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Matriz ADL – avaliação da posição competitiva da empresa

Stonner Comente 18.06.18 833 Vizualizações Imprimir Enviar

Matriz ADL – foi criada pela consultoria Arthur D. Little (daí as iniciais). Trata-se de uma ferramenta para a análise da posição competitiva de uma empresa no mercado, sugerindo ações estratégicas em cada caso. Foi desenvolvida nos anos 70, e se mantém até hoje como uma importante ferramenta de planejamento estratégico, assim como a análise SWOT, a Matriz de Boston, o modelo 7S de McKinsey. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

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Matriz ADL – conceito

A matriz ADL situa o negócio segundo dois eixos: a posição competitiva e a maturidade do negócio:

  • Quão forte é a posição estratégica da empresa?
  • Em que estágio se situa no ciclo de vida da indústria/negócio?

Maturidade do Negócio– são considerados 4 estágios:

  • Estágio Embrionário

Nascimento do mercado. A introdução do produto é caracterizada por um mercado em rápido crescimento, pouca concorrência e (ainda) altos preços de venda.

  • Estágio de crescimento

O mercado continua a se fortalecer e as vendas aumentam, há poucos (se houver) concorrentes.

  • Estágio de maturidade

O mercado e as quotas de mercado são estáveis, existe uma base de clientes estabelecida e o preço é reduzido devido à crescente concorrência. Muitos concorrentes buscando a diferenciação para conquistar clientes e manter o mercado.

  • Fase de envelhecimento

A demanda pelo produto diminui e as empresas estão abandonando o mercado. As empresas param de se consolidar ou saem do mercado. Competição muito agressiva.

Posição competitiva – são considerados cinco diferentes cenários. Há tempos, era mais difícil reconhecer estas fases ao longo da existência das empresas, pela estabilidade do mercado. Atualmente, é fácil reconhecer produtos ou marcas que passaram por estas fases (Nokia, Kodak, GPS):

  • Dominante

Nesta fase, há pouca ou nenhuma concorrência porque um produto novo ou desconhecido é lançado no mercado. Pode se caracterizar por um monopólio ou mercado fortemente protegido. Este cenário ocorre raramente, apenas como resultado de uma nova tecnologia (como foi o caso do iPhone).

  • Forte

A quota de mercado é forte e estável, independentemente do que a concorrência está fazendo. Eventualmente, pode traçar sua estratégia sem levar em conta o mercado.

  • Favorável

A organização desfruta de vantagens competitivas em determinados segmentos do mercado. Existem muitos concorrentes, setor muito fragmentado, o mercado de cada empresa necessita ser protegido.

  • Sustentável

A posição da organização no mercado global é pequena e a participação de mercado é baseada, entre outras coisas, em um nicho ou alguma outra forma de diferenciação de produto.

  • Fraca

A organização experimenta perda contínua de participação de mercado e a linha de negócios é pequena demais para manter a lucratividade.

Matriz ADL – visualização da Matriz

Com base nestas duas dimensões, é criada a matriz que se segue. Nesta matriz, a zona verde corresponde ao Desenvolvimento Natural. Para os negócios situados nesta área, todos os recursos devem ser canalizados para potencializar o desenvolvimento do negócio. A zona amarela corresponde ao Desenvolvimento Seletivo, portanto o direcionamento de recursos não deve ser absoluto, porém seletivo. E a zona vermelha corresponde ao Abandono, negócios/produtos que não se sustentam mais:

Matriz ADL

Matriz ADL

Matriz ADL – limitações

Algumas limitações para o uso da Matriz ADL é o fato de que não há duração padrão para os ciclos de vida de diferentes produtos, a determinação do ciclo de vida de um produto é muito difícil e ambígua. Novos produtos e/ou concorrentes afetam a duração do ciclo de vida de um produto.

Desta forma, o posicionamento de uma empresa no eixo Posição estratégica da Empresa, e do estágio do ciclo de vida do produto/negócio é muito subjetivo.

Não obstante, continua sendo um instrumento importante para avaliar a posição competitiva de uma empresa, principalmente no mercado tão volátil e sujeito a mudanças como atualmente.

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Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

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