Menu

Modelo SECI – Gestão do Conhecimento

Stonner Comente 04.09.18 502 Vizualizações Imprimir Enviar

Modelo SECI – Gestão do Conhecimento. O modelo SECI (Socialização, Externalização, Combinação, Internalização) foi proposto por Ikujiro Nonaka(professor japonês, declarado pelo Wall Street Journal em 2008 como uma das pessoas mais influentes no pensamento da área de negócios) e Hirotaka Takeuchi(também professor japonês, descrito pela BusinessWeek como um dos dez melhores professores de gerência para programas de educação corporativa no mundo). O trabalho de ambos serviu de inspiração para a criação da Metodologia Ágil. Iremos neste artigo abordar os aspectos do Modelo SECI, com o viés da Gestão de Projetos. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Modelo SECI – conceito

O Modelo SECI pressupõe uma espiral contínua de aprendizado, com interação entre o conhecimento tácito (interno) e o conhecimento explícito (externo). O processo é contínuo, ininterrupto.

Socialização – é a fase do aprendizado através de experiências compartilhadas, conversas de colegas, ensinamentos diários. É parte da assimilação do conhecimento tácito, fruto da experiência pessoal. Consciente ou inconscientemente, os indivíduos vão criando e desenvolvendo Boas Práticas.

Externalização – o aprendizado obtido de forma tácita, começa a ser compartilhado, portanto tornando-se explícito. Os conceitos aprendidos começam a ser estruturados, de maneira a poderem ser compartilhados. Surgem as Lições Aprendidas, as quais transcendem os limites do projeto, podendo ser conhecidos e utilizados por outros indivíduos.

Combinação – é o momento da compilação do conhecimento externalizado em estruturas sistemáticas, criando procedimentos, fluxogramas e definindo processos. Quando o PMI lança cada nova edição do PMBOK Guide, está combinando o conhecimento existente de forma ordenada e estruturada. Esta é a razão do nome PMBOK (Corpo de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos).

Internalização – esta ocorre quando os processos sistematizados são incorporados pelos que exercem a função de gestores de um projeto. A certificação PMP, RMP ou as demais oferecidas pelo PMI são momentos da internalização de conceitos. Obviamente, apenas a certificação não serve de nada, por isso um dos requisitos para obter a certificação é comprovar um determinado número de horas trabalhadas em gestão de projetos. Imaginar alguém se tornando um Gerente de Projetos pela mera leitura do PMBOK Guide é imaginar alguém aprendendo javanês lendo um dicionário (a referência ao Javanês é uma lembrança do conto de Lima Barreto, “O homem que falava Javanês”, lançado em 1911). A partir da internalização, continua o ciclo, agregando novas experiências, práticas e lições.

Por isso que sempre há novas edições do PMBOK Guide, pois o conhecimento (principalmente na época atual) nunca é estático.

Modelo SECI – diagrama

Estas fases da evolução do conhecimento são representadas através dos quadrantes da figura a seguir.

Modelo SECI - quadrantes

Modelo SECI – quadrantes

Na realidade, estes quadrantes, e o processo iterativo de sequenciamento, lembram a Pirâmide do Aprendizado, segundo William Glasser:

Modelo SECI e a pirâmide de Hassler

Modelo SECI e a pirâmide de Hassler

Claro, não é verdade absoluta: eu, por exemplo, sou muito mais visual que auditivo, por isso assimilo mais vendo que ouvindo. Mas, no final, uma verdade incontestável: quanto de nós já não preparamos resumos para alguma prova na faculdade, talvez até querendo usá-lo como “cola”, porém depois nos damos conta que ao fazer o resumo aprendemos a matéria e não foi preciso “colar”???

A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • modelo seci
  • modelo seci conhecimento

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Liderança e Gestão

Elogio ou esporro: qual mais eficaz?

Comente Stonner 12.11.18
Gestão da Manutenção

Manutenção prescritiva – o que significa?

1 Comentário Stonner 22.10.18
Gerenciamento de Projetos

Fatores de produtividade no planejamento

Comente Stonner 15.10.18
Liderança e Gestão

Gemba, ou, em bom Português, TBC!

1 Comentário Stonner 02.10.18
Liderança e Gestão

O efeito Dunning-Kruger: a arrogância dos incapazes

Comente Stonner 24.09.18

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

85 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

63 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

45 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2018 Blogtek.