Missão – o modelo Ashridge
Missão – o modelo Ashridge: desde que foi corporativamente reconhecida a importância do Planejamento Estratégico, todas as Organizações se preocupam em definir Missão e Visão, assunto que já foi objeto de artigo aqui no Blogtek. No entanto, muitas organizações ainda entendem Missão como sendo uma bela frase de efeito a ser emoldurada e distribuída nas paredes da empresa. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Missão – o modelo Ashridge: introdução
No entanto, há certos cuidados a serem tomados na formulação da Missão. Andrew Campbell, fundador da assessoria Ashridge Strategic Management Research Center, pesquisou a formulação da Missão em 53 diferentes grandes empresas, e fundamentou a elaboração da Missão como sustentada em quatro pilares: propósito, estratégia, valores e padrões de comportamento. A figura a seguir ilustra o chamado Ashridge Diamond:

Missão – o modelo Ashridge
Esta proposta de Campbell engloba a vertente estratégica, em que a Missão é vista como primeiro passo do planejamento estratégico, definindo a lógica comercial e o público de interesse, e a vertente Filosófica/Cultural, que visualiza a Missão como elemento de integração entre os empregado, propiciando coesão organizacional.
Missão – o modelo Ashridge: utilização
A elaboração da Missão, quando do estabelecimento do Planejamento Estratégico, auxilia na reflexão sobre o verdadeiro propósito da empresa, propicia discussões salutares, mas a Missão não deve ser confundida com a Visão: a Visão é a imagem do futuro possível e desejável para a empresa, podendo portanto mudar com o passar do tempo, enquanto a Missão traduz o espírito da empresa, em tese, imutável. Costuma-se também dizer que a Missão é Identidade e a Visão é o Passaporte.
Missão – o modelo Ashridge: roteiro
Para elaborar a Missão, ou avaliar a adequação do texto existente, há alguns passos usualmente recomendados:
Propósito:
- A declaração da Missão descreve um intento inspirador que evita antagonismos entre as partes interessadas: acionistas, clientes, empregados e fornecedores?
- A declaração de Missão descreve as responsabilidades da Empresa com suas partes interessadas?
Estratégia:
- A declaração da Missão define a área de atuação do negócio e explica sua atratividade?
- A declaração de Missão descreve o posicionamento estratégico da Empresa de forma a alcançar o diferencial competitivo?
Valores:
- A declaração de Missão identifica o alinhamento do propósito da Empresa com os valores dos quais os empregados possam se orgulhar?
- Os valores são consistentes e reforçam a estratégia da Empresa?
Comportamento:
- A declaração de Missão descreve padrões de comportamento que balizam a estratégia e valores?
- Os padrões de comportamento estão descritos de forma que um empregado possa discernir se seu comportamento foi adequado ou não?
Caráter:
- A declaração de Missão ilustra adequadamente a Empresa, e captura a cultura da Organização?
- A declaração de Missão é fácil de ser entendida?
Missão – o modelo Ashridge: premissas
A elaboração da Missão deve envolver ativamente equipes e pessoas comprometidas.
A Missão deve ser claramente entendida e assimilada; não basta ter uma vaga ideia da Missão.
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