Menu

    Minha lista de leitura….

    15 Comentários 25.01.13 15102 Vizualizações Imprimir Enviar

    Como leitor contumaz, daqueles que compra livros em velocidade superior à que consegue ler, tenho alguns livros os quais gostaria de poder compartilhar com os visitantes. Estarei sempre atualizando a lista, com novas indicações e resumos, como sugestões de leitura.

    Título: Acidentes Industriais – o custo do silêncio
    Autor: Michel Llory
    Editora: Multimais Editorial

    Acidentes industriaisA partir do comentário de um leitor, Roberto Breves Vianna (obrigado, meu caro!), lembrei-me deste livro, e o reli com imenso prazer. Leitura agradável e profunda. O Roberto diz que deveria ser o livro de cabeceira de todo engenheiro de segurança, e vou mais além: de todo gestor de indústria. Michel Llory faz uma inversão da perspectiva comum: o fator humano não mais como negativo (o erro humano), mas como o verdadeiro fator positivo da prevenção. Procurei o livro pela Internet, parece que está esgotado, mas em algumas livrarias pode ser que ainda se encontre. De qualquer maneira, recomendo o livro, e espero que a procura leve a editora a uma nova edição.

    Título: A Viagem do Descobrimento
    Autor: Eduardo Bueno
    Editora: Objetiva

    a-viagem-descobrimento-Eduardo Bueno não é historiador, é jornalista. Conquanto isto lhe tenha valido algumas críticas por parte do mundo acadêmico, por outro lado lhe confere a habilidade de narrar a história épica do descobrimento do Brasil e das grandes navegações de forma extremamente leve e agradável, recheada de fatos pitorescos, e apresentando a visão da proa (a dos Portugueses) e a visão da praia (a dos Índios). Alia a leveza da narrativa à exatidão dos fatos. Foi uma excelente releitura, de um livro que já havia lido há muito tempo!

     

     

    Título: Industrial Megaprojects
    Autor: Edward W. Merrow
    Editora: Wiley

    Industrial megaprojetcsSubtítulo: Concepts, Strategies, and Practices for Success. O autor é fundador e CEO do IPA (Independent Project Analysis, Inc.), empresa que detém o maior banco de dados de projetos no mundo, inclusive aqueles rotulados de “megaprojetos”, basicamente com um custo total acima de um bilhão de dólares, e tipicamente com mais de três anos de duração. Com base nestes dados, são descritos os erros mais comuns nestes megaprojetos, e quais práticas de sucesso. Todo gerente de projeto identificará algumas destas práticas como já a tendo vivenciado em seu ambiente corporativo. Leitura obrigatória para gerentes de projetos e, principalmente, a alta administração de grandes empresas.

    Título: Descubra seus pontos fortes
    Autor: Marcus Buckingham e Donald O. Clifton
    Editora: Sextante

    Descubra seus pontos fortesJá fiz referência a este livro em um post. Marcus Buckingham, com base em sua vivência de longa data como Vice Presidente do Instituto Gallup, subverte o conceito usual que nós e os departamentos de Recursos Humanos temos acerca de nossas necessidades de treinamento. Normalmente, buscamos treinar nossos pontos “fracos”, buscando melhorá-los. A tese do livro é que temos que treinar nossos pontos fortes (talentos), para atingir a Excelência. Nossos pontos fracos devem ser melhorados até atingir um nível mínimo de “sobrevivência”. O livro elenca 34 diferentes tipos de talento, e ao adquiri-lo você recebe um código que o permitirá fazer um teste para identificar seus cinco pontos fortes predominantes. Caso não adquira o livro, ainda assim poderá fazê-lo, mediante pagamento em http://www.strengthstest.com/strengths-tests/strengthsfinder-20-access-code.html

    Título: Febre do Panama
    Autor: Matthew Parker
    Editora: Record

    Febre do PanamaA história da construção do Canal do Panamá é imprescindível para aqueles que desejam se aprofundar em Gerenciamento de Riscos. Na fase francesa da Obra, aprende-se tudo o que NÃO se deve fazer em termos de análise, identificação e tratamento de riscos. Com uma rigorosa abordagem histórica (por vezes tão minuciosa que se torna um pouco entediante), o autor ilustra os equívocos cometidos pelo histórico Ferdinand de Lesseps, construtor do Canal de Suez, e as medidas empregadas pelos americanos, incluindo até as manobras políticas para tornar o Panamá independente da Colômbia, para garantir a conclusão da Obra.

