do porte da equipe?
Técnicas de análise de falhas e Engenharia de Manutenção
Você usa técnicas de análise de falhas (Root cause analysis, FMEA – Failure Mode and Effects Analysis, 5 porquês, e outras)? Há estudos de engenharia de manutenção?
TPM (Total Productive Maintenance)
A Manutenção é executada apenas pelos mantenedores, ou há a participação da operação nas atividades de manutenção? Existe um programa de 5S implantado?
Gestão informatizada da manutenção
O planejamento de serviços, a gestão de sobressalentes, ferramentas e equipamento para a manutenção, o histórico dos equipamentos, tudo isso depende de uma adequada gestão informatizada da manutenção.
Políticas estratégicas de contratação
Mais do que simplesmente reduzir custos, uma adequada estratégia de manutenção aporta qualidade, produtividade e conhecimento para sua organização.

Saúde da Manutenção – pesquisa

Clicando no link a seguir, você será direcionado a um questionário seguro, da SurveyMonkey, com apenas 15 perguntas e um tempo estimado de resposta inferior a oito minutos, ao final do qual você terá uma avaliação da saúde da manutenção em sua empresa.

Clique para acessar a pesquisa Saúde da Manutenção

A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Prazo de cotação – quando 2+1 não é igual a 3

Comente Stonner 17.09.18
Gerenciamento de Projetos

Know-how e Know-why: a importância da gestão do conhecimento

Comente Stonner 10.09.18
Gerenciamento de Projetos

Modelo SECI – Gestão do Conhecimento

Comente Stonner 04.09.18
Gestão da Manutenção

16 perdas na produção industrial

Comente Stonner 28.08.18
Gerenciamento de Projetos

Curva mais cedo, curva mais tarde

Comente Stonner 20.08.18

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

85 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

63 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

45 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2018 Blogtek.