Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – teoria dual factor
Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – estes termos lembram conceitos utilizados por Maslow, em sua pirâmide de Maslow, já abordado aqui no Blogtek. Não obstante, enquanto Maslow fazia uma análise da sociedade como um todo, o psicólogo Fredrick Herzberg analisa estes aspectos no ambiente organizacional, ponderando quais são os fatores motivadores para os colaboradores, e quais são os fatores desestimuladores. A teoria de Herzberg é também denominada Teoria dos dois fatores (os quais são Higiene e Motivação). Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – satisfação x insatisfação
Herzberg fez uma pesquisa entre trabalhadores de diversos níveis, na década de 50, para descobrir quais eram os fatores que os levavam a maior nível de satisfação e insatisfação em suas atividades laborais.
Em um primeiro momento, imaginou que os fatores que levam a satisfação teriam em seus opostos os fatores de insatisfação. No entanto, isto não se verificou na pesquisa. O contrário dos fatores que levam à satisfação não eram necessariamente os fatores que levam à insatisfação.
Portanto, Herzberg criou os termos satisfação e não-satisfação, além de insatisfação e não-insatisfação. Parece jogo de palavras… mas o que isto significa, é que eliminar os fatores de insatisfação pode gerar um ambiente mais pacífico e calmo, mas não mais produtivo, pois isto dependerá dos fatores que levam à satisfação.
Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – Motivação e Higiene
Os fatores que levam a Satisfação foram denominados de fatores de Motivação. Já os fatores que levam à Insatisfação são chamados de fatores de higiene.
Fatores de Satisfação (Motivação) | Fatores de Insatisfação (Higiene) |
Realização | Políticas da empresa |
Reconhecimento | Salário |
O trabalho em si | Supervisão |
Responsabilidade | Condições de trabalho |
Crescimento | Relacionamento com a chefia |
Promoção | Relacionamento com os pares |
Herzberg chamava os fatores de Higiene como KITA, acrônimo para Kick In The Ass, o que corresponderia em Português a Pé no Saco…
Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – Eliminar a insatisfação
Eliminar a Insatisfação é necessário, mas não suficiente. Para eliminar a insatisfação, Herzberg identificou alguns pontos chave:
- Melhorar as políticas internas da empresa
- Promover supervisão efetiva, de suporte, e não intrusiva
- Criar uma cultura de respeito e dignidade para todos
- Promover o status de cada função, fazendo com que cada atividade tenha significância
- Garantir segurança no trabalho
Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – Promover a satisfação
Uma vez eliminadas as fontes de insatisfação, devem ser geradas as fontes de satisfação, para o qual Herzberg sugere:
- Proporcionar oportunidades de realização
- Reconhecer as contribuições das pessoas
- Criar atividades laborais recompensadoras e gratificantes
- Atribuir atividades compatíveis com as habilidades e destrezas de cada um
- Atribuir responsabilidade a cada membro da equipe
- Proporcionar possibilidade de crescimento e promoção na empresa
- Oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento
Fatores motivacionais e higiênicos de Herzberg – dicas
Ao tomar conhecimento da teoria de Herzberg, em um primeiro momento estranhei que o contrário das causas de satisfação não fossem as causas de insatisfação. Porém, lembrei-me de uma estória contada, há muito tempo, por um colaborador de minha equipe, com relação ao seu supervisor em um emprego anterior.
Seu supervisor se preocupava muito (demasiadamente) com o tempo em que cada empregado estivesse em sua postura laboral. Certa vez, este meu antigo colaborador estava no banheiro, no reservado, quando o supervisor bateu à porta, e disse: “Quando sair, não dê descarga!”, pois queria verificar “in loco” se realmente a pessoa estava cumprindo uma necessidade fisiológica. Eca! Obviamente, eliminar este controle constrangedor eliminaria um fator de insatisfação, mas certamente o fato de alguém poder ir ao banheiro sem constrangimento NÃO é um fator de satisfação.
Este exemplo me veio à mente, pois recentemente me falaram das condições de trabalho em Call Centers, onde acontece mais ou menos isto: limitações de tempo para uso de banheiros…
A cada semana, publicamos novos artigos aqui no Blogtek, sobre Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, e tópicos sobre Liderança e Gestão. Também semanalmente publicamos um vídeo, os quais podem ser acessados em youtube.com/c/Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek!SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- fatores higiênicos e motivacionais
- fatores motivacionais e higiênicos
- modelo de mudança de lewin
- fatores higiênicos e fatores motivacionais
- herzberg fatores higiênicos e motivacionais
- fatores higiênicos e motivacionais herzberg
- fatores de higiene e motivacionais
- fatores motivacionais herzberg
- fatores higienicos motivacionais exemplos
- fatores de higiene e fatores motivadores
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.