Liderança e o Gerente de Projeto
Já tivemos oportunidades de discutir aspectos de liderança aqui no Blogtek, no artigo Conciliar talentos e habilidades – a difícil arte de liderar, e anteriormente, no artigo Foco em seus pontos fortes, e já temos novos artigos sobre o tema preparados. Por que esta ênfase na questão da Liderança? O PMBoK Guide, 5th edition, destaca em vários momentos a importância do Líder como Gerente de Projeto.
Responsabilidades e Competências do Gerente de Projeto:
No item 1.7.1, o PMBoK Guide destaca que o Gerenciamento Efetivo de Projetos requer do Gerente de Projeto as seguintes competências:
Conhecimento – se refere ao que o GP conhece sobre Gerenciamento de Projetos
Performance – se refere ao que o GP é capaz de fazer ou obter, aplicando seu conhecimento.
Pessoal – se refere a como o GP se comporta quando gerindo o projeto. Efetividade pessoal engloba atitudes, características pessoais e liderança.
Habilidades Interpessoais do Gerente de Projeto
Este item 1.7.2 é tão importante que remete a todo um apêndice, Apêndice X3, no qual são destacadas as habilidades interpessoais requeridas para um Gerente de Projeto. Destacamos aqui os principais conceitos relacionados a cada uma destas habilidades:
Liderança: Respeito e Confiança, mais do que Temor e Submissão, são os elementos-chave da Liderança Efetiva. A Liderança Efetiva é crítica no início do projeto, qundo é necessário comunicar a Visão e motivar e inspirar a equipe a alcançar alta performance.
Team Building (mantive o termo original, pois além de ser bem conhecido no meio, não há um termo em Português que traduza eloquentemente a acepção desta ideia): os resultados do Team-Building são Confiança Mútua, alta qualidade na troca de informações, melhores decisões, e Gerenciamento efetivo do projeto.
Motivação: O sucesso do projeto depende do Comprometimento (não apenas envolvimento) da equipe do Projeto, o que é diretamente ligado ao nível de motivação.
Comunicação: A Comunicação tem sido apontada como uma das maiores razões para o sucesso ou fracasso do Projeto. Comunicação envolve técnicas (Listening Techniques), Estratégias de Gerenciamento e Negociação de Conflitos, Tomada de Decisão e Solução de Problemas.
Influência: É a estratégia de compartilhar Poder e usar suas habilidades interpessoais para o atingimento de objetivos comuns, Diretrizes: Liderar pelo Exemplo, Esclarecer o Processo Decisório, Ajustar o Estilo à Audiência.
Tomada de Decisão: Há quatro estilos básicos para a Tomada de Decisão -Comando, Consulta, Consenso ou Aleatório, e quatro fatores que impactam o estilo decisório – restrições de tempo, confiança, qualidade e aceitação. Evidentemente, este é um aspecto importantíssimo do Gerenciamento de Projetos, por isto já abordado aqui no Blogtek em Metodologia de Tomada de Decisão – método AHP (Analytical Hierarchy Process), e Metodologia de Tomada de Decisão – Árvore de Decisão.
Consciência Política e Cultural: A maioria dos projetos hoje em dia se desenvolve em um ambiente globalizado, em que se destaca a diversidade cultural. Não reconhecer e não RESPEITAR esta diversidade cultural pode levar a enormes problemas de Comunicação, afetando fortemente os resultados do projeto.
Negociação: as diversas partes interessadas (stakeholders) tem frequentemente opiniões divergentes sobre diversos aspectos do projeto, sendo necessário conduzir uma negociação para a obtenção do consenso. Deve se buscar a negociação Ganha-Ganha, mas nem sempre é possível. Há que se focar em tópicos e interesses, mais do que em posições (não é uma COMPETIÇÃO!)
Construção da Confiança: a Confiança é associada à Cooperação, Compartilhamento de Informações, e Resolução efetiva de Problemas. Ser direto e explícito, sem usar evasivas, olhar além de seus próprios interesses, ser direto e franco na Comunicação, demonstrar real preocupação com os demais: estes são ingredientes fundamentais para a Construção da Confiança.
Gerenciamento de Conflitos: Projetos não são o Nirvana. Conflitos são inevitáveis durante o projeto, devido a requisitos incongruentes, competição por recursos (!!!!), falha na comunicação, e muitos outros. O Gerenciamento de Conflitos é um dos maiores desafios para o Gerente de Projeto, e envolve todas as demais habilidades interpessoais já citadas.
Coaching (mantive também o termo original, por ser bem conhecido no meio. Acrescento também que do termo Coaching derivou, há muitos anos, o termo em Português Cocheiro, o que dirigia as carruagens. Então, coaching pode ser entendido como um direcionador): coaching significa desenvolver a equipe para atingir os mais altos níveis de competência e performance. O PMBoK Guide destaca a diferença entre Coaching e Aconselhamento. O Aconselhamento de refere a situações em que os membros da equipe “não estou propenso a fazer”, mais do que “não consigo fazer” (won’t do versus can’t do). O Coaching se refere a situações em que são desenvolvidas competências para os membros da equipe, para que migrem do status “não consigo fazer” para “consigo fazer” (can’t do para can do).
Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto:
Esta é uma das Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos, a qual se desdobra em quatro Processos:
Planejar o Gerenciamento de Recursos Humanos
Obter a Equipe de Projeto
Desenvolver a Equipe de Projeto
Gerenciar a Equipe de Projeto
Claramente, esta é uma área em que as habilidades interpessoais do gerente de projeto são fundamentais, mas por ser uma área muito extensa, oportunamente desenvolveremos estes temas.
Incoming search terms:
- Gerentes de projeto
- liderança gerente de projetos
- objetivo da liderança pmbook
- Para uma liderança eficaz todo gerente de projeto deve atentar para 04 (quatro) componentes principais
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.