Rotina de prazos e custos estourados
Rotina de prazos e custos estourados… – o título na realidade é uma provocação! Porque o artigo a seguir se refere a atrasos e orçamentos estourados em diversas Obras… na Alemanha!!! Sabemos que há causas diferentes, e também não queremos utilizar o exemplo como justificativa, mas sim analisar quais práticas equivocadas reiteradamente levam, aqui e e no resto do mundo, a estes maus resultados. Você já conheceu algumas obras destas aqui no Blogtek: Opera de Sydney e Boston Big Dig. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Rotina de prazos e custos estourados – contextualização
Me chamou atenção notícia publicada na página do UOL, relatando prazos estendidos e orçamentos ultrapassados em três obras na Alemanha.
A primeira delas, o prédio para os concertos da Filarmônica de Hamburgo, às marges do Rio Elba.
Outra obra com problemas é a construção do aeroporto de Berlim, construído para substituir os três aeroportos de Berlim, existentes devido à separação então existentes entre Berlim Oriental e Ocidental, até 1989.
E a terceira obra apontada neste artigo como problemática, é o Túnel de Leipzig. Há mais de um século estava prevista a construção de um túnel que a atravessasse de Norte a Sul, subterraneamente, e o projeto foi finalmente aprovado em 2003, com previsão de conclusão ao final de 2009.
A conceituada revista alemã Der Spiegel, em sua versão online, publica:
“Os custos parecem ser compatíveis e os políticos aparentam euforia quando apresentam seus grandes planos, enfatizando como estes projetos irão mudar a região. E, evidentemente não irá tardar muito a estarem concluídos, dizem os políticos… Os políticos estão sempre exultantes em alardear o sucesso dos projetos concluídos, mas quando os problemas afloram durante a fase de construção, poucos assumirão a responsabilidade.”
O texto parece familiar, não???
Rotina de prazos e custos estourados – outras obras
Além dos três projetos mencionados no artigo da UOL, o link da revista Der Spiegel menciona outros cinco :
– Transferência dos escritórios da Agência de Inteligência alemã de Munique para Berlim
– Estação Central de trens em Stuttgart
– Linha Norte-Sul do metrô de Colônia
– Segundo túnel ferroviário de Munique
– Reconstrução do Palácio Stadtschloss em Berlim
A tabela abaixo relata os prazos e custos estimados inicialmente, e as projeções de extensões de prazo e custo.

Rotina de prazos e custos estourados
As duas últimas obras mencionadas na tabela, o túnel ferroviário de Munique e a reconstrução do Palácio Stadtschloss, foram iniciadas muito recentemente, não havendo números concretos sobre as extensões de prazo e custos, porém foram incluídas porque as avaliações de peritos apontam para custos e prazos estourados.
Em média, os prazos foram estendidos em 77,5%, e os custos estouraram em 115%.
Em próximos artigos, faremos uma análise gerencial dos motivos que levaram a estes atrasos e custos excedentes.
Estamos sempre publicando artigos sobre Gerenciamento de projetos, Gestão da manutenção, Liderança e Gestão. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.