LORA – Análise do nível de reparo
LORA – Análise do nível de reparo (Level of Repair Analysis) – mais um acrônimo em Inglês. Já abordamos aqui no Blogtek, diversas vezes, o assunto MCC- Manutenção Centrada na Confiabilidade, e aspectos da Manutenção Preventiva e Preditiva. Hoje abordaremos uma ferramenta complementar, auxiliar na Engenharia de Manutenção. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
LORA – Análise do nível de reparo – conceito

Análise do nível de reparo
Muitas vezes, seja como agentes da Manutenção, ou como clientes de serviços de Manutenção, temos a impressão: “Será que vai adiantar?”, ou, “Será que desta vez vai parar de dar problemas?”.
Diversas ferramentas nos auxiliam a detectar a causa básica – “5 Por quês?”, “FMECA”, “Análise da Causa Básica”, mas, do ponto de vista técnico-econômico, o que a LORA – Análise do nível de reparo – busca é identificar a que nível podemos / devemos chegar para eliminar a causa básica, se vale a pena reparar ou substituir.
LORA – Análise do nível de reparo – é uma metodologia analítica utilizada pelo Departamento de Defesa Norte-americano para definir quando um item deve ser substituído, reparado ou descartado baseado em considerações de custo e disponibilidade operacional. LORA foca não apenas no custo momentâneo da atividade da manutenção, mas os impactos no custo total do ciclo de vida do sistema ou equipamento.
LORA – Análise do nível de reparo – procedimento
Como toda metodologia a ser CORRETAMENTE empregada, temos que ter dados. Dado sobre as falhas dos equipamentos, custo dos reparos, custos da mão-de-obra envolvida, custos dos sobressalentes, custo da perda de produção, tempo médio de reparos, tempo médio entre falhas…isto permitirá priorizar os equipamentos a serem submetidos à análise, possivelmente através de um gráfico Pareto.
É importante estimar o custo do ciclo de vida do equipamento. Você pode ver um exemplo em “Engenharia de Manutenção – avaliando o Life Cycle Cost”.
A figura a seguir ilustra uma aplicação de LORA – Análise do nível de reparo, para uma bomba de processo:

Análise do nível de reparo – fluxograma exemplo
Na análise da causa básica, sugerimos utilizar a ferramenta FMECA, e ao identificar diferentes causas potenciais, efetuar uma análise de sensibilidade para verificar qual componente impacta mais fortemente os custos.
É importante comparar o custo do reparo com o custo de substituição AO LONGO do ciclo de vida do equipamento.
LORA – Análise do nível de reparo – conclusão
A utilização da LORA – Análise do nível de reparo – irá permitir descobrir que substituir um componente pode custar muito mais do que o simples custo da peça, devido a mão de obra envolvida, e principalmente, a perda de produção associada. Eventualmente, considerando o número de vezes que este reparo é necessário ao longo da vida útil do equipamento ou sistema, pode ser mais efetivo do ponto de vista técnico-econômico substituir o equipamento. Ou então, uma pequena modificação de projeto pode vir a permitir que este componente seja substituído em linha, sem necessidade de parar o sistema. São alternativas que surgem durante o processo de análise.
Outros artigos sobre aspectos econômicos da Manutenção serão publicados em breve no Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- curso de analise do nivel de reparo
- foca na lora
- lora da beesta
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.