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Comente 26.03.19 1443 Vizualizações Imprimir Enviar
Modelo de Aaker para a construção da Marca

Modelo de Aaker para a construção da Marca: seja enquanto gestores de uma empresa, ou como indivíduos atuantes em determinado segmento, sabemos como é importante a Marca. O que vem a ser “marca”(brand)? O site Business Dicitionary assim define: “Design exclusivo, sinal, símbolo, palavras ou uma combinação destes, empregados na criação de uma imagem que identifica um produto e o diferencia de seus concorrentes”. Um estudioso de Marketing, David Aaker, teoriza sobre os elementos de valorização de uma marca, em seu Modelo de Aaker. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Modelo de Aaker para a construção da Marca – componentes do valor da marca

O modelo de Aaker considera cinco categorias para a valorização e construção da Marca. Uma delas se refere aos atributos específicos, tais como patentes, registros detidos pelo dono da Marca, enquanto as outras quatro são construídas no universo externo:

Lealdade à Marca:

Modelo de Aaker

Modelo de Aaker – não há nenhuma palavra, mas você conhece a Marca

 

 

Segundo o conceito de Aaker, é a moeda da Marca. É o ingrediente fundamental para medida da valorização da marca, como anualmente o fazem sites tais como Forbes.

Alta lealdade à Marca diminui os custos de marketing.

A lealdade pode ser modificada, porém tem alta inércia, e permite à empresa maior tempo para responder aos movimentos dos concorrentes.

 

 

 

Consciência da Marca:

Primeiro ponto no desenvolvimento da Marca. É necessário que o público saiba de sua existência.

Tendo consciência da Marca, o público a considera ao planejar sua compra ou adesão ao serviço.

Qualidade percebida:

A qualidade percebida no produto ou serviço oferece uma vantagem extra na valorização de uma determinada marca. No entanto, a chama da qualidade tem que ser mantida acesa. Notem que os carros japoneses e coreanos já foram considerados como os chineses de hoje. E percebam que os chineses começam a melhorar sua percepção de qualidade.

Por outro lado, os telefones Nokia eram considerados robustos e, tinham este diferencial. No entanto, a lentidão de sua evolução para os modelos atuais de smartphones soterrou sua qualidade percebida.

Associação à Marca:

Este atributo revela quanto a marca induz a associações. Por exemplo, falar da Apple remete ao iPhone. De forma ainda mais genérica, falar de um smartphone remete ao iPhone, entre outros.

Também remete à diferenciação: quão melhor uma marca é, em relação a outra do mesmo segmento.

Modelo de Aaker

Modelo de Aaker – associação à marca

A associação à Marca também permite criar ou compartilhar sentimentos e atitudes positivas. Muitas empresas investem pesadamente em responsabilidade social para poder gerar uma associação positiva à sua Marca. Por exemplo, o MacDonald’s institui em todas as suas franquias (eventualmente em datas diferentes), o MacHappy Day, datas em que para cada compra de um determinado produto, um certo valor é destinado a hospitais para crianças com câncer ou entidades semelhantes. Este movimento leva a uma empatia com a Marca.

 

Leia também sobre diferenciação (Cuidado na análise de indicadores) e Matriz ADL (Posição competitiva da empresa).

 

Modelo de Aaker para a construção da Marca – as perspectivas da marca

Além dos atributos de Marca aí descritos, Aaker menciona 12 dimensões da marca, distribuídas ao longo de 4 perspectivas:

Marca-como-produto: escopo do produto, atributos do produto, qualidade/valor, usos, usuários, país de origem.

Marca-como-organização: atributos organizacionais, local versus global.

Marca-como-pessoa: personalidade da marca, relação cliente-marca

Marca-como-símbolo: imagem visual (metáforas associadas), herança da marca (que lembranças traz associadas)

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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