Manutenibilidade – parceiro da Confiabilidade e Disponibilidade
Manutenibilidade – muito se fala sobre Confiabilidade e Disponibilidade, que são sem dúvida muito importantes, porém a Manutenibilidade não tem o mesmo destaque. Mas deveria! Já publicamos aqui no Blogtek um artigo sobre Análise RAM – Reliability, Availability, Maintanability (Confiabilidade, Disponibilidade, Manutenibilidade), porém hoje iremos focar neste terceiro conceito. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Manutenibilidade e gestão de ativos
Segundo a NBR 5462, de título “Confiabilidade e mantenabilidade” (há este termo também, porém eu, e muitos outros autores, prefiro o termo Manutenibilidade), define:
Manutenibilidade é a capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos.
Como eu tenho atuado tanto na área de projetos (empreendimentos, notadamente na área de plantas de refino) e na área de manutenção, tenho notado que a área de projetos tem cada vez mais buscado enfocar não apenas o ciclo de vida do projeto, mas o ciclo de vida do ativo. A própria edição mais recente do PMBoK Guide enfatiza este movimento.
Com efeito, esta edição do PMBoK Guide ilustra o que significa o Sucesso de um Projeto. Muitas vezes, projetos com êxito sob a ótica exclusiva de projeto (basicamente, prazo, custo, escopo, qualidade) não foram sucesso enquanto produto, e vice-versa. Neste último caso, projetos malsucedidos sob prisma de projetos, porém bem-sucedidos enquanto produto, o exemplo mais conhecido é a Ópera de Sydney.
Para obter o sucesso de um projeto, tanto enquanto projeto, como enquanto produto (ativo), é necessária a participação de todos na fase de projeto: além da equipe do projeto propriamente dito, também o pessoal de operação e manutenção.
Tenho visto a maior participação do pessoal de operação junto ao projeto, até porque logo na partida a Operação assume o leme do navio.
Porém a Manutenção, quiçá por ser um evento teoricamente mais distante no tempo, tem participado pouco. E um dos motivos disto é o fato de muitas vezes a Manutenção estar “apagando incêndios”. Porém, é necessário romper este ciclo vicioso, ilustrado em seguida, para criar um círculo virtuoso.


Manutenibilidade – exemplos da falta de manutenibilidade
Um equipamento frequentemente usado nas indústrias de processo são os permutadores de calor.
Há diversos tipos de permutadores de calor, porém um dos mais utilizados é o permutador em que o feixe tubular pode ser sacado para limpeza interna e externa dos tubos. Obviamente, para sacar o feixe (usualmente com 6 metros de comprimento) há ter espaço para o feixe e para as máquinas de elevação de carga que irão realizar esta operação.

Quando não é contemplada a manutenibilidade, o espaço é muitas vezes reduzido, dificultando em muito esta operação, e aumentando o tempo de manutenção, e consequente perda ou redução de produção.
Já vi casos inclusive de haver uma coluna em frente ao permutador, obrigando modificações estruturais para permitir a retirada do feixe.
Outro exemplo de falta de manutenibilidade, este infelizmente com consequências trágicas.
Em muitos equipamentos das indústrias de processo, há reatores que trabalham com catalisadores para melhorar a qualidade dos produtos. Estes catalisadores após algum tempo de campanha (dois a três anos) ficam coqueados, diminuindo sua capacidade catalisadora, e devem ser removidos para reativação e recomposição do inventário.
O coque em presença do ar se oxida, em uma reação exotérmica, que pode levar à combustão. Por isso, o descarte do catalisador deve ser realizado em atmosfera inerte, de nitrogênio.
Em 1986, um mês após estar lotado na Refinaria Duque de Caxias (REDUC), uma unidade de reforma catalítica (U-1220) estava parada para recuperação de catalisador. O reator no qual estava este catalisador era muito antigo, e não contemplava conceitos de manutenibilidade. Para fazer a remoção do catalisador o reator era inertizado com nitrogênio, e o pessoal de manutenção tinha que entrar com máscaras de ar mandado para encher baldes, pendurá-los em cordas, para que de cima, da boca do reator, outra equipe puxasse estes baldes e os vertessem para serem levados à área de regeneração de catalisador.
A Operação acompanhava o trabalho de perto, e subitamente deram-se conta de que um dos colaboradores que estava no interior do reator desmaiou.
O operador Rui Lomba, a quem rendo minha homenagem, desceu ao fundo do reator com máscara de ar mandado, amarrou o colaborador em uma corda, e fez sinal para que o içassem. Porém, ao içá-lo, a corda se enredou com a mangueira de ar mandado do Rui Lomba, e puxando, tirou a máscara dele. O volume da pessoa sendo içada não permitiu que os de cima percebessem o que ocorria, apenas após conseguirem remover o trabalhador desacordado, e só então se deram conta de que o Rui estava lá embaixo sem a máscara. Foram socorrê-lo, porém já era tarde, havia falecido.
Atualmente os reatores que empregam este tipo de catalisador tem bocas de descarte no fundo (chamadas de “maminhas”). Uma iniciativa simples e óbvia, mas que não havia sido pensada pelos projetistas daquele reator antigo. Houvesse a participação da Manutenção, muito provavelmente seria considerada a questão da facilidade do descarte, aumentando a manutenibilidade.
A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- a curva da banheira é uma ilustração do comportamento tipico de um equipamento brainly
- análise swot segundo autores ameaças
- manutenção de fornos na petrobras
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.