Menu

Know-how e Know-why: a importância da gestão do conhecimento

Stonner Comente 10.09.18 597 Vizualizações Imprimir Enviar

Know-how e Know-why – a importância de conhecer estes dois termos na gestão do conhecimento. A medida em que o mundo evolui, em que cada vez mais a produção de bens é automatizada e acelerada, torna-se fundamental conhecer a diferença entre estes dois conceitos, e a importância de cada um na Gestão do Conhecimento.  Frequentemente publicamos artigos sobre Gestão do Conhecimento, tal como “CHA – Competência, Habilidade, Atitude” e o “Modelo SECI do conhecimento”. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Know-how e Know-why – conceitos

Know-how e Know-why

Know-how e Know-why saber fazer

Durante longo período, o Know-how era tido como um dos mais importantes atributos do conhecimento. Fulano tem know-how, ou seja, presume-se que seja uma “fera” na execução de determinada atividade. De fato, o Know-how, o saber fazer, é fundamental, porém não é suficiente.

Dificilmente o profissional de qualquer área atua hoje como atuava há cinco anos, ou como atuará daqui a cinco anos. Obviamente, à medida que os processos vão mudando, o profissional vai evoluindo e vai adquirindo conhecimento nos novos processos.

Porém, adquirir, manter, preservar o Know-how é uma postura reativa (ainda que necessária). Ao Know-how, há que se acrescentar o Know-why. Ou seja, não basta saber fazer, executar, é necessário ter uma visão clara de porque está sendo feito

Quando se muda um processo de execução, para que se adquira o Know-how, é necessário entender o Know-why.

Know-how e Know-why – definições

Mais do que simplesmente uma tradução, o Know-how corresponde ao aprender fazendo. É um processo orientado para o tempo, e cumulativo. O passado constrói o futuro. Um exemplo claro disto são as Learning Curves (Curvas de aprendizado). O Know-how, além da prática individual, gera rotinas e procedimentos que garantem eficiência aos processos.

O Know-why corresponde ao aprender estudando. Ao mencionar estudo, não se refere unicamente ao estudo formal, livros, textos, apostilas, mas ao buscar entender cenários futuros. Ou seja, enquanto o Know-how é construído sobre o passado, o Know-why projeta o futuro.

Know-how e Know-why – importância de ambos

Know-how e Know-why

Know-how e Know-why saber porque

Nos primórdios da Computação, lidávamos com ambientes DOS, escrevíamos linhas de comando em telas de fundo negro, com letras em verde-fósforo ou âmbar (atualmente creio que poucos se lembram disto), e o uso de computadores era extremamente restrito, porque poucas pessoas detinham o Know-how sobre como utilizá-los.

Enquanto programadores e usuários usavam seu Know-how desenvolvendo produtos, algumas pessoas, a par do Know-how, utilizavam o Know-why: porque as pessoas seriam levadas a usar computadores? O que tornaria estas máquinas mais atrativas? Que novos negócios poderiam vir daí?

E eis que ao serem criadas as novas formas de interação, como o mouse, as telas cheias de ícones, posteriormente o touch-screen, comandos por voz… tudo isso foi possível através do know-why aliado ao know-how.

É importante não fantasiar que este Know-why venha de momentos de rara inspiração, momentos Eureka. Na realidade, o Know-why é também cumulativo, não de experiência executante, mas de insights para o futuro.

Neste sentido, é importante que as organizações estimulem a criação e desenvolvimento do Know-why, além do Know-how. Recentemente publicamos aqui um artigo sobre “Inovação estratégica”, que tem muito a ver com a construção do conhecimento, do Know-why, e da ampliação dos horizontes.

A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.

Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Publicidade

Gerenciamento de Projetos

Prazo de cotação – quando 2+1 não é igual a 3

Comente Stonner 17.09.18
Gerenciamento de Projetos

Know-how e Know-why: a importância da gestão do conhecimento

Comente Stonner 10.09.18
Gerenciamento de Projetos

Modelo SECI – Gestão do Conhecimento

Comente Stonner 04.09.18
Gestão da Manutenção

16 perdas na produção industrial

Comente Stonner 28.08.18
Gerenciamento de Projetos

Curva mais cedo, curva mais tarde

Comente Stonner 20.08.18

Gerenciamento de Projetos

MS-Project – Dicas e Pegadinhas (Tips & Tricks)

85 Comentários Stonner 28.04.13
Liderança e Gestão

Seis regras testadas para vencer discussões (Les Giblin)

63 Comentários Stonner 01.12.14
Gestão da Manutenção

O Planejamento de uma Parada de Manutenção – Parte 1

61 Comentários Stonner 05.05.13
Atualidades

O que o biquíni esconde e o custo das novas refinarias…

56 Comentários Stonner 17.04.13
Gerenciamento de Projetos

Metodologia FEL – Método dos Portões

45 Comentários Stonner 17.02.13

Bem-vindo ao novo

Blogtek

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
© 2013 - 2018 Blogtek.