Liderança e Gestão

Comente 17.12.18 1028 Vizualizações Imprimir Enviar
Quatro princípios da mudança – John Kotter

Os quatro princípios da mudança – em 1996, quando já se antecipava as necessidades de mudanças, porém ainda não se vislumbrava quão intensas e frequentes seriam estas mudanças, John Kotter, um professor da conceituada Harvard Business School, lançou o livro “Leading Change”, no qual introduzia os 8 passos para a mudança, desenvolvido a partir de pesquisa de cerca de 100 organizações empresariais. O livro é uma referência no tema “Gerenciamento de Mudanças”, e em 2014 foi feita uma revisão, onde os 8 passos passaram a ser chamados de 8 aceleradores. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Princípios da mudança

Princípios da mudança

Breve publicaremos um artigo apresentando estes oito passos, os quais podem ser também estudados baixando o e-book (em Inglês) no link: https://www.kotterinc.com/8-steps-process-for-leading-change/

Neste artigo, apenas vamos destacar a motivação desta atualização, e os 4 princípios da mudança, que embasam a formação dos 8 passos. Conheça outros artigos do Blogtek sobre mudanças: Análise do campo de forças, Mudança organizacional de Lewin, Kaizen – mudança para melhor.

Os quatro princípios da mudança – de 1996 a 2014

Em 1996, os direcionadores dos processos de mudança eram:

  • Efetue mudanças episódicas de forma finita e sequencial;
  • Promova a mudança com um grupo principal, pequeno e poderoso;
  • Atue dentro da hierarquia funcional;
  • Concentre-se em fazer uma coisa por vez, de forma linear ao longo do tempo.

Em 2014, como se pode intuir, os direcionadores são outros:

  • Execute as etapas simultaneamente e continuamente.
  • Forme um grande exército voluntário de cima para baixo e em toda a organização para ser o mecanismo de mudança.
  • Atue em uma rede com flexibilidade e agilidade fora da estrutura, mas em conjunto com uma hierarquia tradicional.
  • Busque constantemente oportunidades, identifique iniciativas para capitalizá-las e concluí-las rapidamente.

Os quatro princípios da mudança – Liderança e Gerenciamento

Para poder aproveitar uma janela de oportunidade, a Liderança é primordial – e não apenas de um dos executivos. Mudanças tem tudo a ver com visão, ação, inovação e celebração, além dos processos gerenciais essenciais.

Os quatro princípios da mudança – Mente e Coração

A maioria das pessoas não se inspira apenas pela lógica, mas principalmente pelo desejo fundamental de contribuir para uma grande causa. Ao atribuir maior entendimento e propósito ao esforço de mudança, pode-se obter resultados extraordinários.

Os quatro princípios da mudança – Selecione poucos + Envolva muitos

É necessário que muitas pessoas sejam capazes de fazer as mudanças ocorrerem, não apenas executando as diretrizes de outras pessoas. Sendo realizada corretamente, este princípio irá revelar líderes em todos os níveis de uma organização. Líderes os quais você jamais imaginava ter.

Os quatro princípios da mudança – Necessidade + Vontade

Princípios da mudança

Princípios da mudança

Necessidade + Vontade, tradução livre de: “Have to” + “Want to”, conforme no original.

Aqueles que se sentem incluídos em uma oportunidade significativa ajudarão a criar as mudanças, em adição às suas responsabilidades habituais. Os membros da equipe existente irão agregar energia… se você os convidar

A partir destes quatro princípios da mudança, foram criados os 8 passos para a mudança, os quais serão abordados em um próximo artigo.

Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Toda semana, um artigo e um vídeo (youtube.com/c/blogtek). Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • quatro mitos relacionados ao gerenciamento de mudança
  • significado de johary

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.