Liderança e Gestão

Comente 04.05.20 386 Visualizações Imprimir Enviar
Matriz de Ansoff – Produtos e Mercado

Matriz de Ansoff – há algum tempo, publicamos aqui no Blogtek o artigo “10 escolas de Planejamento estratégico”, elencadas por Henry Mintzberg, e nos propusemos a fazer uma análise de cada uma destas escolas, o que já foi feito com a “Escola do Design”. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Matriz de Ansoff – origem

É importante observar que quando falamos de 10 escolas de planejamento estratégico, não significa que uma nova escola se sobreponha à outra, que algum modelo se torne obsoleto ou “démodé”. São sempre acréscimos e novas ideias.

Por exemplo, da chamada escola do Design vem um aporte muito significativo, resumido na sentença “A Estratégia precede a Estrutura”.

A chamada “Escola do Planejamento” se popularizou após a década de 50. Até então, seguindo os pilares ditados por Taylor, Fayol e outros teóricos da Administração Clássica, os gestores focavam sua atenção no ambiente interno. Quando se percebe a importância de analisar o ambiente externo, surge o Planejamento estratégico, com contínua evolução.

Neste contexto, Igor Ansoff, consultor norte-americano nascido na Rússia desenvolveu a Matriz Produto x Mercado, atualmente conhecida como Matriz de Ansoff.

Matriz de Ansoff – Produto x Mercado

Para as duas dimensões, Produtos (ou Serviços) e Mercado, são atribuídas duas características, Novos ou Existentes, formando, portanto, 4 quadrantes, como se vê na figura a seguir, e para cada quadrante diferentes ações e estratégias.

Matriz de Ansoff
Matriz de Ansoff

Matriz de Ansoff – Penetração de Mercado

Para produtos já existentes, em mercados também já existentes, a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, aumentando a sua quota de mercado. A maioria das empresas se situa neste quadrante, ou seja, já tem seus produtos estabelecidos, e participa de um mercado já existente.

Esta estratégia é cara, pela quantidade de empresas concorrentes. Temos como exemplos lojas de roupas em shopping centers, restaurantes em polos gastronômicos, lojas de móveis em polos locais.

Matriz de Ansoff – Desenvolvimento de Mercado

Neste quadrante, de produtos existentes e novos mercados, a empresa foca na conquista de novos mercados com os produtos existentes. É o caso típico de abertura de novas filiais, o que demanda um rigoroso estudo de mercado, para assegurar que o produto existente tenha características de aceitação em novos mercados.

O desenvolvimento de mercados tem sido fortemente alavancado pelo e-commerce, e tem sido uma oportunidade durante a pandemia de COVID-19 em 2020.

Matriz de Ansoff – Desenvolvimento de Produto

A empresa busca criar novos produtos e serviços, oferecendo-os ao seu mercado habitual. Nessa estratégia, o foco está em passar a força da marca de uma empresa para outros produtos além daqueles já comercializados.

É uma estratégia bastante utilizada em produtos de higiene pessoal, fábricas de refrigerantes e produtos de linha Premium.

Matriz de Ansoff – Diversificação

Neste caso, a empresa busca lançar novos produtos em mercados não existentes ainda. É uma estratégia arriscada e cara, porém, se bem-sucedida, de enorme retorno financeiro.

Aqui no Brasil, onde há muitas pessoas com cabelos crespos e havia uma cultura de alisamento de cabelos, algumas empresas têm diversificado seus produtos para atingir um novo mercado, de mulheres que passam a valorizar seus cachos. E há muitos casos de sucesso nesta área.

A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • orcamento de claculo de custo de horario e montagem
  • sistema serie paralelo e misto

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.