Liderança e Gestão

1 Comentário 10.11.14 3584 Vizualizações Imprimir Enviar
Múltiplas Inteligências – desenvolvimento

As múltiplas inteligências – desenvolvimento: recentemente publicamos um artigo aqui no Blogtek sobre Howard Gardner e seu conceito de múltiplas inteligências. Como estamos sempre procurando nos aprimorar, seja como gerentes de projeto, como pais, como educadores, ou como indivíduos, surge a questão: como desenvolver estas múltiplas inteligências? Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

As múltiplas inteligências – lembrando quais são

As múltiplas inteligências identificadas por Howard Gardner, e depois acrescidas de mais algumas, são:

Inteligência Linguística

Inteligência Lógico-Matemática

Inteligência Espacial

Inteligência Musical

Inteligência Corporal-Cinestésica

Inteligência Interpessoal

Inteligência Intrapessoal

Inteligência Naturalista

Inteligência Emocional

Estas inteligências não são excludentes. Pelo contrário, todos nós temos algumas destas inteligências, desenvolvidas em maior ou menor grau, e estas se superpõem.

Cada pessoa apresenta uma combinação única de inteligências em tipos e graus. Esta combinação define as habilidades criativas do indivíduo, isto é, a sua capacidade de lidar com problemas e oportunidades.

As múltiplas inteligências – desenvolvimento

Múltiplas Inteligências - Inteligência Musical

Múltiplas Inteligências – Inteligência Musical

Algumas destas inteligências foram questionadas como aptidões: “Fulano não é muito inteligente, mas desenha como ninguém!”.

Não obstante, Gardner insistiu em chama-las de “inteligências”, e não “aptidões”; para exemplificar, ocorre um exemplo: há pessoas com aptidão musical, sem dúvida. Beethoven não possuía apenas a aptidão musical, tinha inteligência musical. Por quê? É fato que Beethoven ficou surdo com a meia idade. Se tivesse apenas aptidão, provavelmente esta decairia com o tempo de surdez e inatividade auditiva. Como possuía Inteligência Musical, conta-se que para poder “ouvir” a música cravava os dentes na madeira para ter a percepção da vibração. Evidentemente, não eram sons, uma vez que seu aparelho auditivo estava irremediavelmente condenado. Mas, como possuía, mais do que a aptidão, a inteligência musical, conseguiu continuar a “ouvir” música e a compor!

Em sendo uma inteligência, estas múltiplas inteligências podem ser desenvolvidas. Alguns conceitos e pontos de atenção para desenvolver as múltiplas inteligências:

 

  • As pessoas têm diferentes interesses e habilidades, portanto não aprendem da mesma maneira – você gravava suas aulas, para depois poder ouvi-las novamente? Talvez o som não fosse fundamental, mas ver a explicação escrita, isto sim, era necessário? Não adiantava ver, você tinha que escrever, fabricar seu exemplo, usar suas próprias palavras? Ou talvez você só aprendesse quando explicasse para alguém (pobre irmão caçula!!) – note que nestes parcos exemplos estão presentes inteligência musical (sonora), inteligência espacial, inteligência cinestésica, inteligência interpessoal…
  • Não se consegue aprender tudo o que há para ser aprendido. Já mencionamos este assunto em Foco em seus pontos fortes. O próprio Howard Gardner, em um artigo “Practice does not make perfect” enfatiza este conceito. Eu, pessoalmente, sou um analfabeto musical…certa vez, assistindo um show de uma banda cover do Pink Floyd, ao tocar “Another brick in the wall”, a plateia começou a acompanhar a música com palmas. Em certo momento, meus filhos, então adolescentes, olharam para mim, e disseram: “Caraca, pai, você consegue sair do ritmo até batendo palmas!”.
  • A tarefa do pai, educador, gerente de projeto, ou mesmo o indivíduo na busca de aprimoramento, deve ser combinar perfis, objetivos e interesses para determinados assuntos, usando certos estilos de aprendizagem, ou estímulos.
  • Busque identificar em si, em seus filhos, em sua equipe, as formas mais destacadas de inteligência de cada um, e estimule estas facetas da personalidade.

Para ser sempre informado dos novos artigos do Blogtek, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • desenvolvimento de inteligências múltiplas
  • Jeannie é um genio usado nas aulas de linguística
  • montagem de uma equipe X gardner e as multiplas inteligencias

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.