Entendendo as relações interpessoais – a Janela de Johari
Muito temos escrito aqui no Blogtek sobre relações interpessoais, um tópico de extrema importância sob qualquer aspecto da Gestão. Hoje iremos conhecer a Janela de Johari, a qual permite entender como as relações interpessoais se interconectam através de dois eixos: o nosso auto-conhecimento, e o conhecimento que os demais tem sobre nós.
A Janela de Johari – Conceito
A Janela de Johari é uma ferramenta conceitual, gráfica, que nos permite entender os aspectos da comunicação interpessoal e os relacionamentos com o grupo. É um conceito aplicável em várias situações, entre indivíduos, grupos e organizações. Foi desenvolvida em 1955 por Joseph Luft e Harrington Ingham, e seu nome deriva da união de partes dos nomes de ambos criadores: Jo(seph) + Hari(ngton).
A representação da janela de Johari
A Janela de Johari é composta a partir de dois eixos: um eixo (habitualmente o eixo horizontal) representa o nosso Auto-conhecimento, e é dividido em duas regiões, o que é conhecido para si (o indivíduo), e o que é desconhecido para si. O outro eixo, usualmente vertical, representa o conhecimento que os demais tem sobre nós, e também é dividido em duas regiões: o que é conhecido sobre o indivíduo, pelo grupo, e o que é desconhecido para o grupo. Estas divisões dos eixos formam quatro quadrantes, assim denominados:
O Quadrante Público consiste naquilo é de nosso conhecimento e dos demais; o Quadrante Cego consiste naquilo que os demais percebem em nossa personalidade, e não nos damos conta; o Quadrante Secreto consiste naquilo que sabemos que somos, porém é desconhecido dos demais; o Quadrante Desconhecido é formado pelo que tanto nós como os demais desconhecem sobre nossa pessoa. Estes quadrantes não são fixo, eles se movem sob a ação de duas forças: o Feedback e a Autoexposição.
Feedback é o que os demais membros do grupo, organização, time, se dispõem, se sentem à vontade para lhe dizer sobre você. É a medida de quão sinceros e francos os demais podem ser relativamente a suas ideias, comportamentos e atitudes. O Feedback movimenta o eixo horizontal, ou seja, aumenta seu autoconhecimento.
Autoexposição é o que você se sente à vontade para compartilhar, transmitir sobre você e sua personalidade. A Autoexposição movimenta o eixo vertical, ou seja, aumenta (ou diminui) o conhecimento que os demais tem sobre você.
Evolução da Janela de Johari, entre indivíduos, ou indivíduos e grupos:
Dois indivíduos que não se conhecem, foram recém-apresentados, tal como um novo gerente e sua equipe, um professor e sua nova turma, ou dois indivíduos quaisquer, evidentemente tem pouco conhecimento entre si, portanto ao desenhar a Janela de Johari para um dos indivíduos, ela teria a seguinte representação:
Evidentemente, esta é uma situação normal, em um primeiro momento, onde o Eu Desconhecido é muito grande. Se na relação Líder-Equipe este quadro se mantiver, teremos caracterizado um potencial inexplorado, criatividade reprimida, relacionamento tenso, podendo gerar hostilidade e insatisfação. Este quadro é muito comum em organizações burocráticas, em que as relações interpessoais ficam muito tolhidas pela rigidez hierárquica.
Relações Interpessoais e a Gestão:
- Os gestores de hoje despendem cerca de 20% do seu tempo tentando resolver conflitos internos.
- O Princípio 90/10 de Stephen Covey:
- 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você.
- 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.
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