Vídeos

3 Comentários 15.09.16 1713 Vizualizações Imprimir Enviar
Lições aprendidas

Lições aprendidas – vídeo

Lições aprendidas – veja o vídeo:

Lições aprendidas – conceito

Lições Aprendidas documentam a experiência adquirida ao longo de um Projeto. Estas lições vem de lidar e/ou resolver problemas reais em nossos projetos. Lições Aprendidas registram os problemas ocorridos, e como eles foram, ou deveriam ter sido, resolvidos. Registrar, documentar, e principalmente, divulgá-las é uma maneira de evitar que tais problemas voltem a ocorrer em projetos futuros.

Lições Aprendidas tem um viés tanto positivo como negativo. Elas nos mostram processos, práticas, decisões que não foram adequadas, e que devem ser evitadas em situações similares e  nos ensinam as soluções que foram dadas aos problemas ocorridos.

Boas práticas – conceito

Boas Práticas são métodos ou procedimentos que de forma consistente ao longo do tempo demonstraram trazer melhores resultados do que outros métodos ou procedimentos que vinham sendo utilizados.

Ou ainda, Boas Práticas são processos, técnicas ou uso inovador de recursos que tenham tido um registro consistente e comprovado de significativas melhorias nos aspectos de Custo, Prazo, Qualidade, Desempenho, Segurança, Meio Ambiente, ou qualquer outro item mensurável que impacte no resultado da Organização ou do Projeto.

VIP’s (Value Improvement Practices) – conceito

As Práticas de Incremento de Valor (VIP’s) diferem das Boas Práticas na medida em que Boas Práticas são o resultado de um aprendizado passado, enquanto as VIP’s são um processo formal, organizado, estruturado de buscar práticas que efetivamente levem a melhores resultados do Projeto (Custo, Prazo, Segurança, Confiabilidade, Operabilidade, etc.).

Ou seja, as VIP’s não buscam necessariamente em experiências passadas os inputs para novas práticas. As VIP’s são obtidas através de um trabalho formal e estruturado, onde há a presença de Facilitador, Coordenador, Pessoal Técnico com expertise em determinado assunto, para buscar estabelecer uma Prática que leve a melhores resultados.

Leia mais em: Lições aprendidas, boas práticas e VIP’s (Value Improvement Practices)

Incoming search terms:

  • relatorio 5 porques

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.