Liderança e Gestão

Comente 14.05.19 799 Vizualizações Imprimir Enviar
Os 7C da Comunicação

Os 7C da Comunicação – é fato notório que um dos grandes problemas da gestão, seja gestão de projetos, gestão da manutenção, gestão de pessoas, é a comunicação. Há teóricos que afirmam que 90% do tempo do gestor é empregado na comunicação (os percentuais podem variar, mas são sempre valores significativos). Já publicamos diversos artigos sobre o assunto: Saber ouvir significa melhor comunicação, Ruídos na comunicação em projetos: preconceito, e também um vídeo Cuidado com a comunicação no Powerpoint. Hoje vamos abordar os 7C da comunicação, que é um lembrete de boas práticas para uma comunicação eficaz. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Os 7C da Comunicação – clara

7C da Comunicação

7C da Comunicação – ficou claro?

A comunicação deve ser clara, evitar ambiguidades que possam criar dúvidas na audiência. Tenha em mente o propósito de sua comunicação, e faça com que este propósito fique bem claro e inteligível.

As frases devem ser curtas e objetivas. Evite mal-entendidos.

Os 7C da Comunicação – concisa

Seja breve, mantenha o foco no assunto a ser informado. Neste sentido, o Twitter, com seu limite de 140 caracteres, agora estendido para 280, colaborou com que as pessoas limitem sua mensagem.

Por outro lado, o uso do Twitter, e de redes sociais em geral, estimulou a criação de uma série de abreviaturas, as quais NÃO devem ser usadas na comunicação formal, no ambiente corporativo.

Os 7C da Comunicação – concreta

7C da Comunicação

7C da Comunicação – visualizou?

A sua comunicação deve favorecer a visualização da imagem que você quer passar. Inclua alguns detalhes específicos, fatos relacionados com o objeto da mensagem, para que a associação seja imediata e firme.

Os 7C da Comunicação – correta

Há dois importantes aspectos a considerar quando falamos de correção. A adequação do texto ou da fala ao público (evitar termos demasiadamente técnicos, ou palavras não usuais no cotidiano). Procure identificar o público alvo, para adequar sua mensagem ao nível cognitivo da plateia, seja em caráter geral, ou sobre um assunto específico.

O outro aspecto é a correção gramatical e ortográfica. Por um lado, não confie nos corretores, pois muitas vezes o corretor falha. Por outro lado, não jogue a culpa dos erros no corretos.

Erros terríveis: mais no sentido de porém, nada haver, Para mim fazer, confusão entre a e há, agente invés de a gente, concerteza (esta última foi difícil escrever, o corretor do Word estava corrigindo…). Há uma página no Facebook que ilustra alguns erros engraçados.

Um exemplo claro da importância da comunicação correta é a quantidade de “memes”que surgiram após a entrevista de certo ministro em um programa de televisão…

 Os 7C da Comunicação – coerente

Os assuntos devem estar adequadamente concatenados, ou seja, deve haver uma sequência lógica no texto. Há mensagens que confundem mais do que esclarecem.

Os 7C da Comunicação – completa

7C da Comunicação

7C da Comunicação – se não fosse a foto…

Muitas das comunicações corporativas são para solicitar algo, como por exemplo, a participação em uma reunião. Neste caso, a informação deve ser completa, ou seja, informar data, hora, duração prevista, local da reunião, o tema a ser abordado, quais serão os participantes, se é necessário levar algum documento específico.

Os 7C da Comunicação – cortês

Às vezes, a comunicação versa sobre algum assunto ou postura desagradável. Ainda assim, devemos tomar o máximo cuidado para não ofendermos o(s) interlocutor(es). Seja firme, porém com postura amigável e honesta.

Procure imaginar-se no lugar de quem vai receber a mensagem, e verifique se você se sentiria confortável recebendo esta mensagem. Tenha em mente que as pessoas reagem de maneiras diversas. O que poderia ser plenamente normal para você, pode parecer ofensivo a outra pessoa.

A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • a comunicação deve ser completa
  • 7c da comunicacao
  • diagrama de inter relacionamento
  • https://blogtek com br/os-7c-da-comunicacao/
  • modelo daKurt lewin
  • práticas de manutenção
  • rodolfo engenheiro militar ita rio de Janeiro
  • slogan para area de projetos
  • tempo cedo pert

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.