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Missão – o modelo Ashridge

Stonner 7 Comentários 06.07.15 3940 Vizualizações Imprimir Enviar

Missão – o modelo Ashridge:  desde que foi corporativamente reconhecida a importância do Planejamento Estratégico, todas as Organizações se preocupam em definir Missão e Visão, assunto que já foi objeto de artigo aqui no Blogtek.  No entanto, muitas organizações ainda entendem Missão como sendo uma bela frase de efeito a ser emoldurada e distribuída nas paredes da empresa. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Missão – o modelo Ashridge: introdução

No entanto, há certos cuidados a serem tomados na formulação da Missão. Andrew Campbell, fundador da assessoria Ashridge Strategic Management Research Center, pesquisou a formulação da Missão em 53 diferentes grandes empresas, e fundamentou a elaboração da Missão como sustentada em quatro pilares: propósito, estratégia, valores e padrões de comportamento. A figura a seguir ilustra o chamado Ashridge Diamond:

Missão - o modelo Ashridge

Missão – o modelo Ashridge

Esta proposta de Campbell engloba a vertente estratégica, em que a Missão é vista como primeiro passo do planejamento estratégico, definindo a lógica comercial e o público de interesse, e a vertente Filosófica/Cultural, que visualiza a Missão como elemento de integração entre os empregado, propiciando coesão organizacional.

Missão – o modelo Ashridge: utilização

A elaboração da Missão, quando do estabelecimento do Planejamento Estratégico, auxilia na reflexão sobre o verdadeiro propósito da empresa, propicia discussões salutares, mas a Missão não deve ser confundida com a Visão: a Visão é a imagem do futuro possível e desejável para a empresa, podendo portanto mudar com o passar do tempo, enquanto a Missão traduz o espírito da empresa, em tese, imutável. Costuma-se também dizer que a Missão é Identidade e a Visão é o Passaporte.

Missão – o modelo Ashridge: roteiro

Para elaborar a Missão, ou avaliar a adequação do texto existente, há alguns passos usualmente recomendados:

Propósito:

  1. A declaração da Missão descreve um intento inspirador que evita antagonismos entre as partes interessadas: acionistas, clientes, empregados e fornecedores?
  2. A declaração de Missão descreve as responsabilidades da Empresa com suas partes interessadas?

Estratégia:

  1. A declaração da Missão define a área de atuação do negócio e explica sua atratividade?
  2. A declaração de Missão descreve o posicionamento estratégico da Empresa de forma a alcançar o diferencial competitivo?

Valores:

  1. A declaração de Missão identifica o alinhamento do propósito da Empresa com os valores dos quais os empregados possam se orgulhar?
  2. Os valores são consistentes e reforçam a estratégia da Empresa?

Comportamento:

  1. A declaração de Missão descreve padrões de comportamento que balizam a estratégia e valores?
  2. Os padrões de comportamento estão descritos de forma que um empregado possa discernir se seu comportamento foi adequado ou não?

Caráter:

  1. A declaração de Missão ilustra adequadamente a Empresa, e captura a cultura da Organização?
  2. A declaração de Missão é fácil de ser entendida?

Missão – o modelo Ashridge: premissas

A elaboração da Missão deve envolver ativamente equipes e pessoas comprometidas.

A Missão deve ser claramente entendida e assimilada; não basta ter uma vaga ideia da Missão.

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

  • Muito interessante!

  • Obrigado, Aldo!

  • Wellington Luiz Fernandes

    Parabens Stonner, conhecimento preso dentro da cabeça não vale nada, a distribuição do conhecimento é que gera crescimento e valores para a sociedade.

  • Olá, Wellington, e o bom de compartilhar conhecimentos é que é sempre uma via de duas mãos, se aprende muito com o intercâmbio com os colegas!

  • Carlos Frederico Dalla Barcellos

    Excelente e muito importante para as empresas.

  • Carlos Frederico Dalla Barcellos

    Excelente e muito importante para a empresa.

  • Obrigado pela visita ao Blogtek!

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