Gestão da Manutenção

21 Comentários 23.07.14 11818 Vizualizações Imprimir Enviar
Manutenção Preventiva e Preditiva – características e benefícios

Manutenção Preventiva e Preditiva: em artigo anterior aqui no Blogtek “Os pilares da Manutenção Centrada na Confiabilidade”, vimos a evolução da Manutenção ao longo do tempo, do ponto de vista técnico, organizacional e gerencial, partindo da Manutenção meramente corretiva, chegando à Manutenção Preventiva e Preditiva. Hoje veremos alguns benefícios obtidos com a implementação de um programa de Manutenção Preventiva/Preditiva.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Manutenção Preventiva e Preditiva – Conceitos

A Manutenção Preventiva é também conhecida como “Time based Maintenance”, ou seja, Manutenção baseada no Tempo, uma vez que os programas de manutenção preventiva estipulam prazos para checagens periódicas de componentes e sistemas de um equipamento.

Apesar de ser uma evolução com relação à Manutenção Corretiva, em que o defeito só era reparado quando da falha do equipamento, a Manutenção Preventiva, ao estabelecer prazos para intervenções, pode estipular prazos curtos, levando a interrupções desnecessárias, como também permite a introdução de defeitos inerentes à chamada fase da “mortalidade infantil” dos equipamentos e sistemas (leia mais em: “A curva da banheira – o que é isto?”).

A Manutenção Preditiva é também denominada “Condition based Maintenance”, ou ainda, Manutenção baseada na Condição, em que certos parâmetros são acompanhados para definir quando um equipamento está preste a falhar.

Note que a aplicação da Manutenção Preditiva irá gerar uma Manutenção Corretiva, porém será uma Manutenção Corretiva Programada, que pode ser feita minimizando impactos na produção.

Manutenção Preventiva e Preditiva – avaliação econômica

Definir a política de manutenção é uma decisão que alia a técnica ao aspecto econômico: o custo dos reparos de Manutenção Corretiva (não planejada) são altos, devido à falta de planejamento, às dimensões potenciais das falhas, à possibilidade de falta de recursos e/ou materiais para a correção das falhas. Evidentemente, estes custos diminuem à medida em que se implementam programas de manutenção preventiva/preditiva, porém estes programas tem um custo, como se pode ver no gráfico abaixo:

Manutenção Preventiva e Preditiva - custos

Manutenção Preventiva e Preditiva – custos

Porém, para uma análise completa, há que se considerar também os custos das paralisações (lucro cessante, paralisação da produção, etc.):

Manutenção Preventiva e Preditiva - custo das paralisações

Manutenção Preventiva e Preditiva – custo das paralisações

Então, quando se avalia o custo total da manutenção, há se considerar a soma de todos estes custos, o custo dos reparos, o custo da implementação de programas de manutenção preventiva/preditiva, e os custos das paralisações. Desta forma, obtém-se o gráfico a seguir:

Manutenção Preventiva e Preditiva - custo total da manutenção

Manutenção Preventiva e Preditiva – custo total da manutenção

Neste gráfico, podemos ver que há uma região ótima, de minimização dos custos totais, denominada Manutenção Pró-ativa. Abaixo desta região, temos caracterizada a Manutenção Reativa, onde se gasta pouco com Manutenção, porém tem se grandes perdas na produção. Acima desta região, temos uma área onde o acréscimo de custos não justifica os benefícios que possam advir. Seria o que se chama em Gerenciamento de projetos como “Golden Plating”, ou seja, gastar demasiado naquilo que não dá um retorno correspondente.

Manutenção Preventiva e Preditiva – Benefícios

Pelo exposto, podemos depreender alguns benefícios oriundos da implementação dos programas de manutenção preventiva e preditiva:

  • Minimização do custo total da Manutenção
  • Minimização das emergências e urgências
  • Nivelamento dos recursos de manutenção
  • Melhor dimensionamento dos sobressalentes e estoques
  • Redução nos danos permanentes aos equipamentos

Breve publicaremos mais artigo sobre Manutenção Preventiva e Preditiva, a implementação dos programas, e sobre algumas técnicas preditivas. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

 

 

 

Incoming search terms:

  • caracteristicas da manutenção preditiva
  • manuten??o preventiva loc:BR
  • características da manutenção preventiva
  • curva de banheira manutencao preditiva preventiva corretiva
  • manutenção preventiva caracteristicas
  • principais caracteristicas da manutenção preventiva
  • caracteristicas manutenção
  • caracteristica das medidas perventivas corretivas e p]reditivas
  • curvas caracteristicas da manutencao
  • características da manutencao

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.