Gerenciamento de Projetos

25 Comentários 01.10.14 12555 Vizualizações Imprimir Enviar
Matriz de Atribuições e Responsabilidades

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – a maioria dos leitores conhece esta história de quatro pessoas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria. QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO. TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo. Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito. Esta situação é bastante comum no mundo corporativo. Talvez seja bom conhecer a ferramenta Matriz de Atribuições e Responsabilidades. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – evitando o desperdício de energia

Matriz de Atribuições e Responsabilidades - evitar o desperdício de energia

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – evitar o desperdício de energia

A Matriz de Atribuições e Responsabilidades (chamada em Inglês de RACI Chart, já iremos explicar o porquê) é mencionada no PMBoK Guide no Capítulo 9 – Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto. No entanto, poderia perfeitamente haver uma referência a esta Matriz no Capítulo 10 – Gerenciamento das Comunicações do Projeto. Por quê?

Quantas vezes você teve oportunidade de presenciar em uma organização duas pessoas ou dois grupos trabalhando em um mesmo assunto, de formas independentes, e sem saberem um do outro?

Isto é, no mínimo, um desperdício de energia. Se ambos grupos chegarem a posições distintas, além do desperdício de energia durante o processo, mais energia e tempo terão que ser gastos para chegar a um consenso ou definição entre as duas propostas.

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – exemplo

Isto retrata claramente falhas de comunicação: o gerente TEM que saber das atribuições de sua equipe, e distribuir as atividades de forma equânime e sem sobreposições.

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – evitando o vácuo

Matriz de Atribuições e Responsabilidades - evitando o vácuo

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – evitando o vácuo

Ao contrário do que foi ilustrado no item anterior, pode ocorrer que um grupo, ou uma pessoa, pense, equivocadamente, que determinada atividade é de responsabilidade de outro grupo ou pessoa. Neste caso, quando os resultados forem necessários ao longo do processo, haverá a surpresa geral, e a habitual correria para fazer aquilo que já deveria ter sido feito (TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria).

O uso adequado da Matriz de Atribuições e Responsabilidades teria evitado estes percalços: ao construir a Matriz, o Gerente do Projeto elenca todas as atividades, sendo mais fácil detectar alguma área descoberta, e ao atribuir as responsabilidades, garante não haver duplicidade de esforços.

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – RACI Chart

Matriz de Atribuições e Responsabilidades - RACI Chart

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – RACI Chart

É inevitável não encontrarmos, durante as atividades de gerenciamento de projetos, termos e expressões em Inglês. É bastante comum a Matriz de Atribuições e Responsabilidades ser referida pela expressão usual em Inglês: RACI Chart. Os americanos adoram acrônimos, e RACI é o acrônimo para R – Responsible, A – Accountable, C – Consulted, I – Informed. É FUNDAMENTAL não ser ludibriado pela tradução equivocada das palavras: Responsible é o responsável pela Execução, ou seja, corresponde ao Executante; Accountable é o que realmente corresponde ao que entendemos como Responsável (lembre-se da palavra Account – conta (no sentido contábil), portanto, aquele em cuja “conta” cai a responsabilidade ou o custo…portanto, aquilo que entendemos como responsável).

Matriz de Atribuições e Responsabilidades - exemplo de RACI chart

Matriz de Atribuições e Responsabilidades – exemplo de RACI chart

Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

 

Incoming search terms:

  • atribuições e responsabilidades
  • matriz de responsabilidade na gestão de ativos
  • COMO MONTAR MATRIZ DE RESPONSABILIDADE
  • matriz de atribuições e responsabilidades
  • matrz de resposabilidae
  • como fazer uma matriz de responsabilidade
  • matriz de responsabilidades raci volkswagen
  • /Material/Matriz das Comunicacoes xlsx
  • como fazer uma matriz de atribuicao
  • criar matrix e responsabilidade

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.