Gerenciamento de Projetos

8 Comentários 09.04.14 14324 Vizualizações Imprimir Enviar
Estrutura Organizacional de Projetos – resumo

Estrutura Organizacional – recentemente publicamos um artigo aqui no Blogtek, mostrando através de uma empresa hipotética (uma siderurgia), como sua estrutura organizacional poderia evoluir de acordo com as demandas de novos projetos. Hoje publicaremos um resumo comparativo das características, vantagens e desvantagens da Estrutura Funcional, Estrutura Matricial e Estrutura Projetizada.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Estrutura Organizacional – Resumo Comparativo

A Estrutura Funcional é a estrutura mais tradicional, organizada por departamentos (funções). Na eventualidade de um projeto (evento de prazo definido), as pessoas alocadas em seus departamentos irão colaborar com o projeto. Notem que não será sua atribuição primordial. Portanto, o Gerente do Projeto terá pouca autoridade sobre este efetivo, o qual estará pouco disponível para o Projeto, posto que tem suas atribuições cotidianas bem definidas. Mesmo o Gerente de Projeto provavelmente não estará integralmente dedicado ao Projeto.

Na Estrutura Matricial, a qual pode ser, como vimos no artigo do Blogtek acima mencionado, Fraca, Balanceada ou Forte, conforme se afaste ou se aproxime dos Objetivos do Projeto, as pessoas, ainda que formalmente continuem alocadas em seus departamentos, seguindo a estrutura tradicional (funcional) são formalmente designadas para participar de Projeto, o que melhora (atenua) a questão da autoridade do Gerente do Projeto, a disponibilidade e dedicação dos recursos para o Projeto. Ainda assim, a equipe tem dois “chefes”, um no alinhamento funcional, e outro no alinhamento matricial.

Na Estrutura Projetizada, ao mesmo nível dos departamentos funcionais, que atuam na rotina da organização, é criado também um departamento voltado para Projeto(s), o qual tem sua equipe própria, o que evidentemente confere total autoridade do Gerente de projeto sobre sua equipe, bem como total disponibilidade dos recursos para o Projeto.

Estrutura Organizacional de Projetos - resumo comparativo

Estrutura Organizacional de Projetos – resumo comparativo

Estrutura Organizacional – Estrutura Funcional

Na Estrutura Funcional, como podemos ver no quadro que se segue, os especialistas podem contribuir pra diferentes projetos, portanto há um bom aproveitamento da equipe (boa produtividade). Há que se lembrar que mudar de um projeto para outro, para resolver problemas específicos, representará sempre uma descontinuidade e acarretará perda de produtividade.

Como as pessoas da equipe estão alocadas em suas respectivas áreas funcionais, onde sua especialização é requerida, evidentemente a sua ascensão profissional é facilitada, bem como seu crescimento técnico.

Estrutura Organizacional de Projetos - estrutura funcional

Estrutura Organizacional de Projetos – estrutura funcional

Estrutura Organizacional – Estrutura Matricial

A estrutura matricial combina as estruturas funcional e projetizada para formar uma estrutura híbrida. Em paralelo à estrutura tradicional, funcional, sob a responsabilidade dos gerentes funcionais, são criados equipes de projeto, sob a coordenação dos gerentes de projetos. Os grupos de projeto utilizam equipes que pertencem aos setores funcionais, as quais passam a ter atribuições ligadas ao Projeto, e atribuições de seu departamento funcional. Este é um dos inconvenientes, ter dois “chefes”.

Estrutura Organizacional de Projetos - estrutura matricial

Estrutura Organizacional de Projetos – estrutura matricial

 Estrutura Organizacional – Estrutura Projetizada

Na estrutura projetizada, o Projeto tem a mesma importância das atividades de rotina. Há pessoas de todas as especialidades requeridas presentes na equipe, o que aumenta a possibilidade de resultados positivos, porém diminui o pleno aproveitamento dos recursos (em certos momentos, certas áreas podem estar sendo menos exigidas).

Na Estrutura Projetizada, ao término do Projeto (que é um evento finito no tempo), existe a desmobilização, que introduz um viés de insegurança na equipe.

Estrutura Organizacional de Projetos - estrutura projetizada

Estrutura Organizacional de Projetos – estrutura projetizada

Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • estrutura funcional vantagens e desvantagens
  • estrutura matricial vantagens e desvantagens
  • estrutura de projetos
  • o que é estrutura de projetos
  • estrutura organizacional vantagens e desvantagens
  • vantagens e desvantagens da estrutura por projectos
  • estrutura por projetos vantagem
  • estrutura hibrida
  • estrutura funcional da sadc
  • estrutura funcional matricial e projetizada

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.