GUT: Gravidade, Urgência, Tendência
GUT: Gravidade, Urgência, Tendência – esta metodologia permite estabelecer de forma objetiva prioridades para diversas ações, especialmente no atendimento à Manutenção. Para eliminar mais ainda a subjetividade da priorização, a análise GUT pode ser feita com múltiplos participantes, principalmente Manutenção, Operação e SMS (Saúde, Meio Ambiente, Segurança Industrial). Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
GUT: Gravidade, Urgência, Tendência – definições
No gerenciamento de projetos, na gestão da manutenção, em qualquer área de gestão sempre haverá escassez de recursos. E assim deve ser! Se tivéssemos recursos para tratar de quaisquer problemas que surjam, certamente estaríamos superdimensionados, e gastando bem mais do que o ideal.
Logo, a pergunta crucial do gestor é: “O que fazer em primeiro lugar?”, “Como priorizar adequadamente os recursos dos quais disponho?”. E neste sentido a ferramenta GUT irá nos ajudar. Para qualquer problema existente na Organização, devemos indagar qual é a Gravidade, a Urgência e a Tendência. Vejamos as definições:
GRAVIDADE corresponde à intensidade, profundidade dos danos que o problema pode causar se não houver atuação gerencial;
URGÊNCIA corresponde ao tempo previsto para o surgimento dos danos ou resultados indesejáveis se não houver atuação gerencial;
TENDÊNCIA corresponde ao desenvolvimento que o problema terá na ausência de atuação gerencial.
GUT: Gravidade, Urgência, Tendência – pontuação
A tabela a seguir ilustra como fazer a pontuação para cada uma das variáveis:

GUT: Gravidade, Urgência, Tendência – critérios de pontuação
GUT: Gravidade, Urgência, Tendência – matriz
Escolhendo alguns atores representativos de diferentes áreas (por exemplo, conforme mencionado, no caso da Manutenção, seria adequado o preenchimento da Matriz pela Manutenção, Operações e SMS), prenche-se a matriz, onde na primeira coluna são elencadas os participantes, e para cada grupo de 4 colunas subsequentes (G, U, T, GxUxT) é colocada a pontuação para um determinado problema nas três primeiras, e na quarta o produto GUT; na última linha faz-se o somatório, e a prioridade vai do maior para o menor. A figura abaixo ilustra mais claramente:

GUT: Gravidade, Urgência, Tendência – matriz preenchida
Portanto, de acordo com o julgamento dos parâmetros Gravidade, Urgência e Tendência pelos representantes da Manutenção, Operação e SMS, o equipamento mais prioritário, que deve ser reparado preferencialmente, é a Turbina #2, seguido do Compressor #5 e do Forno #1.
Estaremos sempre publicando novos posts e vídeos sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos de Liderança e Gestão. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- gut pmo
- gravidade urgência tendência
- gravidade x urgencia
- gut em saude
- gute gravidade
- https://www google com/url?sa=i&url=https://blogtek com br/gut-gravidade-urgencia-tendencia/&psig=AOvVaw2qkH3zmLhLtjW842Cutl24&ust=1595887310150000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCOi7tdP16-oCFQAAAAAdAAAAABAD
- matriz gut gravidade urgência tendência
- matriz gut n asaude
- para que serve a tabela gut na saude
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.