Lagging and Leading Indicators – Indicadores reativos e pró-ativos
Lagging and Leading Indicators – já publicamos aqui no Blogtek diversos artigos sobre indicadores: KPI – Key Performance Indicators, Métricas e Indicadores – conheça as diferenças, Cuidados na análise de indicadores. De fato, indicadores são imprescindíveis para o gestor, na medida em que permitem ver a efetividade de suas ações. Peter Drucker já mencionava: Não se gerencia o que não se pode medir. Mas, você sabe a diferença entre Lagging and Leading Indicators? Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Lagging and Leading Indicators – sinônimos
Conhecer alguns sinônimos para esta expressão já nos auxiliará a identificar seu significado:
Indicadores reativos e pró-ativos;
Indicadores de resultados e de tendências;
Indicadores a montante e a jusante;
Os indicadores Lag (indicadores de resultado, indicadores reativos, indicadores a montante) permitem ao gestor visualizar como sua gestão vem impactando a empresa. Refletem portanto o passado. Os indicadores Lead (indicadores de tendência, indicadores pró-ativos, indicadores a jusante) mostram a tendência para o futuro.
Os indicadores Lag são fáceis de serem medidos, como refletem ocorrências do passado, é só ter os registros e um eventual tratamento estatístico. Porém, os indicadores Lag pouco aportam em termos de melhoria ou avanços na gestão.
Já os indicadores Lead são dificeis de medir, e difíceis para avaliar o real impacto que terão na dimensão ou parâmetro que está sendo avaliado. Porém, certamente influenciam os resultados futuros de maneira positiva.
Lagging and Leading Indicators – utilização
Recentemente, estava em uma apresentação, a respeito de SMS (Segurança, Meio ambiente, Saúde), pois havia ocorrido um acidente de grande potencial de perda.
Nesta ocasião, foram apresentados os indicadores mais usuais de SMS: índice de frequência de acidentes (número de acidentes com afastamento x 106 (um milhão), dividido pelo número de horas de exposição ao risco (Hh trabalhado total)) e o índice de severidade de acidentes ( total de dias de afastamento do trabalho x 106 (um milhão), dividido pelo número de horas de exposição ao risco (Hh trabalhado total)). Esta é a definição da OIT (Organização Internacional do Trabalho); alguns países e empresas usam 200.000 ao invés de um milhão.
Observem que ambos indicadores são indicadores Lag, ou seja, retratam o passado, e não projetam nada para o futuro. No máximo, podem acender a luz vermelha.
Neste caso, o que seriam indicadores Lead?
Obviamente, treinamento e capacitação do pessoal, auditorias comportamentais, divulgação de normas e procedimentos de segurança terão efeito positivo na diminuição da frequência e severidade dos acidentes. Portanto, o Gestor pode planejar incremento nestas ações, estabelecer metas, criar indicadores para mensurar o atingimento destas metas. Aí estaremos falando de indicadores Lead.
Na Manutenção Industrial (leia 9 indicadores de desempenho para a Manutenção), o TMEF (Tempo médio entre falhas) é um indicador Lag (reativo). Ainda que seja um indicador reativo, pode servir para calcular um adequado intervalo entre ações de manutenção preventiva. A partir daí, pode-se criar um indicador Lead, que seria o Percentual de Manutenção Preventiva e Preditiva.
Portanto, os indicadores Lag também são úteis, porém devem estar associados a indicadores Lead, para melhorar os resultados futuros.
A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek, com legendas em espanhol. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- exemplos de kpi lead e lag
- forca fraqueza
- indicadores reativos e proreativos exemplos
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.