Gestão da Manutenção

11 Comentários 10.09.14 12542 Vizualizações Imprimir Enviar
Poka yoke – evitando as falhas humanas

Poka Yoke: recentemente publicamos aqui no Blogtek um artigo sobre Falhas Humanas, destacando o fato de que, em função dos aperfeiçoamentos introduzidos nas máquinas e equipamentos, aumentando a confiabilidade, aumenta também a proporção relativa das falhas humanas nos processos. Assim como podemos aumentar a confiabilidade de máquinas, podemos diminuir a incidência de falhas humanas?  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Poka Yoke – significado e conceito

Poka Yoke

Poka Yoke

O conceito de Poka Yoke vem do Sistema Toyota de produção. Poka significa “erros por desatenção”, e Yoke significa “prevenção”. A pronúncia correta é Poká-Yokê. O conceito foi desenvolvido pelo engenheiro Shigeo Shingo, em 1961, quando trabalhava na Toyota.

Poka-Yoke são dispositivos, métodos ou sistemas que impedem, ou pelo menos reduzem, a possibilidade de erro por parte do operador.

Poka Yoke – classificação

Os sistemas Poka Yoke podem ser classificados conforme o propósito (função de regulagem) ou de acordo com as técnicas utilizadas (função de detecção).

Classificação conforme o propósito:

Método de Controle:

O dispositivo para a máquina, impedindo que a operação continue, portanto o operador é forçado a fazer a coisa certa.

Método da Advertência:

O dispositivo detecta a anomalia, porém não trava a máquina, apenas emite um sinal luminoso e/ou sonoro, para que o operador saiba da ocorrência, e tome as devidas ações corretivas.

Classificação conforme as técnicas utilizadas:

Método do Contato:

Identificação de defeitos através das características físicas do produto, detectando anomalia na forma ou na dimensão, ao longo do processo.

Método do Conjunto:

É baseado na execução de atividades previstas, verificando sua execução ou não, usualmente através de contagem automática de peças ou movimentos. Confere a quantidade.

Método das Etapas:

Checa as etapas executadas em parte do processo, evitando que o operador execute uma etapa que não faz parte do processo (por exemplo, troca de peças). Confere a sequência de montagem.

Poka Yoke – exemplos

GRD_14578_cabo monitor 15x15Talvez você ainda não tenha se dado conta de quantos mecanismos Poka Yoke estão presentes em nosso cotidiano:

Cabos USB, VGA e HDMI: o formato dos terminais destes cabos impede a conexão de forma errada. (controle)

Cabos de áudio e microfone no computador: ao usar um headset (conjunto de fones de ouvido + microfone), os cabos do áudio e do microfone tem plugs usualmente idênticos em forma, porém com cores diferentes. (advertência)

Ao ligarmos o carro sem colocarmos os cintos de segurança, ouvimos um sinal sonoro. (advertência)

Nos carros de transmissão automática, se desligarmos o motor com a marcha na posição “Drive”, não conseguimos tirar a chave. (controle)

O forno de micro-ondas não opera com a porta aberta. (controle)

A máquina de lavar também interrompe o ciclo de lavagem quando abrimos a porta. (controle)

A câmera de ré do veículo, quando equipado com este dispositivo, emite um sinal sonoro quando o condutor se aproxima além de certo limite de um obstáculo. (advertência)

Os cartões SD, para máquinas digitais, só entram na posição correta. (controle)

Intertravamento de equipamentos: o equipamento não opera em determinadas condições, definidas como inseguras. (controle)

Na indústria, algumas máquinas só podem ser operadas com a utilização de ambas as mãos, para garantir que as mãos estejam afastadas da área de perigo. (controle)

O modelo padrão atual de tomadas brasileiras impede que alguém (em especial crianças) levem choque ao remover o plug da tomada (a parte metálica está apenas na extremidade do pino, e há um rebaixo na área de inserção da tomada). (controle)

Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • poka
  • poka yoke exemplos
  • poka yoke
  • https://blogtek com br/poka-yoke-evitando-falhas-humanas/
  • poka yoke conceito
  • poka yoke em serviços
  • exemplos de poka yoke para serviços
  • como faco para apagar minha conta do yokee
  • poka yoke categorias
  • exemplos de poka yoke no dia a dia

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.