     

    Título: O último Teorema de Fermat
    Autor: Simon Singh
    Editora: Record
    Último teorem de FermatApesar de trabalhar como Gerente de Projeto, meu passado de professor de Matemática ainda está vivo. Este livro narra, de forma romanceada e de fácil acesso para os não matemáticos, a história do último grande desafio da Matemática. Em 1665, Pierre de Fermat, um matemático amador !!?? escreveu às margens de um livro que a equação x^n + y^n = z^n não tem solução inteira para valores de n>2 (para n=2, trata-se do teorema de Pitágoras, o qual sabidamente tem soluções inteiras).  Em 1995 o Teorema foi provado por um matemático inglês, Andrew Wiles. Mas a busca pela demonstração do teorema é uma história épica, valendo a pena ser lida.

     Título: O poder do hábito
    Autor: Charles Duhigg
    Editora: Objetiva
    O poder do hábitoEste livro mostra a força dos hábitos como elementos potencialmente capazes de realizar transformações positivas nos indivíduos e empresas. Leitura extremamente agradável, pois não discorre apenas sobre conceitos, mas dá inúmeros exemplos reais. E fiquei impressionado com a abrangência das fontes mencionadas: ao final do livro, há quase 80 (oitenta) páginas descrevendo as fontes referenciadas!!

    Incoming search terms:

    • новости челябинск мир 74
    • acidentes industriais o custo do silencio
    Publicidade
    Publicidade

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO

    • Pingback: Performance nos contratos de obras onshore e offshore | blogtek.com.br()

    • Karla Nicolini

      Boa tarde!

      Amei sua iniciativa!
      Obrigado por compartilhar conosco a indicação dos livros e, carinhosamente, a a resenha destes.
      Tenho certeza que será de grande valia para todos.

      Um abraço.
      Karla

    • Muito obrigado pelo feedback e carinho, Karla!!

    • Ronaldo Machado

      Stonner,
      Parabéns por estas sugestões, sou fissurado por obras de grande porte. Procurarei por dois desses livros.
      Att.
      Ronaldo

    • Obrigado pelo retorno, Ronaldo. Tenho mais alguns para acrescentar em breve!

    • Paulo Torrezan

      Stonner,

      Acredito que li em um de seus posts a historia sobre a investigação de acidentes aéreos numa cia. asiática, mas não consigo encontrar o artigo. Se foi voce que publicou, poderia me passa-lo novamente?

      Grato

    • Olá, Paulo, é um dos itens mencionados no artigo http://blogtek.com.br/seguranca-pra-que-eu-sou-macho/ Grato pelo interesse!

    • Fernando Feu

      Prezado Rodolfo, gostei muito da sua lista de livros. Vou ver se consigo localizar o da Construção do Canal do Panama. O livro do Autor: Edward W. Merrow, sobre Mega Projetos, tive a feliz oportunidade de receber um do autor, durante o Seminario com este titulo, no Brasil.Muito bom mesmo.
      Abs
      Fernando Feu

    • Olá, Fernando, com certeza você irá apreciar bastante o livro. Bastidores das grandes obras sempre nos interessam e nos ensinam!!!

    • RENATO LUIS GIRARDI DA SILVA

      Obrigado pelas sugestões.

    • Gostei muito das abordagens de riscos nas empresas.
      Prevenir é menos custoso do que reparar perdas

    • Adriana

      Muito bom! Obrigada.

    • Obrigado, estou precisando atualizar a lista…tenho lido excelentes livros recentemente!!!

    • DILMA BALBI

      Olá mestre!
      Lembrando que faz falta sua atualização..
      quando puder… dê novas dicas de leitura pra nós!
      Abs

    • Ok, Dilma, de fato andei um tempo sem atualizar minha lista de leitura, mas vou corrigir!!!

    Publicidade

    Gerenciamento de Projetos

    Prazo de cotação – quando 2+1 não é igual a 3

    Comente Stonner 17.09.18
    Gerenciamento de Projetos

    Know-how e Know-why: a importância da gestão do conhecimento

    Comente Stonner 10.09.18
    Gerenciamento de Projetos

    Modelo SECI – Gestão do Conhecimento

    Comente Stonner 04.09.18
    Gestão da Manutenção

    16 perdas na produção industrial

    Comente Stonner 28.08.18
    Gerenciamento de Projetos

    Curva mais cedo, curva mais tarde

    Comente Stonner 20.08.18

    Gerenciamento de Projetos

    MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

    85 Comentários Stonner 28.04.13
    Liderança e Gestão

    Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

    63 Comentários Stonner 01.12.14
    Gestão da Manutenção

    O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

    61 Comentários Stonner 05.05.13
    Atualidades

    O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

    56 Comentários Stonner 17.04.13
    Gerenciamento de Projetos

    Metodologia FEL – Método dos Portões

    45 Comentários Stonner 17.02.13

    Bem-vindo ao novo

    Blogtek

    Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

    Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
    © 2013 - 2018 Blogtek.