Modelo de mudança organizacional de Lewin – Descongelar – Mudar – Congelar
Modelo de mudança organizacional de Lewin – há muito que as organizações reconheceram que o imobilismo leva à morte, que vivemos em um mundo em constante mudança. Porém, é necessário saber conduzir as mudanças organizacionais, e para isto existe o chamado Modelo de mudança organizacional de Lewin, pois a mudança sem critério também é prejudicial. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Modelo de mudança organizacional de Lewin – Descongelar – Mudar – Congelar
Kurt Lewin foi um psicólogo alemão (1890-1947), que fugiu da Alemanha em 1933, por ser judeu, e se radicou definitivamente nos Estados Unidos. Se especializou em psicologia social. Um de seus trabalhos mais difundidos é a teoria do campo psicológico, porém iremos abordar aqui o modelo proposto por Lewin para o gerenciamento de mudanças.
Em sua abordagem mais simples, como exemplo, imaginemos um cubo de gelo ao qual se queira dar uma outra forma, por exemplo, piramidal. Obviamente, o primeiro passo é descongelar o cubo de gelo. A massa de água obtida é amorfa, porém moldável, adaptável a qualquer recipiente. Esta seria a fase de mudança. Porém, após se realizar a mudança, é necessário que esta mudança se consolide, o que seria obtido congelando o novo formato.
Portanto, o modelo de mudança organizacional de Lewin é também conhecido pelas etapas Descongelar – Mudar – Congelar (Unfreeze – Move – Freeze).
Modelo de mudança organizacional de Lewin – Descongelar

Modelo de mudança organizacional – descongelar
Usualmente as pessoas são avessas a mudanças, por isso é necessária esta fase denominada “Descongelar”. É preciso evidenciar para a equipe que muitos processos estão ineficazes, que há outras tecnologias, que muitas atividades são executadas por força do hábito. Isto é necessário para que as pessoas se deem conta da necessidade de mudanças. Idealmente, a equipe deveria se conscientizar de que sem mudanças, a organização irá acabar, os seus empregos e posições irão desaparecer, para que seja criado o ímpeto da mudança.
Mas o gestor não deve apenas ficar no discurso de que “Temos que mudar”, sem estabelecer metas e prazos. Prazos (deadlines) são importantes para criar o senso de urgência, evitar a procrastinação (leia mais em Síndrome do Estudante). É requerida motivação para a mudança.
Passos para descongelar:
- Você conhece os processos de sua empresa ou projeto? Avalie-os, veja quais são ineficazes.
- Use as ferramentas de Análise das Partes Interessadas para identificar quem e como serão afetadas. É fundamental o suporte da alta administração.
- Mostre a equipe o “porquê” da necessidade de mudança. Esclareça as dúvidas, esteja presente.
Modelo de mudança organizacional de Lewin – Mudar

Modelo de mudança organizacional – mudar
Criada a conscientização da necessidade de mudança, é hora de agir. Hora de Mudar. É um período de incerteza e receio, a etapa mais difícil de ser vencida. Treinamento, motivação, suporte e visibilidade gerenciais são vitais. As pessoas terão que conhecer as novas estruturas, os novos processos, haverá uma curva de aprendizagem, certamente cometerão erros… o ambiente aparentemente caótico por algum tempo é um preço a pagar pela mudança.
A análise do campo de forças, conceito também criado por Kurt Lewin, e já abordado aqui no Blogtek (acesse o link), irá auxiliar nesta etapa. Esta análise irá identificar quais são as forças direcionadoras, e quais são as forças restritivas, e de que forma aumentar e valorizar as forças direcionadoras, e minimizar as forças restritivas.
Passos para mudar:
- Mostre os benefícios e conquistas advindos da mudança. Deixe claro como irão ocorrer as mudanças.
- Gerencie de mediato os problemas que surgirem. Esclareça as dúvidas da equipe.
- Incentive a participação, os questionamentos, o “pensar fora da caixa”.
- Procure identificar e divulgar os “quick wins”(rápidos resultados).
Modelo de mudança organizacional de Lewin – Congelar

Modelo de mudança organizacional – congelar
A mudança só será efetiva se atingir um patamar de estabilidade. Alguns autores se referem a tornar-se permanente, porém julgo este termo inadequado, pois mais a frente haverá novas necessidades de mudança. Entendo mais aplicável neste conceito os versos de Vinicius de Moraes: “…que seja infinito enquanto dure, mas não imortal, posto que é chama…”.
Justamente pela necessidade de se atingir a estabilidade é que, apesar de Lewin ter usado o termo “congelar” (freeze), alguns autores usam o termo “recongelar” (refreeze), para simbolizar um novo passo.
Portanto, as novas estruturas, os novos processos, as novas práticas devem ser aceitas e reforçadas, para que não se retorne aos padrões antigos.
Passos para mudar:
- Padronize as mudanças, estabeleça regras definitivas (definitivas até a próxima mudança, mas que sejam claras agora).
- Estimule o feedback. Estabeleça recompensas e reconhecimento.
- Dê suporte em treinamento.
A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- modelo de kurt lewin
- descongelamento mudança e recongelamento
- modelo de mudança de kurt lewin
- modelo de lewin
- modelo kurt lewin
- kurt lewin mudança organizacional
- Kurt Lewin
- etapas do processo de mudanças kurt lewin
- kurt lewin descongelamento
- https://blogtek com br/modelo-de-mudanca-organizacional-de-lewin-descongelar-mudar-congelar/
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.