Matriz de Ansoff – Produtos e Mercado
Matriz de Ansoff – há algum tempo, publicamos aqui no Blogtek o artigo “10 escolas de Planejamento estratégico”, elencadas por Henry Mintzberg, e nos propusemos a fazer uma análise de cada uma destas escolas, o que já foi feito com a “Escola do Design”. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Matriz de Ansoff – origem
É importante observar que quando falamos de 10 escolas de planejamento estratégico, não significa que uma nova escola se sobreponha à outra, que algum modelo se torne obsoleto ou “démodé”. São sempre acréscimos e novas ideias.
Por exemplo, da chamada escola do Design vem um aporte muito significativo, resumido na sentença “A Estratégia precede a Estrutura”.
A chamada “Escola do Planejamento” se popularizou após a década de 50. Até então, seguindo os pilares ditados por Taylor, Fayol e outros teóricos da Administração Clássica, os gestores focavam sua atenção no ambiente interno. Quando se percebe a importância de analisar o ambiente externo, surge o Planejamento estratégico, com contínua evolução.
Neste contexto, Igor Ansoff, consultor norte-americano nascido na Rússia desenvolveu a Matriz Produto x Mercado, atualmente conhecida como Matriz de Ansoff.
Matriz de Ansoff – Produto x Mercado
Para as duas dimensões, Produtos (ou Serviços) e Mercado, são atribuídas duas características, Novos ou Existentes, formando, portanto, 4 quadrantes, como se vê na figura a seguir, e para cada quadrante diferentes ações e estratégias.

Matriz de Ansoff – Penetração de Mercado
Para produtos já existentes, em mercados também já existentes, a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, aumentando a sua quota de mercado. A maioria das empresas se situa neste quadrante, ou seja, já tem seus produtos estabelecidos, e participa de um mercado já existente.
Esta estratégia é cara, pela quantidade de empresas concorrentes. Temos como exemplos lojas de roupas em shopping centers, restaurantes em polos gastronômicos, lojas de móveis em polos locais.
Matriz de Ansoff – Desenvolvimento de Mercado
Neste quadrante, de produtos existentes e novos mercados, a empresa foca na conquista de novos mercados com os produtos existentes. É o caso típico de abertura de novas filiais, o que demanda um rigoroso estudo de mercado, para assegurar que o produto existente tenha características de aceitação em novos mercados.
O desenvolvimento de mercados tem sido fortemente alavancado pelo e-commerce, e tem sido uma oportunidade durante a pandemia de COVID-19 em 2020.
Matriz de Ansoff – Desenvolvimento de Produto
A empresa busca criar novos produtos e serviços, oferecendo-os ao seu mercado habitual. Nessa estratégia, o foco está em passar a força da marca de uma empresa para outros produtos além daqueles já comercializados.
É uma estratégia bastante utilizada em produtos de higiene pessoal, fábricas de refrigerantes e produtos de linha Premium.
Matriz de Ansoff – Diversificação
Neste caso, a empresa busca lançar novos produtos em mercados não existentes ainda. É uma estratégia arriscada e cara, porém, se bem-sucedida, de enorme retorno financeiro.
Aqui no Brasil, onde há muitas pessoas com cabelos crespos e havia uma cultura de alisamento de cabelos, algumas empresas têm diversificado seus produtos para atingir um novo mercado, de mulheres que passam a valorizar seus cachos. E há muitos casos de sucesso nesta área.
A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
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