Planejamento de cenários – estratégia na incerteza
Planejamento de cenários – estratégia na incerteza: já publicamos aqui no Blogtek diversos artigos sobre Planejamento Estratégico, porém o contexto atual nos obriga ir além. Ainda que com características muito mais proativas do que o Planejamento Tradicional, o Planejamento estratégico ainda enfoca muito em análise de tendências, quando o mundo atual demanda “pensar o impensável”. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Planejamento de cenários – porque o mundo voa…
Muitos empresários ainda pensam na evolução de seus produtos, que ainda é uma componente importante, mas esquecem-se de que os produtos atuais podem não mais existir, em pouquíssimo tempo!

Planejamento de cenários – o app indispensável
Senão vejamos: a câmera fotográfica de filme reinou absoluta por mais de um século, e subitamente se viu substituída pela câmera digital. Esta ainda sobrevive, em uma escala muito menor do que quando de seu surgimento, devido ao celular, que está sempre à mão, e tem dezenas de diferentes utilidades (serve até para telefonar…rsrsrsrsrs).
Ainda nos recuperávamos da agradável surpresa de que os satélites nos guiassem pelos caminhos, e comprávamos aparelhos GPS, quando esta função também se viu incorporada no celular.
Até a própria função precípua do celular, que é a de falar ao telefone, vem sendo substituída pelos aplicativos WhatsApp e afins…
Saindo da área de celulares (mas nem tanto), quando surgiram os aplicativos EasyTaxi, 99Taxi, vimos a derrocada das cooperativas de táxi, porém estes aplicativos também foram fugazes e cederam espaço (ou se converteram) a aplicativos do tipo Uber e outros.
Então, não se trata de identificar as tendências dos produtos existentes, mas imaginar quais produtos substituirão os existentes.
Planejamento de cenários – o que é?
Criar perspectivas de atuação empresarial através da criação de um pequeno número de cenários para o ambiente futuro, que sejam:
- Relevantes para o negócio
- Cubram o leque de incertezas relevantes
- Sejam realistas e dignos de possível crédito
Planejamento de cenários – por que é vital?
- As mudanças tecnológicas e sociais aumentam em ritmo incessante
- A Estratégia precisa levar em conta a Incerteza
- O futuro é cada vez mais incerto
Nos idos de 70 Pierre Wack era um editor de uma revista de filosofia, que foi contratado para liderar o planejamento estratégico da Royal Dutch Shell, e sua atuação permitiu que a Shell atravessasse as crises do petróleo fortalecida, enquanto muitas empresas do ramo tiveram muitas dificuldades.
Planejamento de cenários – como fazer?
- Identifique as principais forças direcionadoras de seu negócio
Uma ferramenta útil para esta fase é o brainstorm, analisando os chamados fatores PEST (Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos). Selecione as duas principais forças direcionadoras de seu negócio (estabeleça um critério de priorização a ser usado pelo grupo).
- Identifique as principais incertezas que afetam estas forças direcionadoras, e coloque as duas forças direcionadoras escolhidas e seus graus de incerteza formando 4 quadrantes, como indica a figura a seguir:

Planejamento de cenários
- Construa, discuta, avalie os impactos de cada cenário, e desenvolva estratégias específicas para cada cenário. Descarte o(s) cenário(s) altamente improvável(is). Verifique que sinais (gatilhos) podem sugerir a tendência de encaminhamento a um determinado cenário.
Planejamento de cenários – um exemplo real
O Plano de Negócio e Gestão da Petrobras 2017-2012 (clique aqui) ilustra a criação de cenários, com nomes de sugestão marítima:
- Correnteza: um mundo de mudanças nas duas principais economias (EUA e China), mas sem transformações importantes na Matriz Energética e nos valores e comportamentos da sociedade.
- Cardume (cenário escolhido como referência para o PNG): o gás natural assume papel mais relevante na Matriz Energética, enquanto a sociedade está preocupada com questões ambientais locais.
- Coral: transformações de comportamentos e valores do consumidor, com uma transição para uma matriz de baixo carbono.
Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- O que é o Planejamento de Cenários por Quadrantes
- planejamento de cenários
- A construção de cenários dá-se a partir de um olhar ao passado com o objetivo de se diminuir a incerteza no presente e facilitar a decisão sobre algo que poderá acontecer no futuro
- em um cenario de rapidas mudanças comovivemos atualmente quais cuidados osgestores devm tomarao relizarem o planejamento estrategico das empresas? como as o modelo das 5 forças de porter deve ser aplicado em um cenario como este?
- os principiais riscos e incertezas comunicacionais das organizações que não conseguem desenvolver a sua comunicação integrada alinhada ao planejamento estratégico
- A elaboração de cenários em uma organização é buscar o equilíbrio entre a flexibilidade e a incerteza Quanto mais flexível a organização mais fácil ela enfrenta as incertezas Heijden (2009) diz que a empresa deve reconhecer mudanças e incertezas e utilizá
- ambiente de alta incerteza planejamento agregado
- cenário coral cardume e correnteza
- como elaborar estrategias cenarios incertezas
- conteudo cenario planejamento estratégico
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.