Matriz ADL – avaliação da posição competitiva da empresa
Matriz ADL – foi criada pela consultoria Arthur D. Little (daí as iniciais). Trata-se de uma ferramenta para a análise da posição competitiva de uma empresa no mercado, sugerindo ações estratégicas em cada caso. Foi desenvolvida nos anos 70, e se mantém até hoje como uma importante ferramenta de planejamento estratégico, assim como a análise SWOT, a Matriz de Boston, o modelo 7S de McKinsey. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Matriz ADL – conceito
A matriz ADL situa o negócio segundo dois eixos: a posição competitiva e a maturidade do negócio:
- Quão forte é a posição estratégica da empresa?
- Em que estágio se situa no ciclo de vida da indústria/negócio?
Maturidade do Negócio– são considerados 4 estágios:
- Estágio Embrionário
Nascimento do mercado. A introdução do produto é caracterizada por um mercado em rápido crescimento, pouca concorrência e (ainda) altos preços de venda.
- Estágio de crescimento
O mercado continua a se fortalecer e as vendas aumentam, há poucos (se houver) concorrentes.
- Estágio de maturidade
O mercado e as quotas de mercado são estáveis, existe uma base de clientes estabelecida e o preço é reduzido devido à crescente concorrência. Muitos concorrentes buscando a diferenciação para conquistar clientes e manter o mercado.
- Fase de envelhecimento
A demanda pelo produto diminui e as empresas estão abandonando o mercado. As empresas param de se consolidar ou saem do mercado. Competição muito agressiva.
Posição competitiva – são considerados cinco diferentes cenários. Há tempos, era mais difícil reconhecer estas fases ao longo da existência das empresas, pela estabilidade do mercado. Atualmente, é fácil reconhecer produtos ou marcas que passaram por estas fases (Nokia, Kodak, GPS):
- Dominante
Nesta fase, há pouca ou nenhuma concorrência porque um produto novo ou desconhecido é lançado no mercado. Pode se caracterizar por um monopólio ou mercado fortemente protegido. Este cenário ocorre raramente, apenas como resultado de uma nova tecnologia (como foi o caso do iPhone).
- Forte
A quota de mercado é forte e estável, independentemente do que a concorrência está fazendo. Eventualmente, pode traçar sua estratégia sem levar em conta o mercado.
- Favorável
A organização desfruta de vantagens competitivas em determinados segmentos do mercado. Existem muitos concorrentes, setor muito fragmentado, o mercado de cada empresa necessita ser protegido.
- Sustentável
A posição da organização no mercado global é pequena e a participação de mercado é baseada, entre outras coisas, em um nicho ou alguma outra forma de diferenciação de produto.
- Fraca
A organização experimenta perda contínua de participação de mercado e a linha de negócios é pequena demais para manter a lucratividade.
Matriz ADL – visualização da Matriz
Com base nestas duas dimensões, é criada a matriz que se segue. Nesta matriz, a zona verde corresponde ao Desenvolvimento Natural. Para os negócios situados nesta área, todos os recursos devem ser canalizados para potencializar o desenvolvimento do negócio. A zona amarela corresponde ao Desenvolvimento Seletivo, portanto o direcionamento de recursos não deve ser absoluto, porém seletivo. E a zona vermelha corresponde ao Abandono, negócios/produtos que não se sustentam mais:

Matriz ADL
Matriz ADL – limitações
Algumas limitações para o uso da Matriz ADL é o fato de que não há duração padrão para os ciclos de vida de diferentes produtos, a determinação do ciclo de vida de um produto é muito difícil e ambígua. Novos produtos e/ou concorrentes afetam a duração do ciclo de vida de um produto.
Desta forma, o posicionamento de uma empresa no eixo Posição estratégica da Empresa, e do estágio do ciclo de vida do produto/negócio é muito subjetivo.
Não obstante, continua sendo um instrumento importante para avaliar a posição competitiva de uma empresa, principalmente no mercado tão volátil e sujeito a mudanças como atualmente.
A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- Matriz ADL
- posição competitiva
- análise e definição da posição competitiva da empresa
- posicoes competitivas das empresas
- matriz adl caracteristicas
- adl matriz
- análise da posição competitiva de uma empresa
- avaliação competitiva
- como a Matriz de SWOT possibilita a vantagem competitiva
- conceitos matriz ADL segundo alguns autores
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.