Gestão de Ativos: o que é?
Gestão de Ativos: o que é? Atualmente está em voga se referir à Gestão de Ativos, com um viés mais abrangente do que simplesmente Manutenção. A própria entidade mor da Manutenção do Brasil, a ABRAMAN, a qual prestou e continua prestando inúmeros serviços ao Brasil e à sua indústria, mudou recentemente de nome, apesar de manter a sigla ABRAMAN. Hoje, sua denominação corresponde à Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos. Porém, o que vem a ser Gestão de Ativos? É simplesmente uma nova nomenclatura, ou uma nova visão? Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Gestão de Ativos – evolução
Gestão de ativos é o estágio atual da evolução da manutenção (veja o vídeo).
A Manutenção surge com a Revolução Industrial: a partir do momento em que máquinas operam, haverá máquinas que falham, e será necessário consertá-las. Estamos no domínio da Manutenção Corretiva.
Posteriormente, observa-se que muitas máquinas falham após períodos aproximadamente regulares de tempo, ou após certo número de utilizações, sendo, portanto, possível prever com razoável precisão o momento em que deve ser feita uma substituição ou um reparo prévio. Nasce a Manutenção Preventiva, ou ainda Manutenção Baseada no Tempo.
Evoluindo o estudo da Manutenção, observa-se que estes períodos de tempo muitas vezes são irregulares, porém, com o advento de instrumentos e técnicas mais avançadas, é possível monitorar alguns parâmetros os quais nos indicarão a proximidade da falha, permitindo maior precisão para o momento de intervenção: é a Manutenção Preditiva, ou a Manutenção Baseada na Condição.
John Moubray, através do conceito de Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC), introduz uma visão sistêmica da Manutenção, na busca do equilíbrio entre Manutenção Corretiva, Preventiva e Preditiva.
Não obstante os avanços, a Manutenção é parte de um processo maior, que é o ciclo de vida do ativo, representado na figura abaixo:

Gestão de ativos: ciclo de vida do ativo
Ao buscarmos focar não apenas no período em que o ativo opera, mas sim ao largo de toda a sua vida útil, nasce a visão mais abrangente de Gestão de Ativos.
Gestão de Ativos – cronologia
1993 – Nasce o “Institute of Asset Management (IAM)
2003 – Se estabelece o Comitê da “British Standard” em Gestão de Ativos
2004 – É publicada a PAS 55 (Public Available Specification)
2010 – Início da criação da ISO 55000
ISO 55.000:2014 Gestão de Ativos: Visão Geral, Princípios e Terminologia
ISO 55.001:2014 Sistemas de Gestão de Ativos – Requisitos
ISO 55.002:2014 Sistemas de Gestão de Ativos – Orientações
Gestão de Ativos – conceitos
O que é a Gestão de Ativos? São atividades, práticas sistemáticas e coordenadas pelas quais uma organização gerencia, de forma ótima e sustentável, seus ativos e/ou sistemas de ativos, seu desempenho associado, riscos e custos durante seus ciclos de vida com a finalidade de alcançar seu plano estratégico organizacional.
O que identificamos como palavras-chave, que diferenciam esta visão de visões anteriores?
Forma ótima e sustentável: não é de qualquer jeito, não é a qualquer preço
Ciclos de Vida: como vimos na figura acima, não é apenas enquanto o ativo opera, mas durante todo o ciclo, desde a concepção até o descarte.
Alcançar seu plano estratégico: não se trata de garantir apenas que o ativo opere, que a bomba bombeie, que o equipamento desempenhe sua função requerida. Tem a ver com a estratégia da organização.
O que são ativos? Um ativo é algo que tem valor real ou potencial para uma organização, e pode ser tangível ou intangível, financeiro ou não-financeiro. A figura abaixo, extraída da PAS 55, ilustra o conceito:

Gestão de Ativos: tipos de ativos
Gestão de Ativos – benefícios
Planejamento integrado das diversas áreas ao longo do ciclo de vida dos ativos.
Previsibilidade e padronização da gestão, ao longo de toda a estrutura organizacional.
Otimização de CAPEX e OPEX.
Rastreabilidade e transparência.
Clareza das informações.
Melhores resultados, de forma sustentável, preservando e valorizando a marca e a imagem da empresa.
Breve voltaremos a este tema, mostrando os passos para a implementação da Gestão de Ativos. Estamos sempre buscando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- teste de holland online
- GESTÃO DE ATIVOS
- Gestão de ativos – terminologia
- o que é gestão de ativos
- 1 Na minha opinião gestão de ativos não é o mesmo que gestão da manutenção
- areas de conhecimento gestão de ativos
- blogtek gestao de ativos
- Defina Manutenção ou Gestão de Ativos?
- GESTÃO DE ATIVOS E PAS 55
- gestão de ativos visão geral
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.