Manutenção Centrada na Confiabilidade – 5
Manutenção Centrada na Confiabilidade – concluiremos hoje a série de artigos ilustrando os 15 princípios que John Moubray estabeleceu, os quais revolucionaram a visão da Manutenção, mostrando a importância do equilíbrio adequado entre Manutenção Corretiva, Preventiva e Preditiva. Leia a parte 1, a parte 2, a parte 3 e a parte 4 desta sequência de artigos. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Manutenção Centrada na Confiabilidade – Princípio 13
Visão Tradicional: O departamento de Manutenção é o único responsável e habilitado para desenvolver um Plano de Manutenção bem sucedido e duradouro.
Visão da MCC: Um programa de manutenção bem sucedido e duradouro só pode ser desenvolvido com o envolvimento multi-especializado, dos mantenedores e de todos os colaboradores que usam, projetam ou desenvolvem as instalações e equipamentos.
Como a Manutenção Centrada na Confiabilidade é baseado em preservar as FUNÇÕES de seus ativos fixos, e estas funções são determinadas pelos usuários, é fundamental a integração entre Manutenção, Produção (Operação), Engenharia e Suprimentos.
Com a crescente ênfase no Gerenciamento de Ativos, este princípio tem maior destaque.
Manutenção Centrada na Confiabilidade – Princípio 14
Visão Tradicional: Os fabricantes dos equipamentos são os mais aptos a desenvolverem os programas de manutenção das instalações que usam estes equipamentos.
Visão da MCC: Os fabricantes de equipamentos têm papel limitado na elaboração dos planos de manutenção das novas instalações e equipamentos.
Os manuais do fabricante estabelecem planos de manutenção para manter o equipamento dentro das especificações de PROJETO, o que nem sempre ocorre. A preocupação da Manutenção é manter o equipamento atendendo as suas FUNÇÕES.
Manutenção Centrada na Confiabilidade – Princípio 15
Visão Tradicional: Os problemas de efetividade da Manutenção podem ser resolvidos através de uma solução única e expedita.
Visão da MCC: Os problemas da Manutenção devem resolvidos em duas etapas:
1) Mudar o modo de pensar das pessoas (ação cultural)
2) Fazer as pessoas aplicarem seus novos modelos mentais nos problemas técnicos de processo (ação comportamental)
As mudanças não ocorrem de imediato, AGORA; são fruto de um PROCESSO. A busca de atalhos (ou gambiarras) é contraproducente. Melhorias são uma JORNADA, e não apenas um DESTINO, exatamente como a filosofia Kaizen (filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria contínua dos processos de manufatura, engenharia, gestão de negócios ou qualquer processo).
Para ser notificado de novos artigos sobre Gestão da Manutenção, Gerenciamento de Projetos, Liderança e Gestão, cadastre seu e-mail aqui em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- os 15 principios de manuteção de john moubray
- confiabilidade 5
- Elabore um artigo opinativo sobre a Manutenção Centrada em Confiabilidade e a razão das manutenções serem Reativa Preditiva Preventiva e Proativa
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.