Gerenciamento das Partes Interessadas
Gerenciamento das partes interessadas: a importância das partes interessadas no gerenciamento de um projeto ganhou tanto destaque ultimamente, que foi criada uma área de conhecimento específica, a partir do PMBoK Guide 5ª edição: Capítulo 13 – Gerenciamento das partes interessadas. Já publicamos aqui no Blogtek um artigo sobre Análise das Partes Interessadas no Projeto (Stakeholders’ Analysis). Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Gerenciamento das partes interessadas – classificação
Como há diferentes formas de interface entre o projeto e as partes interessadas, o próprio PMBoK Guide 5ª edição reconhece que há diferentes formas de classificar as partes interessadas, dentre as quais exemplificamos:
- Necessidade: em função do produto que o projeto possa oferecer a determinada parte interessada.
- Expectativa: de que forma a necessidade pode ser atendida pelo projeto.
- Poder de Influência: Capacidade de modificar (ou não) o contexto do projeto segundo suas próprias necessidades. Usualmente é sub-classificada como:
- Pouco ou nenhum poder de modificar o projeto;
- Capacidade informal de provocar modificação no projeto;
- Capacidade relativa de ocasionar alguma modificação no projeto;
- Alta capacidade de modificar o projeto, podendo inclusive cancelar o projeto.
- Proximidade: grau de participação da respectiva parte interessada no escopo e objetivos do projeto. É sub-classificada como:
- Não há envolvimento direto (nenhuma relação direta com os processos, clientes e a maioria dos gerentes)
- Diretamente envolvidos (equipe do projeto)
- Postura: indica a sua potencial ação sobre o escopo e objetivos do projeto, sub-classificada em:
- Passiva
- Ativa
Gerenciamento das partes interessadas – comunicação
A forma do projeto manter comunicação com as partes interessadas e manter ou incrementar o engajamento varia conforme os aspectos acima descritos. Uma avaliação subjetiva nos permite inferir que Proximidade e Procura, ainda que aspectos distintos, ambos têm um direcionamento similar com relação ao projeto, sendo complementares, e, portanto, podemos entender que são dois fatores aditivos. Já o Poder de Influência tem a capacidade de aumentar ou diminuir a ação destes dois aspectos somados, portanto podemos criar o parâmetro Valor, como um fator multiplicativo, assim definido:
Valor = Poder x (Proximidade + Postura)
E nos permite localizar as partes interessadas (stakeholders) no gráfico a seguir:Por exemplo, no processo de construção de uma usina eólica:

Gerenciamento das partes interessadas
Administração da empresa (a):
Poder: 4 Proximidade: 2 Postura: 2 Valor = 16
Detentora da tecnologia (b):
Poder: 2 Proximidade: 1 Postura: 1 Valor = 4
Organizações não governamentais (c):
Poder: 2 Proximidade: 2 Postura: 2 Valor = 8
População local (d):
Poder: 1 Proximidade: 1 Postura: 1 Valor = 2
E o posicionamento no gráfico seria:

Gerenciamento das partes interessadas – exemplo
Estamos sempre publicando dicas e sugestões para Gerenciamento, Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção. Toda semana, um artigo e um vídeo. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui abaixo em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
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