Inovação e melhorias incrementais
Inovação e melhorias incrementais – Muito se têm falado sobre inovação, porém qual é a diferença entre inovação e melhoria? O que são melhorias incrementais? Qual é a definição de inovação? Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Inovação e melhorias incrementais – definição
Criatividade é o processo mental de geração de novas ideias. Estas ideias podem ser consideradas úteis ou inúteis. A inovação é a aplicação da criatividade na solução de um problema ou na criação de algo que atenda as necessidades ou desejos do mercado.
Melhoria incremental são melhorias contínuas, fundamentais para sustentar o Mercado, mas não criam novos mercados. São, por exemplo, melhorias advindas de um processo de resolução de problemas, como o PDCA.
Inovação é uma nova ideia implementada com sucesso, que produz resultados econômicos e gera novos mercados.
Inovação e melhorias incrementais – ciclo de vida do produto
Vemos a seguir a curva típica do ciclo de vida de um produto (o qual pode ser um bem ou um serviço). Usualmente, ao final deste ciclo, entende-se como necessário recomeçar um novo ciclo:

Em tempos mais estáveis, que já não ocorrem há muito tempo, teríamos a seguinte curva de substituição de produto:

Porém, com o mundo VUCA atual (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity), o novo ciclo deve começar cada vez mais cedo, como vemos a seguir:

Tudo que é feito ao longo da curva ascendente do produto, como se vê na figura, são melhorias incrementais:

Inovação e melhorias incrementais – exemplo

No século XIX, as pessoas para ouvirem música tinham que ir a um teatro, uma sala de concerto, ou eventualmente se deleitar com algum músico de rua, em troca de algumas moedas.
Thomas Edison ao inventar o fonógrafo deu mostras de sua CRIATIVIDADE, porém ainda não era uma INOVAÇÃO. Edison o imaginava como uma máquina para fazer ditados para as secretárias.
Eldridge Johnson, engenheiro, empresário e inventor americano, tomou a ideia de Edison, e fundou a RCA Victor, uma indústria fonográfica que começou a vender discos musicais. Os mais antigos talvez se lembrem do símbolo, um cachorro ouvindo a voz do mestre através do fonógrafo.
Aí sim, se deu a INOVAÇÃO: criou-se um novo mercado, com um produto revolucionário: as pessoas não precisavam mais deslocar-se até a música, podiam levar a música para casa!
Daí em diante, tudo o que sucedeu ao longo do século XX, conforme a figura a seguir, foram melhorias incrementais: disco de vinil (78, 45 e 33 RPM), fitas K-7, CD’s, DVD’s, Walkman… por que não são inovações? Porque sustentaram, até melhoraram o mercado, mas não criaram novos mercados.

A inovação surge no século XXI: o streaming, ou seja, a pessoa não precisa comprar um CD ou DVD com mais de uma dezena de músicas, das quais apenas duas ou três lhe interessam.
Faz-se a assinatura de um serviço tal qual Spotify e outros, seleciona-se as músicas desejadas, formam-se as playlists desejadas, uma para festas, outra para momentos românticos, outra para ouvir no trabalho, etc.
Aí criou-se um novo mercado!
A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- analise swot fraquezas e ameaças
- diferença inovação e melhoria
- gardner inteligências múltiplas download
- segundo o modelo do processo de mudança organizacional proposto por Kurt lewin a etapa de
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.