PDPC – Process Decision Program Chart
PDPC – Process Decision Program Chart: recentemente publicamos aqui no Blogtek um artigo intitulado “Sete ferramentas de gerenciamento” (seven management tools), as quais foram desenvolvidas ou selecionadas pela JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers) a partir de 1976, e nos comprometemos a detalhar cada uma delas em próximos artigos do Blogtek. Já discorremos sobre o Diagrama de Afinidade, o Diagrama de Inter-relações, o Diagrama de Árvore, o Diagrama Matricial e hoje vamos discorrer sobre o PDPC (Process Decision Program Chart). Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, onde serão detalhadas estas ferramentas e outros tópicos de gerenciamento, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
PDPC – Process Decision Program Chart – conceitos básicos
Alguns autores mencionam que o PDPC e a técnica FMEA, já abordada aqui no Blogtek, são similares. Na realidade, o PDPC é o modelo geral para abordar um objetivo, as atividades principais para atingir este objetivo, e as tarefas associadas a estas atividades, para a partir daí identificar os riscos associados a estas tarefas, e estabelecer medidas corretivas, preventivas ou mitigadoras para estes riscos. FMEA (e sua variante FMECA) basicamente usa o PDPC para um fim específico, que é o de identificar os modos de falha e seus efeitos (e sua criticalidade, no caso do FMECA).
PDPC – Process Decision Program Chart – quando usar
Por ser uma maneira estruturada de abordar, analisar e buscar soluções para os problemas que eventualmente possam surgir ao longo de um processo, o PDPC – Process Decision Program Chart é mais utilizado quando:
- Se está iniciando um novo processo,
- Quando se está iniciando um projeto grande e complexo, e principalmente
- Quando o custo de possíveis falhas é muito alto.
PDPC – Process Decision Program Chart – como usar
Inicia-se com um diagrama de árvore, desdobrando o Objetivo principal (primeiro nível) em atividades principais (segundo nível), e por sua vez em tarefas requeridas (terceiro nível) para atingir o Objetivo principal. A partir das tarefas, realiza-se um brainstorm para identificar os riscos (risks) ou problemas (issues) associados a estas tarefas.
Uma vez listados os riscos associados, analisa-se os riscos e busca-se eliminar aqueles riscos de menor probabilidade e/ou impacto (lembre-se que na fase de brainstorm não se deve eliminar nenhuma contribuição dos participantes).
Para os riscos ou problemas remanescentes, busca-se estabelecer medidas preventivas, corretivas ou mitigadoras, podendo-se construir um Plano de Ação (5W-1H: What, Why, Who, Where, When, How, ou ainda, 5W-2H, acrescentando o How Much).
PDPC – Process Decision Program Chart – um exemplo
A figura abaixo ilustra o PDPC aplicado ao desenvolvimento de um projeto (é apenas um exemplo ilustrativo, não necessariamente contempla todos os aspectos do Gerenciamento de Projetos).

PDPC – Process Decision Program Chart
Estaremos sempre abordando em detalhes aspectos de Liderança e Gestão, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- diagrama pdpc
- etapas do pdpc
- PDPC
- process decision program chart
- significado do PDPC?
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.