Liderança e Gestão

Comente 01.04.19 295 Vizualizações Imprimir Enviar
Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – teoria dual factor

Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – estes termos lembram conceitos utilizados por Maslow, em sua pirâmide de Maslow, já abordado aqui no Blogtek. Não obstante, enquanto Maslow fazia uma análise da sociedade como um todo, o psicólogo Fredrick Herzberg analisa estes aspectos no ambiente organizacional, ponderando quais são os fatores motivadores para os colaboradores, e quais são os fatores desestimuladores. A teoria de Herzberg é também denominada Teoria dos dois fatores (os quais são Higiene e Motivação). Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – satisfação x insatisfação

Herzberg fez uma pesquisa entre trabalhadores de diversos níveis, na década de 50, para descobrir quais eram os fatores que os levavam a maior nível de satisfação e insatisfação em suas atividades laborais.

Em um primeiro momento, imaginou que os fatores que levam a satisfação teriam em seus opostos os fatores de insatisfação. No entanto, isto não se verificou na pesquisa. O contrário dos fatores que levam à satisfação não eram necessariamente os fatores que levam à insatisfação.

Portanto, Herzberg criou os termos satisfação e não-satisfação, além de insatisfação e não-insatisfação. Parece jogo de palavras… mas o que isto significa, é que eliminar os fatores de insatisfação pode gerar um ambiente mais pacífico e calmo, mas não mais produtivo, pois isto dependerá dos fatores que levam à satisfação.

Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – Motivação e Higiene

Os fatores que levam a Satisfação foram denominados de fatores de Motivação. Já os fatores que levam à Insatisfação são chamados de fatores de higiene.

Fatores de Satisfação (Motivação)Fatores de Insatisfação (Higiene)
RealizaçãoPolíticas da empresa
ReconhecimentoSalário
O trabalho em siSupervisão
ResponsabilidadeCondições de trabalho
CrescimentoRelacionamento com a chefia
PromoçãoRelacionamento com os pares

Herzberg chamava os fatores de Higiene como KITA, acrônimo para Kick In The Ass, o que corresponderia em Português a Pé no Saco…

Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – Eliminar a insatisfação

Eliminar a Insatisfação é necessário, mas não suficiente. Para eliminar a insatisfação, Herzberg identificou alguns pontos chave:

  • Melhorar as políticas internas da empresa
  • Promover supervisão efetiva, de suporte, e não intrusiva
  • Criar uma cultura de respeito e dignidade para todos
  • Promover o status de cada função, fazendo com que cada atividade tenha significância
  • Garantir segurança no trabalho

Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – Promover a satisfação

Uma vez eliminadas as fontes de insatisfação, devem ser geradas as fontes de satisfação, para o qual Herzberg sugere:

  • Proporcionar oportunidades de realização
  • Reconhecer as contribuições das pessoas
  • Criar atividades laborais recompensadoras e gratificantes
  • Atribuir atividades compatíveis com as habilidades e destrezas de cada um
  • Atribuir responsabilidade a cada membro da equipe
  • Proporcionar possibilidade de crescimento e promoção na empresa
  • Oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento

Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – dicas

Ao tomar conhecimento da teoria de Herzberg, em um primeiro momento estranhei que o contrário das causas de satisfação não fossem as causas de insatisfação. Porém, lembrei-me de uma estória contada, há muito tempo, por um colaborador de minha equipe, com relação ao seu supervisor em um emprego anterior.

Seu supervisor se preocupava muito (demasiadamente) com o tempo em que cada empregado estivesse em sua postura laboral. Certa vez, este meu antigo colaborador estava no banheiro, no reservado, quando o supervisor bateu à porta, e disse: “Quando sair, não dê descarga!”, pois queria verificar “in loco” se realmente a pessoa estava cumprindo uma necessidade fisiológica. Eca! Obviamente, eliminar este controle constrangedor eliminaria um fator de insatisfação, mas certamente o fato de alguém poder ir ao banheiro sem constrangimento NÃO é um fator de satisfação.

Este exemplo me veio à mente, pois recentemente me falaram das condições de trabalho em Call Centers, onde acontece mais ou menos isto: limitações de tempo para uso de banheiros…

A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek!SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • analise swot perguntas
  • calculo de inicio mais cedo
  • cronogranas
  • fatores higiênicos herzberg
  • grafico de segurança do trabalho ameaças oportunidades
  • modelo de mudança de lewin
  • o que é ameaça e oportunidade plano de carreira
  • o que e causa basica de acidente nr10
  • o que e um ctq critical
  • teate tipo de personalidade vocacional

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.