---->
Manutenção prescritiva – o que significa? 1 Comentário Stonner
16 perdas na produção industrial Comente Stonner
CTQ – Critical to Quality Comente Stonner
Índice Big Mac – é brincadeira ou é sério? Comente Stonner
O reparo da cratera em Fukuoka – um projeto bem sucedido Comente Stonner
Andragogia e Gamification 2 Comentários Stonner
Curva do caminho crítico Comente Stonner
Aversão à perda – como impacta a gestão? Comente Stonner
Inteligência Cultural – fundamental no ambiente globalizado Comente Stonner
Fatores críticos de sucesso Comente Stonner
Soma ponderada – processo decisório multicritérios Comente Stonner
Previsões – quanto mais sabemos, mais erramos Comente Stonner
What if – o vídeo Comente Stonner
10 razões para o fracasso de Megaprojetos – o vídeo Comente Stonner
Análise Quantitativa de Riscos de prazo: O vídeo!!! Comente Stonner
Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco:
Seu nome (obrigatório)
Seu e-mail (obrigatório)
Assunto
Sua mensagem
Diagrama Matricial: recentemente publicamos aqui no Blogtek um artigo intitulado “Sete ferramentas de gerenciamento” (seven management tools), as quais foram desenvolvidas ou selecionadas pela JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers) a partir de 1976, e nos comprometemos a detalhar cada uma delas em próximos artigos do Blogtek. Já discorremos sobre o Diagrama de Afinidade, o Diagrama de Inter-relações, o Diagrama de Árvore e hoje abordaremos o Diagrama Matricial. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, onde serão detalhadas estas ferramentas e outros tópicos de gerenciamento, cadastre seu e-mail aqui abaixo, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Em nossas atividades rotineira, de Gestão ou de Execução, frequentemente temos que estabelecer vínculos entre diferentes informações, o que, em princípio, soa fácil. E realmente é fácil, porém as dificuldades começam quando cada atributo se correlaciona não com um, mas com diversos outros atributos, e quando trabalhamos com diferentes grupos de atributos ou informações.
É para nos auxiliar a construir, qualificar e visualizar estas inter-relações entre informações, é que foi criado o conceito da Diagrama Matricial. Este diagrama pode ser construído em diversos formatos.
Este é o tipo mais elementar de Diagrama Matricial. Usualmente construído na forma de um L invertido, correlacionando linhas e colunas, como se vê no exemplo abaixo, relativo à oferta de algum tipo de serviço pela Internet.
Diagrama Matricial em L
Este Diagrama Matricial é útil para correlacionar três grupos de informação (A, B e C), onde A se relaciona com B e C, porém B e C não se inter-relacionam. Vejamos um exemplo, onde correlacionamos os empregados de um setor aos treinamentos que fizeram, e os resultados obtidos em termos de desempenho:
Diagrama Matricial em T
Neste exemplo (hipotético), o gestor pode inferir que o curso de Relacionamento Interpessoal teve efeito geralmente positivo nas vendas, enquanto que o curso de Gestão da Qualidade aparentemente não impactou significativamente os resultados de vendas.
Este Diagrama Matricial é útil para correlacionar três grupos de informação (A, B e C), os quais se inter-relacionam. Este gráfico é pouco utilizado, mais pela dificuldade de construí-lo em uma planilha Excel.
Vemos a seguir um exemplo que inter-relaciona as métricas internas, os insumos do processo e os requisitos do cliente.
Diagrama Matricial em Y
O Diagrama Matricial em Y poderia ser também construído como C (C de Cubo), onde se correlacionam os três grupos de atributo segundo as arestas de um cubo, mas isto não resolve o problema da dificuldade construtiva.
Este Diagrama Matricial consiste em quatro matrizes em L, conjugadas de forma a se perceber as inter-relações entre quatro grupos de variáveis, como se vê a seguir.
Diagrama Matricial em cruz
No diagrama acima, pode-se perceber quais produtos cada localidade mais produz, quais produtos cada cliente compra em maior quantidade, quais transportadoras mais utilizadas pelos clientes para receber suas mercadorias, e quais transportadoras mais utilizadas por cada fábrica para receber matéria-prima.
Estaremos sempre abordando em detalhes aspectos de Liderança e Gestão, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção nos próximos artigos do Blogtek. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.
Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.