Relembrando Henry Ford
Relembrando Henry Ford – há algum tempo, publicamos aqui o artigo “Fayol – releitura dos clássicos da Administração”, onde fizemos referência à tríade que constitui os pilares da moderna administração. Como é sempre bom visitar os clássicos de qualquer ciência, hoje iremos conhecer um pouco da história de Henry Ford. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Relembrando Henry Ford – os pilares da moderna administração
A tríade à qual me referi, que constitui a base da moderna administração, é constituída por Fayol, de quem se diz ter a visão do Gestor, Taylor, a quem se atribui a visão do Trabalhador, e Ford, reconhecido como tendo a visão do Dono.

Ford começou a se interessar por máquinas trabalhando na fazenda de seu pai, desmontando, remontando e consertando equipamentos agrícolas. No entanto, não tinha o menor interesse na vida no campo, permanecendo na fazenda por amor à sua mãe, tanto que, aos 16 anos, como o falecimento dela, mudou-se para Detroit, estudou engenharia, e foi posteriormente trabalhar na Edison Iluminating Company, onde chegou a engenheiro chefe.
A convivência com Thomas Edison certamente atiçou a criatividade de Ford, pois, além do sucesso enquanto construtor de carros, ao fim de sua vida havia registrado cerca de 161 patentes.
Relembrando Henry Ford – o surgimento da Ford
O sucesso de Ford na indústria automobilística não foi imediato. Ford fundou a Detroit Automobile Company (DAC) que foi fechada pois os investidores queriam retorno mais rápido.
Posteriormente, fundou a Henry Ford Company, de onde foi demitido pelos acionistas por ter se voltado quase que exclusivamente para a produção de carros de corrida. Posteriormente, a Henry Ford Company foi transformada na Cadillac Motor Company.
Em sua terceira tentativa, formou em 1903 com mais 11 investidores, a Ford Motor Company.
Relembrando Henry Ford – inovação
À época, os salários pagos aos trabalhadores eram muito ruins, portanto, o turn over (rotatividade) do pessoal era muito alto nas indústrias. Ford duplicou o salário dos trabalhadores, pagando US$ 5,00 por dia! Com isto, conseguiu aumentar a permanência de seus empregados, aumentando a produtividade, facilitando o treinamento e a aquisição de experiência, além de atrair para a Ford os melhores mecânicos de Detroit.
Possivelmente a contribuição mais relevante de Ford foi a introdução do conceito de linha de montagem. Enquanto até então um grupo de operários construía cada carro, do início ao fim, Ford introduziu o conceito de montagem em esteiras em movimento (linhas de montagem), o que aumentou tremendamente a produtividade, pois:
- Eliminava o deslocamento dos operários;
- Cada operário executava uma única tarefa, o que propiciava maior especialização e produtividade (posteriormente, a contrapartida desta produtividade – a monotonia na execução de tarefas, foi brilhantemente ilustrada por Charles Chaplin no filme Tempos Modernos)
O conceito de linha de montagem restringia bastante as variações, por isso Ford declarava que “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto”, para não quebrar a sequência na linha de montagem, bem como pelo fato de a tinta preta ter secagem mais rápida.
Henry Ford acelerou a sua produção, eliminando os intermediários, adquirindo florestas, minas de ferro e carvão, ferrovias e até uma frota de navios.
Comprou uma grande área na Amazônia, denominada Fordlândia, para a plantação de seringueiras para a produção de borracha para os pneus, projeto que foi um enorme fracasso.
Relembrando Henry Ford – frases célebres
- “Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele”.
- “Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito.”
- “O homem que empenha todo o seu trabalho e imaginação em oferecer por um dólar o mais possível, em vez de menos, está condenado ao sucesso.”
- “Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se”.
- “Se eu fosse atender as expectativas dos clientes, estaria produzindo carruagens melhores e mais velozes.”
- “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência”
- “Um idealista é alguém que ajuda outro a ter lucro“.
- “Não nos tornamos ricos graças ao que ganhamos, mas com o que não gastamos.”
- “Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes“.
- “Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta“
Relembrando Henry Ford – a pessoa
Henry Ford era, em princípio, um pacifista, mesmo durante a primeira Guerra Mundial. Seu argumento era de as guerras são uma perda de tempo.
Não obstante este viés “pacifista”, tornou-se um antissemita e apoiador do nazismo, tendo inclusive sido condecorado por Hitler. Forneceu equipamentos para a Alemanha Nazista, enquanto se recusou a fornecê-los à RAF (Royal Air Force – britânica).
Relembrando Henry Ford – seu maior fracasso
Após a Segunda Guerra Mundial, seus principais concorrentes tinham vasta gama de modelos de carros, desde os modelos de entrada, até os modelos top de linha. A Ford só tinha os extremos.
Henry Ford decidiu lançar um modelo intermediário, ao qual deu o nome de Edsel, nome de seu único filho, falecido precocemente aos 50 anos, vítima de um câncer no estômago.
- O nome soava estranho, não caiu no gosto dos americanos;
- A grade frontal lembrava uma vagina;
- Lei de Murphy: em uma demonstração televisiva ao vivo, com o grande Frank Sinatra, ao abrir a porta do carro, a maçaneta ficou na mão de Frank Sinatra…
- Os poucos modelos remanescentes do Edsel estão na mão de colecionadores, como o “carro mais feio de todos os tempos”, custando cerca de 100.000 dólares.

Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção. Toda semana, um artigo e um vídeo (youtube.com/c/blogtek). Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.