Liderança e Gestão

14 Comentários 18.03.15 7073 Vizualizações Imprimir Enviar
Hierarquia de Controles – SMS

Hierarquia de Controles – como gestores, temos evidentemente imensa preocupação com os aspectos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), e buscamos implementar medidas que afastem o risco de ocorrência de problemas nesta área. É importante saber que tipos de medidas podem ser tomadas, e qual a efetividade destas medidas.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Hierarquia de Controles – Visão geral

O triângulo esquemático reproduzido a seguir ilustra a hierarquia de controles que podem ser utilizados na Gestão de Segurança, onde o topo representa as medidas de maior efetividade.

Os diversos níveis de controle, em SMS

Os diversos níveis de controle, em SMS

A Hierarquia de Controles é uma sequência de opções para abordar o processo de controle dos perigos.

Hierarquia de Controles – Eliminação

Eliminação – elimine os riscos potenciais. Redefinir o trabalho, substituir um equipamento, deixar de utilizar uma substância.

A não utilização de compostos de chumbo para aumentar a octanagem da gasolina evita a exposição dos frentistas de postos de gasolina a este produto, assim como toda a população, através da poluição.

A eliminação do jato de areia seco ou úmido para a preparação de superfícies para pintura elimina as causas da silicose entre os trabalhadores nesta atividade.

Ascarel era utilizado como óleo isolante em transformadores, mas é um agente cancerígeno. Hoje em dia seu uso está proibido em novos equipamentos, mas ainda está presente em transformadores e casa de força antigas.

Se não for viável a Eliminação, então:

Hierarquia de Controles – Substituição

Substituição – substitua o equipamento, ferramenta ou material por um equivalente que ofereça menores perigos. Cuidado com a eventual introdução de novos perigos.

No exemplo do jato de areia seco, o primeiro passo foi a substituição do processo existente (jato de areia seco) pelo jato de areia úmido, que dispersa menos a sílica.

Em laboratórios, benzeno era muito utilizado como solvente, mas é muito tóxico e carcinogênico. Atualmente se usa o tolueno, que tem propriedades similares como solvente, mas é menos tóxico, mas não é considerado carcinogênico, ainda que possa acarretar danos neurológicos.

Se não for viável a Substituição, então:

Hierarquia de Controles – Isolação

Sistema de cadeados e travas

Sistema de cadeados e travas

Isolação – isole o equipamento, ferramenta ou substância, evitando a proximidade de pessoas ao perigo.

Restringir o acesso de pessoas a determinados equipamentos, fazendo com que seja operado remotamente.

Colocar isolamento acústico ao redor de equipamentos com alto nível de ruído.

Procedimentos de identificação de equipamentos em manutenção: LOTO (Lock-Out, Tag-Out = Bloquear, identificar), LIBRA (Liberação, Isolamento, Bloqueio, Raqueteamento e Aviso)

Se não for viável a Isolação, então:

Hierarquia de Controles – Engenharia

Engenharia – reprojete o sistema ou o processo de forma a proteger ou afastar o operador e demais trabalhadores do risco.

Projetar uma cabine de pintura com exaustão, para minimizar a exposição do trabalhador.

Em máquinas de corte ou similares, em que acidentes com as mãos são frequentes, o sistema de operação pode ser projetado de forma a exigir o uso das duas mãos, como forma de assegurar que o trabalhador não esteja colocando a mão em risco.

Intertravamento, onde a falta de um sistema impede a operação do equipamento, é também um controle de engenharia.

Sistemas de descarte de catalisador de reatores inertizados, sem necessidade de acesso de pessoal ao interior, são controles de engenharia.

Se não for viável a Engenharia, então:

Hierarquia de Controles – Administração

Administração – estabeleça procedimentos e rotinas para assegurar práticas seguras de trabalho.

Treinamento de pessoal, uso de checklists, permissão de trabalho, sinalização de riscos na área, proibição do uso de telefones celulares na área industrial, Auditorias Comportamentais são exemplos de controles administrativos, para aumentar a segurança.

Além da ação de Administração, use:

Hierarquia de Controles – EPI

EPI: última barreira

EPI: última barreira

EPI (Equipamento de proteção Individual) – apesar de serem a parte mais visível pelo público em geral, o uso de EPI’s é na realidade a última linha de defesa para o trabalhador.

Evidentemente, os EPI’s adequados DEVEM ser utilizados nas frentes de trabalho, porém a obrigatoriedade de seu uso NÃO desobriga o Gestor ou o responsável pela área de SMS a buscar implementar os controles antes descritos.

Estamos sempre publicando artigos sobre Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

 

Incoming search terms:

  • *@sms com br
  • gerenciamento controle dos perigos e hierarquia
  • hierarquia controle de risco
  • hierarquia de barreiras para controle dos riscos
  • hierarquia de controle de riscos seus exemplos
  • hierarquia de controle segurança do trabalho
  • Hierarquia de controles isolamento
  • hierarquia de controles para as mãos ssma
  • hierarquia de gestão dos riscos
  • hierarquia mail

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.