Diagrama de Ishikawa, diagrama de causa e efeito, ou espinha de peixe
Diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama Causa-Efeito, ou Espinha-de-peixe, é uma das 7 Ferramentas da Qualidade, bastante difundida e utilizada no meio corporativo, na busca da identificação da Causa Básica. Como já vimos anteriormente aqui no Blogtek, Causa Básica é aquela que, uma vez removida, elimina o problema. As chamadas causas imediatas são apenas sintomas do problema. Há outras ferramentas já abordadas aqui no Blogtek: FMEA, 5 porquês, Análise de Causa Básica, Análise da Árvore de Falhas, e outras. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Diagrama de Ishikawa – conceito e evolução
O diagrama de Ishikawa, desenvolvido pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943, foi incorporado à escola japonesa de desenvolvimento do conceito da qualidade, e seu uso foi consagrado em todo mundo corporativo e industrial. Basicamente, busca a identificação da causa básica de um problema, através da decomposição em suas possíveis causas, através da análise de todos os fatores que possam ter originado o problema.
Neste processo de desenvolvimento, a estrutura criada se assemelha a uma espinha de peixe, o que levou a este nome alternativo.
Diagrama de Ishikawa – desenvolvimento
Para iniciar a construção do diagrama de Ishikawa, constrói-se uma seta orientada para a direita, em cuja extremidade se escreve o problema a ser abordado. Ao longo desta seta, serão descritas as possíveis causas, portanto todas apontado para o problema.

Diagrama de Ishikawa – início da construção
Como temos visto frequentemente ao longo de artigos aqui no Blogtek, raramente uma ferramenta é empregada isoladamente. Na busca das possíveis causas, é usual formar uma equipe e fazer um brainstorm.
Para auxiliar neste brainstorm, as possíveis causas são agrupadas em 6M:
- Método
- Medida
- Mão de Obra
- Material
- Máquina
- Meio Ambiente (não necessariamente no sentido usual, mas no sentido de ambiente no qual está inserido o problema)
Alguns autores atualmente acrescentam um sétimo M, que não teria uma tradução em Português com M, que seria o Gerenciamento (Management).

Diagrama de Ishikawa – desdobramento nos 6 M’s
Desta maneira, fica mais fácil percorrer estes grupos e detectar em cada um deles causas e sub-causas.

Diagrama de Ishikawa – estabelecendo as causas
O diagrama facilita elencar as causas, e a partir daí faz-se a análise para identificar a(s) causa(s) básica(s), ou seja, aquelas, as quais uma vez eliminadas, evitariam a recorrência do problema.
A grande vantagem do Diagrama de Ishikawa é a sua simplicidade, a facilidade construtiva, a rápida identificação de causas para o problema analisado. Kaoru Ishikawa tinha o entendimento de que 95% dos problemas poderiam ser solucionados através do uso deste diagrama, o que se evidenciou com a prática, e levou à consagração da ferramenta como uma das 7 Ferramentas da Qualidade.
Estamos sempre publicando artigos sobre Liderança e Gestão, Gestão da Manutenção e Gerenciamento de Projetos, bem como vídeos em nosso canal do Youtube, acesse aqui. Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.
Incoming search terms:
- diagrama de ishikawa
- Diagrama de Ishikawa manutençao
- espinha de peixe conceito
- espinha de peixe gestao da manutençao
- espinha de peixe ishikawa
- Alternativa 5: Diagrama de Ishikawa ou Espinha de peixe
- diagrama de ishikawa conceito
- espinha de peixe identificação causa
- Kaoru Ishikawa e o diagrama espinha de peixe
- lecionar atrav es do conceito da qualidade
Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado
Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.