Atualidades

Comente 01.07.19 325 Vizualizações Imprimir Enviar
Mundo VUCA é muvuca?
Mundo VUCA é muvuca?  Recentemente, a Internet tem sido frequentada pela expressão Mundo VUCA. Para nós brasileiros, é quase impossível não associar a expressão à palavra MUVUCA, no sentido de confusão, balbúrdia (esta outra palavra que se tornou frequente…rsrsrsrsrsr). Mas, há de fato afinidade entre a expressão Mundo VUCA e MUVUCA? O que significa Mundo VUCA? Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Mundo VUCA – origem da expressão

As referências nos informam que esta expressão foi criada pelas Forças Armas Norteamericanas, na década de 90, como designação para o mundo pós Guerra Fria. Americanos AMAM acrônimos, e este acrônimo em particular reflete as seguintes palavras:
  • Volatility: Volatilidade
  • Uncertainty: Incerteza
  • Complexity: Complexidade
  • Ambiguity: Ambiguidade
Como vemos, a serem mantidas as iniciais em Português, o termo seria VICA. Temos forte tendência a usar expressões em Inglês, mesmo havendo palavras correspondentes em Português. Por exemplo, deletar, ao invés de apagar, printar, no lugar de imprimir, ou ainda, mouse…esta última nossos irmãos portugueses não capitularam, chamam de rato. Por outro lado, os portugueses chamam a tela de ecrã.. talvez prefiram o galicismo ao anglicismo. Na Petrobras, o diretor Guilherme Estrella (grande personagem da Petrobras; assista aqui este excelente vídeo) sempre foi um nacionalista ferrenho: em sua época não havia “workshops”, eram “oficinas”, entre outros termos para os quais só se empregava o Português. Ao viajar para os congressos da OTC (Offshore Technology Conference), em Houston, onde a Petrobras sempre teve merecido destaque, enquanto todos viajam em voos diretos do Rio ou Sâo Paulo a Houston pela Continental, o diretor Guilherme Estrella viajava do Rio a Miami, para poder realizar o voo em empresa aérea brasileira (TAM). Porém, neste caso, acho razoável manter o acrônimo VUCA, justamente pela similaridade à expressão MUVUCA.

Mundo VUCA – Volatilidade

Mundo VUCAA volatilidade tem a ver com a velocidade das mudanças em todos os aspectos da vida atual. Há alguns anos, surgiram as câmeras digitais, suplantando por completo as câmeras tradicionais (leia mais em A falência da Kodak), porém as digitais tiveram um reinado efêmero, tendo sido substituídas em larga escala pelas fotos nos celulares. Atualmente, as câmeras digitais são quase exclusivamente utilizadas por fotógrafos profissionais. Também há alguns anos, pude respirar aliviado ao não precisar mais recorrer às abomináveis cooperativas de táxis. Havia aplicativos para isto: EasyTaxi, 99Táxi, entre outras. E estes aplicativos também duraram pouco, até o surgimento do Uber. Os aplicativos de táxis que sobreviveram tiveram que se adequar ao modelo do Uber.

Mundo VUCA – Incerteza

A Volatilidade anda de mãos dadas à Incerteza: sabemos da Volatilidade, buscamos nos preparar, porém há muita Incerteza a frente. Nada mais é previsível, os modelos do passado não se aplicam mais. O Planejamento Estratégico, certamente ainda fundamental, tem como ingrediente fundamental a difícil etapa de Planejamento de Cenários. Há muita imprevisibilidade na construção de cenários, não havendo nenhum método científico, gerencial, administrativo que permita vislumbrar todos os possíveis cenários futuros.

Mundo VUCA – Complexidade

O contexto atual é também de alta Complexidade. Drones revolucionam a área de logística, a Internet da Coisas (IoT) muda nosso relacionamento com o mercado e como tratamos nossas necessidades, a indústria 4.0 muda a Manutenção (leia mais sobre Manutenção Prescritiva). O ambiente atual é tão complexo que mesmo empresas de ponta tem dificuldade em obter sucesso em algumas áreas. Por exemplo, a poderosa Microsoft lançou com grande alarde o buscador Bing, e mesmo tendo o poder de associar o Bing ao Internet Explorer e aos computadores que usam seu sistema operacional, o Bing tem uma participação de apenas 2,39% no universo de buscadores, atrás do Yahoo (2,69%) e muito atrás do Google (92%). Acesse aqui estas estatísticas. O próprio Google, imperando absoluto na área de buscadores, encerrou, há muitos anos a sua rede social Orkut, que chegou a fazer muito sucesso no Brasil, e mais recentemente também o Google+. A nenhuma destas empresas faltam talentos, capacitação, ferramentas, porém não conseguem replicar em outras áreas o sucesso que têm em algumas áreas.

Mundo VUCA – Ambiguidade

A falta de clareza na visualização dos diferentes cenários leva a múltiplas possíveis respostas para as perguntas que frequentam o planejamento das empresas. Os processos decisórios se tornam cada vez mais difíceis, e não há ferramentas que garantam que a decisão feita, o caminho escolhido, o cenário traçado, efetivamente serão as melhores escolhas. A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek, com legendas em espanhol.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • holland riasec
  • metodo mosler e define
  • o que significa 3p
  • primeiro acidente com gás nos Estados Unidos

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.