DICE Framework – metodologia de avaliação de projetos
DICE Framework: decidi manter o título deste artigo apenas em Inglês, pois a tradução provavelmente mais adequada seria Estrutura de Dados, porém levaria a muita confusão. DICE significa dados de jogar, aquele cubinho com números de 1 a 6 em cada face, porém muitos entenderiam como dados, no sentido de input para Informação (leia mais sobre a diferença entre Dados e Informação aqui). A propósito, estes dados (sem ser os de jogar) são descritos em Inglês como Data. Mas, vamos ao que interessa: o que é DICE Framework? DICE neste caso não significa dados, porém é um acrônimo para Duração-Integridade-Comprometimento-Esforço. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
DICE Framework – introdução

DICE Framework
A metodologia DICE Framework foi desenvolvida pelo Boston Consulting Group, por volta dos anos 92-94, após uma pesquisa com cerca de 255 empresas, inicialmente como uma ferramenta para avaliar a probabilidade de sucesso do gerenciamento de mudanças, o que depois evoluiu para a avaliação do sucesso no Gerenciamento de Projetos.
Posteriormente, os resultados da avaliação de projetos através da DICE Framework foram validados por mais de 1.000 empresas e/ou projetos.
A avaliação de projetos é preocupação recorrente para os Gerentes de Projeto, já aqui retratada em: Sucesso de um Projeto, e Metodologia dos Portões: indicadores.
A equipe que desenvolveu a DICE Framework se deu conta de que a avaliação da propensão ao sucesso (ou ao fracasso) dos projetos era feita com base no que eles chamaram de “soft factors”: comunicação, motivação, liderança visionária, satisfação dos empregados, etc.
As pesquisas então realizadas indicaram a esta equipe que os resultados do projeto dependem mais dos chamados “hard factors”, tais como a Duração estimada do projeto (ou a duração entre duas revisões críticas do projeto), a competência da equipe trabalhando no projeto (à qual deram o nome de Integridade do projeto), o Comprometimento da Alta Administração e dos empregados pelo sucesso do projeto, o nível de Esforço requerido para a execução do projeto.
DICE Framework – Hard factors
Duração (Duration): obviamente, quanto mais curto o período de monitoramento e controle, melhor controle e possibilidade de sucesso. O que não significa necessariamente que projetos longos estejam fadados ao insucesso (apesar de que isto ocorre frequentemente: veja no vídeo “10 razões para o fracasso de megaprojetos”). Então, quando falamos de duração, pode ser a duração do projeto, ou o intervalo entre duas avaliações críticas do projeto.
Integridade (Integrity): este foi o nome dado à competência da equipe do projeto, à sua habilidade em concluir bem (prazo, custo, escopo) o projeto. A competência ou Integridade da equipe é formada por habilidades tais como: tomar decisões, resolver problemas e conflitos, organizar processos e documentação, ter inteligência emocional e facilidade de comunicação.
Comprometimento (Commitment): avalia o grau de comprometimento da Alta Administração (C1) e dos empregados (C2) com o sucesso do projeto.
Esforço (Effort): mede o esforço adicional, em relação à carga usual de trabalho, requerida à equipe para a execução do projeto.
DICE Framework – Fórmula e Pontuação
Baseado na pontuação dada a cada um dos hard factors, temos a fórmula:
DICE Project Score = D + 2xI + 2xC1 + C2 + E,
Onde cada hard fator é pontuado de 1 a 4, onde 1 é o melhor resultado, e 4 o pior, segundo os critérios:
Duração: quanto menor é a duração do projeto, ou o intervalo entre avaliações críticas (revisões do projeto), melhor a avaliação, ou seja, menor o valor atribuído. O que é avaliado é o tempo em que o projeto vai decorrendo, sem uma avaliação crítica do status do projeto. Alguns autores sugerem:
< 2 meses: 1
Entre 2 e 4 meses: 2
De 4 a 8 meses: 3
>8 meses: 4
Integridade: quanto melhor a competência da equipe, menor será o score dado.
Excelente: todos na equipe tem experiência em projetos, especialmente projetos similares, e todas as áreas de conhecimento estão cobertas por experts no tema; 1
Boa: todos na equipe tem experiência em projetos, e a maioria as áreas de conhecimento estão cobertas por experts no tema; 2
Média: a maioria da equipe tem experiência em projetos, e algumas áreas de conhecimento estão cobertas por experts; 3
Ruim: alguns da equipe tem experiência em projetos, e poucas áreas de conhecimento estão cobertas por experts; 4
Comprometimento (Alta Administração):
Comunicam claramente as metas, influenciam a equipe pelo sucesso: 1
Aparentam estar bastante envolvidos com o sucesso: 2
São neutros com relação ao projeto: 3
São relutantes com relação ao projeto: 4
Comprometimento (Empregados):
A equipe tem garra e determinação: 1
A equipe demonstra vontade de acertar: 2
A equipe é relutante com relação ao projeto: 3
A equipe é refratária com relação ao projeto: 4
Esforço:
O envolvimento no projeto requer um esforço adicional ao trabalho usual da equipe < 10%: 1
O envolvimento no projeto requer um esforço adicional ao trabalho usual da equipe de 10% a 20%: 2
O envolvimento no projeto requer um esforço adicional ao trabalho usual da equipe de 20% a 40%: 3
O envolvimento no projeto requer um esforço adicional ao trabalho usual da equipe > 10%: 4
Observe que quanto menor o escore (a pontuação mínima é 7), melhor o resultado. Usualmente, os projetos são assim classificados (em Inglês, são 3 “W’s”):
Win Zone (Zona da Vitória): de 7 a 14 pontos. Projetos com boa chance de sucesso.
Worry Zone (Zona da Preocupação): de 14 a 17. Projetos arriscados, os quais demandam ações imediatas de mitigação de riscos.
Woe Zone (Zona da Lama): acima de 17. Projetos com alta probabilidade de insucesso, que demandam ações decisivas para tentar reverter o quadro.
DICE Framework – Vantagens e Desvantagens
Dentre as vantagens da aplicação do DICE Framework estão:
- Comparação de um projeto com projetos similares, ou projetos passados
- Avaliação dos projetos de um portfólio, permitindo elencar quais projetos devem receber maior atenção
- Gerenciamento de mudanças na estrutura do projeto
- Os hard factors podem ser avaliados, discutidos e corrigidos
- Simplicidade na avaliação
- Consistência dos dados
Porém, entre as desvantagens podemos citar:
- Subjetividade da avaliação de cada hard fator (principal deficiência do DICE Framework)
- Restritividade: o método não contempla os soft factors, os quais, ainda que menos importantes, têm sua importância para o sucesso do projeto
Estaremos sempre abordando em detalhes aspectos de Liderança e Gestão, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- https://blogtek com br/dice-framework-metodologia-de-avaliacao-de-projetos/
- dice dados
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.