Liderança e Gestão

12 Comentários 19.01.15 4263 Vizualizações Imprimir Enviar
Dados, informação… conhecimento

Dados, informação… conhecimento – na dita era da Informação, são muito usuais expressões tais como: “Informação é tudo”, “Preciso de fatos e dados”, “Coletar dados”, expressões que são utilizadas sem muitas vezes saber a exata distinção entre as palavras “dados” e “informações”, e como elas são usadas para construir nosso conhecimento.  Se você quiser ser notificado dos próximos artigos, cadastre seu e-mail aqui ao lado, em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Dados, informação… conhecimento – o que são dados?

Sem incorrer no campo filosófico, de forma geral podemos definir:

Dado é qualquer registro (físico ou mental) que pode ser associado a um objeto, pessoa ou evento.

Elemento, princípio ou quantidade conhecida que serve de base à solução de um problema. 2 Ponto de partida em que assenta uma discussão. 3 Princípio ou base para se entrar no conhecimento de algum assunto. (Michaelis)

Segundo o Aurélio:

Cada um dos elementos conhecidos de um problema. 3 Base de uma discussão. 4 Indício, informação, precedente.

Muitas definições atuais da palavra “dados” utilizam um viés muito relacionado à Informática:

“Elemento de informação em forma apropriada para armazenamento, processamento ou transmissão por meios automáticos.”

“Informação capaz de ser processada por um computador.”

Dados, informação… conhecimento – o que é informação?

O termo “informação” pressupõe um tratamento, análise, avaliação de dados disponíveis:

O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações.

Informação são os dados configurados de forma adequada ao entendimento e utilização pelas pessoas.

Dados, informação… conhecimento – diferenças exemplificadas

Em uma fábrica, operadores e mantenedores das máquinas de uma determinada planta registram o “Tempo médio entre falhas (TMEF)” e o “Tempo médio para reparos (TMPR)” para um determinado equipamento, obtendo a tabela que se segue:

Dados e informação - tabela

Dados e informação – tabela

O que vemos nesta tabela são dados, ou seja, registros relacionados a determinados equipamentos. Tal como estão, não servem de base para nenhuma decisão.

No entanto, se produzirmos alguns gráficos a partir destes dados, se os inserirmos em uma fórmula, teremos, por exemplo:

Dados e informação – fórmula

A disponibilidade deste equipamento é de 98,9%.

Além disto, podemos obter gráficos como os que seguem, que evidenciam que o Tempo médio entre falhas está diminuindo, e o Tempo médio para reparos está aumentando.

Dados e informação - gráfico TMEF

Dados e informação – gráfico TMEF

Dados e informação – gráfico TMPR

Isto são informações, geradas por exemplo no nível tático da Organização. Estas informações, levadas à Alta Administração, juntamente com estudos de custos de manutenção, custos de implementação de programas de manutenção preventiva ou preditiva, custos de substituição dos equipamentos, pode levar à decisão de substituir o equipamento, ou modificar a política de manutenção.

Isto fica bem ilustrado no Triângulo de Robert Anthony:

Planejamento Estratégico: dados vs informações

Dados, informação… conhecimento – e o conhecimento?

Uma excelente definição encontrada para conhecimento é: “Se informação são os dados trabalhados, conhecimento é a informação trabalhada.”

O conhecimento pressupõe saber, vivência…isto se ilustra na diferença entre as possíveis respostas às perguntas:

– Você tem informações sobre Paris? – a maioria das pessoas tem informações sobre Paris, tais como localização, clima, população, a existência da Torre Eiffel e do Louvre..

– Você conhece Paris? – apenas aqueles que lá já estiveram poderão responder afirmativamente.

No exemplo da manutenção, os operadores e mantenedores geram dados. Os supervisores ou gerentes intermediários transformarão estes dados em informações, e o conhecimento (fruto do estudo, da vivência, da prática) da Alta Administração permitirá tomar decisões pertinentes a respeito do assunto.

Estamos sempre buscando dicas e sugestões para Liderança, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Manutenção, envolvendo a Gestão do Conhecimento. Para manter-se informado sobre os próximos artigos, cadastre seu e-mail em Assine o Blogtek! SEU E-MAIL NÃO SERÁ USADO POR TERCEIROS.

Incoming search terms:

  • base para entrar no conhecimento de algum assunto
  • comente sobre dados informaçao e conhecimento

Clique aqui e cadastre-se para receber uma notificação por email sempre que um novo artigo for postado

Seu email não será utilizado por terceiros nem para envio de spam.
Stonner

Rodolfo Stonner, Engenheiro Mecânico pela UFRJ, atuou como Engenheiro de Equipamentos Sênior da Petrobras, e foi Gerente de Construção e Montagem das Obras Extramuros da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco. Atualmente aposentado, é consultor e instrutor nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Gestão da Manutenção, e está atuando com a Deloitte na implantação do PMO para a Refinaria de Talara, Peru. Gosta de lecionar, trocar experiências e conhecimentos, é certificado como PMP (Project Management Professional) e RMP (Risk Management Professional) pelo PMI, e CRE (Certified Reliability Engineer) pela ASQ.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.