Ferramentas de Análise de Riscos
Ferramentas de Análise de Riscos: já publicamos aqui diversos artigos abordando diferentes técnicas de Análise de Riscos, não apenas riscos de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde), mas também riscos genéricos, no sentido de resultados indesejados ao longo de algum processo. Hoje iremos listar e dar as características gerais destas técnicas, as quais abordaremos em detalhes em próximos artigos. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Ferramentas de Análise de Riscos: What-if (E se…?)
A ferramenta What-if é uma técnica qualitativa, normalmente utilizada na fase inicial da análise de riscos, para buscar identificar falhas potenciais, através de questionamentos especulativos (no bom sentido…), a partir de perguntas do tipo “E se falhar a lubrificação? ”, “E se a válvula estiver bloqueada? ”. Com estas perguntas, busca-se, através de um grupo multidisciplinar, obter as respostas indesejadas para estas perguntas, e, a partir dos cenários identificados, avançar na análise de riscos, buscando identificar causas, consequências, probabilidades e impactos, e possíveis medidas mitigadoras, preventivas ou corretivas.
Ferramentas de Análise de Riscos: Análise Preliminar de Perigos
Uma vez identificados os perigos existentes em uma instalação ou processo, busca-se associar estes perigos às possíveis consequências e probabilidades, através da Análise Preliminar de Perigos, priorizando os riscos a serem tratados, e estabelecendo medidas corretivas. O resultado fica resumido em uma tabela de fácil uso e visualização. É também uma técnica qualitativa.
Ferramentas de Análise de Riscos: Matriz de Risco
É uma ferramenta, basicamente qualitativa, que serve de apoio a diversas técnicas de análise de risco, notadamente a Análise Preliminar de Perigos. É uma maneira de conjugar as Consequências de um risco com a sua Probabilidade, permitindo categorizar os riscos. A Matriz de Riscos tem uma excelente visualização.
Ferramentas de Análise de Riscos: Checklists ou Listas de Verificação
Esta é uma técnica qualitativa, utilizada para identificar fontes de riscos e fatores agravantes em processos e instalações, através de listas de perguntas a serem respondidas como Sim, Não, ou Não Aplicável. Normalmente não é eficaz para identificar NOVOS riscos, sendo mais utilizada para verificar se as medidas corretivas, preventivas ou mitigadoras para riscos JÁ identificados foram adequadamente utilizadas.
Ferramentas de Análise de Riscos: os 5 porquês
Os “5 por quês” constituem uma técnica qualitativa aplicada para buscar a causa básica, ou causa raiz, de um determinado problema, fazendo sucessivos questionamentos, começando com “Por quê? ”.
Ferramentas de Análise de Riscos: diagrama de Ishikawa
O diagrama de Ishikawa, ou diagrama de causa-efeito, ou ainda, diagrama espinha-de-peixe, é utilizado para buscar, dentro de algumas categorias (material, meio ambiente, máquina, mão de obra, método, medidas), a causa básica de determinado problema. É também uma ferramenta qualitativa.
Ferramentas de Análise de Riscos: Análise do Tipo e efeito de Falha (FMEA)
A Análise do Tipo de Falha e Efeito (FMEA: Failure Mode and Effect Analisys), e a Análise do Tipo de Falha, Efeito e Criticalidade (FMECA: Failure Mode, Effect and Criticality Analisys) são técnicas similares (na FMECA a variável Criticalidade é introduzida), em que uma análise qualitativa dos tipos de falha, seus potenciais efeitos, e sua criticalidade é conduzida, podendo evoluir para uma técnica quantitativa, ou seja, com resultados mensuráveis numericamente.
Ferramentas de Análise de Riscos: HAZOP (Hazard and Operability Study)
É um dos métodos mais conhecidos na Análise de Riscos na Indústria Química. Busca-se, através de uma equipe multidisciplinar, identificar fatores de risco e problemas operacionais, ao percorrer o fluxograma de processo e para cada parâmetro de processo (pressão, temperatura, vazão), questionar com: Mais?, Menos?, Nenhum?, buscando identificar e quantificar os efeitos. É portanto uma técnica quantitativa.
Ferramentas de Análise de Riscos: Análise de Árvore de Causas
É um método dedutivo, que visa determinar a probabilidade de certos eventos finais, a partir da construção de uma árvore de falhas anteriores, as quais poderiam culminar no evento final. Através da atribuição de probabilidade de falhas para os eventos anteriores, com o uso da Álgebra Booleana, chega-se à probabilidade do evento final. É uma técnica quantitativa.
Ferramentas de Análise de Riscos: Análise de Árvore de Eventos
É um método similar ao anterior, porém indutivo. Ao invés de construir a árvore para trás, buscando causas, constrói-se a árvore para a frente, para identificar os possíveis desdobramentos de falhas iniciais nas fases mais avançadas do processo. É também uma técnica quantitativa.
Breve publicaremos artigos sobre cada uma das ferramentas mencionadas. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- diagrama de analise de risco
- https://blogtek com br/ferramentas-analise-riscos/
- quais os efeitos dos desdobramentos e falhamentos
- quais os efeitos dos desobramentos e falhamentos
- como dertenimar a ferramenta tecnica que se podem utilizar determinar a probalidade de um evento ocorrer
- diagrama de verificação de risco
- feramentas qual os riscos
- identificar os tipos de perigos de ferramentad
- O que e diagrama de verificacao de riscos?
- o que e uma tecnica dedutiva um metodo quantitativo para determinar a probabilidades de uma falha ocorrer?
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.