As múltiplas inteligências – Howard Gardner
As múltiplas inteligências: conhecer nosso potencial foi sempre um desafio para o ser humano. Aqui no Blogtek já publicamos alguns artigos nesta área, tais como Foco em seus pontos fortes, Nove estilos de Liderança e Janela de Johari. Especificamente a questão da inteligência foi primeiramente abordada por Alfred Binet e Theodore Simon, os quais desenvolveram o famoso conceito de QI – Quociente de Inteligência. Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
As múltiplas inteligências – as limitações do “Teste de QI”

Múltiplas Inteligências
Binet e Simon criaram uma escala que leva o nome de ambos, a qual foi o embrião dos testes de QI, que tem a intenção de aferir a inteligência de um indivíduo através de testes, perguntas curtas distribuídos em questões verbais, matemáticas e de raciocínio geométrico-espacial. Foi criada uma escala em que o índice em torno de 100 (de 90 a 109) caracterizaria a inteligência média.
O próprio Alfred Binet tinha restrições com relação à questão de se criar uma “escala” de inteligência, como alertou em um escrito datado de 1909:
Esta escala, propriamente falando, não permite a medida da inteligência, porque as qualidades intelectuais não são sobreponíveis e, portanto, não pode ser medido como superfícies lineares são medidas.
As múltiplas inteligências – Howard Gardner

Múltiplas Inteligências – Howard Gardner
Howard Gardner, psicólogo cognitivo e educacional americano, professor de Harvard, também manifestou dúvidas sobre a qualificação da Inteligência como característica única e absoluta, factível de ser mensurada.
Gardner observou que entre pessoas com diferentes Quocientes de Inteligência, o sucesso na carreira, nas artes ou nos negócios não era necessariamente proporcional ao QI.
Em seu trabalho, Gardner procurou identificar a estrutura intelectual de sábios, artistas, crianças prodígio, atletas, líderes religiosos e políticos, em suma, aqueles que se destacavam por algum aspecto peculiar de seu perfil cognitivo, em diferentes países, locais e culturas.
Em 1983, publicou sua principal obra, o livro intitulado Estruturas da Mente, onde descreve sete tipos diferentes de inteligência identificados. Posteriormente, mais dois tipos de inteligência foram identificados. Recentemente, publicou “Mentes que mudam: a arte e a ciência de mudar as nossas ideias e as dos outros”.
Para conhecer mais sobre Howard Gardner, visite o site http://multipleintelligencesoasis.org/
As múltiplas inteligências – características
Inteligência Linguística: característica de poetas, jornalista, escritores e oradores. Habilidade em usar palavras, linguagem verbal e escrita. Facilidade em memorizar informações de forma escrita. Habilidade em falar diversos idiomas.
Inteligência Lógico-Matemática: capacidade em usar números, expressões matemáticas, sequências lógicas, habilidade em pensar logicamente, reconhecendo padrões e conceitos abstratos. Típico do pensamento científico, e muito identificada com a visão tradicional de inteligência. Característica de cientistas, matemáticos e engenheiros.
Inteligência Espacial: capacidade de perceber o mundo visual-espacial, envolvendo sensibilidade à percepção de cores, formas, linhas, sólidos, configurações e espaços. Características de marinheiros, engenheiros, pilotos, navegadores, cirurgiões, dentistas, escultores.
Inteligência Musical: capacidade em distinguir, perceber, transformar e expressar formas musicais, com sensibilidade ao ritmo, melodia e timbre. Evidentemente, característica de músicos, compositores, bailarinos e maestros.
Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas, identificar pelo corpo. Conhecimento do corpo e a habilidade em controlar seu corpo e movimentos. Característica de dançarinos, atletas, bailarinos e mímicos.
Inteligência Interpessoal: capacidade de entender as intenções, desejos e motivações dos demais. Habilidade em fazer distinções no humor e sentimentos alheios, de comunicação e persuasão. Característica de políticos, religiosos, vendedores e professores.
Inteligência Intrapessoal: capacidade de autoconhecimento, de interpretação dos próprios sentimentos, medos e motivações. Característica de escritores, psicoterapeutas e conselheiros.
Inteligência Naturalista (não fazia parte do elenco inicial descrito por Howard Gardner): habilidade em reconhecer, identificar semelhanças, classificar espécies de flora e fauna. Sensibilidade a fenômenos naturais. Característica de botânicos, biólogos e zoólogos.
Inteligência Emocional: capacidade de conter os impulsos, ter controle de suas próprias emoções, saber se relacionar com outras pessoas; característica de pessoas que tem inteligência interpessoal e intrapessoal. Será abordada mais a fundo em artigo posterior. Conceito introduzido por Daniel Goleman.
Como desenvolvê-las, para nós e para a nossa equipe? O assunto é muito vasto, e iremos abordá-lo em diversos outros artigos.
Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- download do livro inteligências múltiplas de Howard Gardner
- inteligências múltiplas howard gardner download
- Houard gardner livros
- howard gardner livros download
- múltiplas inteligências gardner
- modelos de liderança Gardner
- a Gardner download
- As 20 perguntas howard gardner
- teste das multiplas inteligencias 07
- baixar livro inteligencia multipla de gardner
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.