Minha lista de leitura….
Como leitor contumaz, daqueles que compra livros em velocidade superior à que consegue ler, tenho alguns livros os quais gostaria de poder compartilhar com os visitantes. Estarei sempre atualizando a lista, com novas indicações e resumos, como sugestões de leitura.
Título: Acidentes Industriais – o custo do silêncio
Autor: Michel Llory
Editora: Multimais Editorial
A partir do comentário de um leitor, Roberto Breves Vianna (obrigado, meu caro!), lembrei-me deste livro, e o reli com imenso prazer. Leitura agradável e profunda. O Roberto diz que deveria ser o livro de cabeceira de todo engenheiro de segurança, e vou mais além: de todo gestor de indústria. Michel Llory faz uma inversão da perspectiva comum: o fator humano não mais como negativo (o erro humano), mas como o verdadeiro fator positivo da prevenção. Procurei o livro pela Internet, parece que está esgotado, mas em algumas livrarias pode ser que ainda se encontre. De qualquer maneira, recomendo o livro, e espero que a procura leve a editora a uma nova edição.
Título: A Viagem do Descobrimento
Autor: Eduardo Bueno
Editora: Objetiva
Eduardo Bueno não é historiador, é jornalista. Conquanto isto lhe tenha valido algumas críticas por parte do mundo acadêmico, por outro lado lhe confere a habilidade de narrar a história épica do descobrimento do Brasil e das grandes navegações de forma extremamente leve e agradável, recheada de fatos pitorescos, e apresentando a visão da proa (a dos Portugueses) e a visão da praia (a dos Índios). Alia a leveza da narrativa à exatidão dos fatos. Foi uma excelente releitura, de um livro que já havia lido há muito tempo!
Título: Industrial Megaprojects
Autor: Edward W. Merrow
Editora: Wiley
Subtítulo: Concepts, Strategies, and Practices for Success. O autor é fundador e CEO do IPA (Independent Project Analysis, Inc.), empresa que detém o maior banco de dados de projetos no mundo, inclusive aqueles rotulados de “megaprojetos”, basicamente com um custo total acima de um bilhão de dólares, e tipicamente com mais de três anos de duração. Com base nestes dados, são descritos os erros mais comuns nestes megaprojetos, e quais práticas de sucesso. Todo gerente de projeto identificará algumas destas práticas como já a tendo vivenciado em seu ambiente corporativo. Leitura obrigatória para gerentes de projetos e, principalmente, a alta administração de grandes empresas.
Título: Descubra seus pontos fortes
Autor: Marcus Buckingham e Donald O. Clifton
Editora: Sextante
Já fiz referência a este livro em um post. Marcus Buckingham, com base em sua vivência de longa data como Vice Presidente do Instituto Gallup, subverte o conceito usual que nós e os departamentos de Recursos Humanos temos acerca de nossas necessidades de treinamento. Normalmente, buscamos treinar nossos pontos “fracos”, buscando melhorá-los. A tese do livro é que temos que treinar nossos pontos fortes (talentos), para atingir a Excelência. Nossos pontos fracos devem ser melhorados até atingir um nível mínimo de “sobrevivência”. O livro elenca 34 diferentes tipos de talento, e ao adquiri-lo você recebe um código que o permitirá fazer um teste para identificar seus cinco pontos fortes predominantes. Caso não adquira o livro, ainda assim poderá fazê-lo, mediante pagamento em http://www.strengthstest.com/strengths-tests/strengthsfinder-20-access-code.html
Título: Febre do Panama
Autor: Matthew Parker
Editora: Record
A história da construção do Canal do Panamá é imprescindível para aqueles que desejam se aprofundar em Gerenciamento de Riscos. Na fase francesa da Obra, aprende-se tudo o que NÃO se deve fazer em termos de análise, identificação e tratamento de riscos. Com uma rigorosa abordagem histórica (por vezes tão minuciosa que se torna um pouco entediante), o autor ilustra os equívocos cometidos pelo histórico Ferdinand de Lesseps, construtor do Canal de Suez, e as medidas empregadas pelos americanos, incluindo até as manobras políticas para tornar o Panamá independente da Colômbia, para garantir a conclusão da Obra.
Título: O último Teorema de Fermat
Autor: Simon Singh
Editora: Record
Apesar de trabalhar como Gerente de Projeto, meu passado de professor de Matemática ainda está vivo. Este livro narra, de forma romanceada e de fácil acesso para os não matemáticos, a história do último grande desafio da Matemática. Em 1665, Pierre de Fermat, um matemático amador !!?? escreveu às margens de um livro que a equação x^n + y^n = z^n não tem solução inteira para valores de n>2 (para n=2, trata-se do teorema de Pitágoras, o qual sabidamente tem soluções inteiras). Em 1995 o Teorema foi provado por um matemático inglês, Andrew Wiles. Mas a busca pela demonstração do teorema é uma história épica, valendo a pena ser lida.
Autor: Charles Duhigg
Editora: Objetiva

Incoming search terms:
- новости челябинск мир 74
- acidentes industriais o custo do silencio
- minha lista de leitura
- minha lista de leitura minha lista de leitura