Fayol – releitura de clássicos da administração
Fayol – releitura de clássicos da administração: assim como um biólogo não pode prescindir da leitura de “A origem das espécies”, de Charles Darwin, e um físico não pode abrir mão do conhecimento de Newton e outros clássicos, também o Líder e Gestor não pode deixar de conhecer a obra do pai da Moderna Administração, Jules Henri Fayol. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Fayol – releitura de clássicos da administração: POC³
Engenheiro de minas francês, nascido na Turquia, filho de um contramestre de metalurgia, cedo se interessou pelos aspectos da administração, começou aos dezenove anos a trabalhar na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville, a qual se encontrava à beira da falência, e paulatinamente levou a empresa a reverter este quadro. Ao longo deste período, idealizou e aplicou os princípios de administração que o tornariam referência no assunto. Após sua aposentadoria à frente desta empresa, fundou, nos últimos anos de sua vida, o Centro de Estudos Administrativos.
Fayol, Taylor e Ford são considerados pioneiros da administração. Enquanto a visão de Ford era do Dono, a visão de Taylor era do Trabalhador, a visão de Fayol era do Gestor.
Dentre as várias funções existentes em uma empresa (técnicas, comerciais, de segurança, financeira, contábeis e administrativa), Fayol julgava as técnicas administrativas as mais importantes, cujas componentes são abaixo destacadas, formando o acrônimo POCCC ou POC³.
- Planejar – estabelecer os objetivos e metas da empresa (ou organização; Fayol defendia que estes princípios se aplicam a qualquer organização). Como atingir as metas, definir os processos decisórios. Possui três níveis (Estratégico, tático e operacional).
- Organizar – coordenar os recursos humanos, financeiros e materiais da empresa, conforme o planejado. Transformar o planejamento em realidade.
- Comandar – alocar as tarefas aos executantes, e garantir o cumprimento destas tarefas. Explicitar atribuições e responsabilidades.
- Coordenar – alinhar todas atividades e esforços da empresa para um fim comum, buscar otimizar o vetor resultante dos esforços individuais e setoriais.
- Controlar – estabelecer padrões e indicadores de desempenho, de forma a garantir que tudo ocorra conforme previsto, de acordo com as regras e princípios da empresa.
Atualmente, ao invés do acrônimo POC³, utiliza-se PODC (Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar)
Fayol – releitura de clássicos da administração: 14 princípios
Fayol identificou 14 princípios relevantes e fundamentais para a eficácia da Administração. São eles:
- Divisão do trabalho: decompor o trabalho em tarefas especializadas e específicas, e alocá-las para os componentes da empresa, buscando aumento da produtividade e eficiência na produção. “Produzir mais e melhor com o mesmo esforço”.
- Autoridade e Responsabilidade: autoridade = poder de dar ordens, comandar; responsabilidade = obrigação de prestar contas. “Equilíbrio entre ambas é condição essencial de uma boa administração.”
- Disciplina: estabelecer regras de conduta, zelar pelo cumprimento e punir as violações. Ausência de disciplina gera caos. “Consiste na obediência e assiduidade conforme convenções estabelecidas.”
- Unidade de comando: para cada ação, o agente deve receber ordens de um único chefe ou gerente. Hoje em dia, há um ditado popular que ilustra isto: “Cachorro que tem dois donos morre de fome.” “Um agente deve receber ordens somente de um chefe.”
- Unidade de direção: todos os esforços dos colaboradores devem estar voltados para o atingimento dos objetivos e metas organizacionais. “Um chefe, um programa, e o mesmo objetivo.”
- Subordinação: os interesses dos funcionários da empresa não devem se sobrepor aos interesses da organização. Extrapolado para a administração pública, diz-se que o Interesse Público prevalece sobre o Interesse Privado. “O interesse de um agente ou de um grupo de agentes não deve prevalecer sobre o interesse da empresa.”
- Remuneração: a remuneração dos funcionários deve recompensar os esforços individuais, sendo justa para empregados e empregadores. “Deve ser equitativa e, tanto quanto possível satisfazer ao mesmo tempo ao pessoal e à empresa.”
- Centralização: a responsabilidade final dos resultados é dos gestores, os quais devem saber dar autoridade à sua equipe, para melhor realização das atividades. “Saber delegar.” (leia mais aqui)
- Hierarquia: respeito à linha de autoridade, seguindo a cadeia de comando. “Constitui a série dos chefes que vai da autoridade superior aos agentes inferiores.”
- Ordem: organização de tarefas e materiais, com locais definidos, de forma a auxiliar na gestão.
- Equidade: a justiça deve prevalecer em toda a organização, Direitos iguais, disciplina e ordem justas melhoram o comportamento dos empregados.
- Estabilidade do pessoal: promover a lealdade e longevidade dos empregados, diminuindo a rotatividade. Rotatividade alta tem impactos negativos sobre o desempenho e moral dos funcionários, consequentemente da empresa.
- Iniciativa: incentivar os empregados a buscarem soluções para os problemas. “Conceber um plano e assegurar-lhe o sucesso é uma das mais vivas satisfações que o homem inteligente pode experimentar.”
- Espírito de equipe: valorizar a integração, harmonia e o entendimento entre os membros da organização, estimular a conscientização da identidade de objetivos e esforços. Entender que estão todos no mesmo barco.
Fayol – releitura de clássicos da administração: críticas
Atualmente há algumas releituras críticas de Fayol. De fato, há um enfoque muito grande no comando, considera a organização muito isolada e não afetada pelo mundo exterior, e hoje vemos a velocidade das mudanças que nos cercam, e a necessidade de constantes adaptações.
Nada disto, no entanto, invalida o trabalho de Fayol, de onde muitas lições de administração continuam sendo aprendidas.
Estamos sempre publicando artigos sobre Liderança e Gestão, Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- tudo ocorra de acordo com as regras na adm
- releitura de fayol
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.