O modelo 7S de McKinsey – ferramenta de avaliação empresarial
O modelo 7S de McKinsey – avaliação empresarial: todo empreendedor ou gestor precisa saber se sua empresa está adequadamente estruturada para atingir seus objetivos. Há diversas ferramentas para tal (já abordamos aqui no Blogtek a “Análise SWOT”), e uma das que vem se mantendo como uma opção de excelência, ao longo dos anos, é o modelo 7S de McKinsey. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
O modelo 7S de McKinsey – origem
O modelo 7S foi desenvolvido nos anos 70/80 pelos consultores Tom Peters, Robert Waterman e Julien Philips, àquela época consultores da McKinsey, de onde advém o nome. É uma das ferramentas mais utilizadas para avaliação empresarial, juntamente com as 5 Forças de Porter e a Análise SWOT. O nome 7S é oriundo da abordagem de sete aspectos da Organização, todos eles iniciados com a letra S (em Inglês). Estes sete fatores são divididos em Soft S e Hard S, conforme sua tangibilidade. Os Hard S são: Strategy (Estratégia), Structure (Estrutura) e Systems (Sistemas). Os Soft S são: Skills (Habilidades), Staff (Equipe), Style (Estilo – no caso, estilo de liderança, governança) e Shared Values (Valores Compartilhados, ou simplesmente, Valores da Empresa). Todos estes elementos se inter-relacionam, conforme o esquema a seguir.

O modelo 7S de McKinsey – interrelações
O modelo 7S de McKinsey – Processo
O significado destes 7S delineados no modelo 7S de Kinsey está descrito a seguir:
Strategy – o plano para construir e manter a vantagem competitiva no mercado
Structure – a forma em que a Organização está estruturada, os níveis organizacionais existentes, estrutura de poder e comando.
Systems – os sistemas de suporte à gestão, tais como sistemas de informação, comunicação, relatórios financeiros, ERP (Enterprise Resource Planning)
Shared Values – são os valores centrais da empresa, os quais definem o comportamento empresarial, seu relacionamento com as partes interessadas.
Style – a forma de liderança adotada na Organização.
Staff – a quantidade e perfil dos empregados da Organização.
Skills – as habilidades e competências dos empregados da Organização.
O modelo 7S de Kinsey permite definir o estado atual da empresa, nestas sete áreas definidas, e construir o processo de avanço e amadurecimento da empresa, seguindo a sequência abaixo.

O modelo 7S de McKinsey – etapas do processo

O modelo 7S de McKinsey – fluxo do processo
Para definir o estado atual, e vislumbrar as necessidades para o estado futuro, a equipe de análise deve fazer (e responder) alguns questionamentos em cada uma destas áreas, alguns deles representados a seguir:

O modelo 7S de McKinsey – questões
Fazendo estes questionamentos (e outros, conforme as necessidades) em cada uma das áreas S, as respostas obtidas permitirão identificar as lacunas existentes entre o estado atual, e o estado desejado, possibilitando a criação de um plano de ação para evolução.
Estamos sempre publicando artigos sobre Liderança e Gestão, Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- Modelo Macknisey
- os 7S de Mckinsey
- 7s de mckinsey
- modelo 7S
- 7s mckinsey
- 7s mckinsey exemplos
- modelo mckinsey
- sete s swot
- modelo 7s mckinsey
- https://blogtek com br/modelo-7s-kinsey-ferramenta-avaliacao-empresarial/
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.